Área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental : um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39289 |
Resumo: | Essa dissertação teve por objetivo analisar distanciamentos e aproximações entre os saberes ensinado e aprendido em relação ao objeto área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores. Os principais conceitos utilizados para analisar o saber ensinado, o modo como o ensino foi conduzido e o saber aprendido, respectivamente, foram a praxeologia matemática, a praxeologia didática e a praxeologia pessoal. O modelo praxeológico de referência apoia-se nas pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrín-Glorian e em inúmeras pesquisas brasileiras que consideram a área como uma grandeza geométrica. O percurso metodológico da pesquisa contemplou quatro estudos. O primeiro consistiu na análise do ensino da área em uma turma do 6º ano, por meio da modelização das praxeologias matemática e didática instaladas nas aulas. No segundo estudo foi realizada uma análise a priori das tarefas propostas no teste elaborado pela professora e aplicado aos estudantes ao final do processo de estudo, e, uma análise das expectativas da professora quanto aos modos de fazer as tarefas pelos alunos. No terceiro foram caracterizados elementos das praxeologias pessoais apresentadas pelos estudantes diante das tarefas propostas no teste, assim como, mediante suas declarações por meio de entrevistas semiestruturadas. Finalmente, no quarto estudo, foi realizada uma análise comparativa das praxeologias instaladas nas aulas e das praxeologias pessoais dos estudantes. O primeiro estudo revelou que foram trabalhados cinco tipos de tarefas, dos quais, determinar uma área e comparar áreas foram os que mais se destacaram. O segundo estudo revelou que foram explorados apenas dois tipos de tarefas no teste, e a ênfase das tarefas está concentrada nos aspectos numéricos. Nesse estudo também foi possível constatar certo distanciamento entre as tarefas propostas na condução do estudo e as contempladas no teste. O terceiro estudo revelou conformidades entre os modos de fazer instituídos pela professora e aqueles que os estudantes mobilizam, quando realizaram corretamente as tarefas. O último estudo revelou que as divisões de tarefas em tipos de tarefas realizadas pela maioria dos estudantes não correspondem à divisão realizada pela representante da instituição. |
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MOURA, Almir Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/2672835218517140BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar2021-02-24T10:34:08Z2021-02-24T10:34:08Z2019-04-30MOURA, ALMIR PEREIRA DE. Área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39289ark:/64986/001300000rtphEssa dissertação teve por objetivo analisar distanciamentos e aproximações entre os saberes ensinado e aprendido em relação ao objeto área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores. Os principais conceitos utilizados para analisar o saber ensinado, o modo como o ensino foi conduzido e o saber aprendido, respectivamente, foram a praxeologia matemática, a praxeologia didática e a praxeologia pessoal. O modelo praxeológico de referência apoia-se nas pesquisas de Régine Douady e Marie-Jeanne Perrín-Glorian e em inúmeras pesquisas brasileiras que consideram a área como uma grandeza geométrica. O percurso metodológico da pesquisa contemplou quatro estudos. O primeiro consistiu na análise do ensino da área em uma turma do 6º ano, por meio da modelização das praxeologias matemática e didática instaladas nas aulas. No segundo estudo foi realizada uma análise a priori das tarefas propostas no teste elaborado pela professora e aplicado aos estudantes ao final do processo de estudo, e, uma análise das expectativas da professora quanto aos modos de fazer as tarefas pelos alunos. No terceiro foram caracterizados elementos das praxeologias pessoais apresentadas pelos estudantes diante das tarefas propostas no teste, assim como, mediante suas declarações por meio de entrevistas semiestruturadas. Finalmente, no quarto estudo, foi realizada uma análise comparativa das praxeologias instaladas nas aulas e das praxeologias pessoais dos estudantes. O primeiro estudo revelou que foram trabalhados cinco tipos de tarefas, dos quais, determinar uma área e comparar áreas foram os que mais se destacaram. O segundo estudo revelou que foram explorados apenas dois tipos de tarefas no teste, e a ênfase das tarefas está concentrada nos aspectos numéricos. Nesse estudo também foi possível constatar certo distanciamento entre as tarefas propostas na condução do estudo e as contempladas no teste. O terceiro estudo revelou conformidades entre os modos de fazer instituídos pela professora e aqueles que os estudantes mobilizam, quando realizaram corretamente as tarefas. O último estudo revelou que as divisões de tarefas em tipos de tarefas realizadas pela maioria dos estudantes não correspondem à divisão realizada pela representante da instituição.This thesis aims to analyze distances and approximations between the knowledge taught and learned in connection with the object area of flat figures in the 6th grade of elementary school under the perspective of the Anthropological Theory of the Didactics, developed by Yves Chevallard and his collaborators. The main concepts used to analyze the knowledge taught, the way which teaching was conducted and the knowledge learned, respectively, were mathematical praxeology, didactic praxeology and personal praxeology. The praxeological model of reference is based on Régine Douady and Marie-Jeanne Perrin-Glorian’s research and many Brazilian studies that consider the area as a geometric mesurement. The methodological path of the research included four studies. The first one consisted of analyzing the teaching of the area in a 6th grade class, through the modeling of the mathematical and didactic praxeologies installed in the classes. In the second study, an a priori analysis of the tasks proposed in the test prepared by the teacher and applied to students at the end of the study process was carried out, and an analysis of the teacher's expectations regarding the ways of doing the tasks by the students. In the third study, elements of the personal praxeologies presented by the students were characterized in face of the tasks proposed in the test, as well as through their statements from semi-structured interviews. Finally, in the fourth study, a comparative analysis of the praxeologies installed in classes and the personal praxeologies of the students was carried out. The first study revealed that five types of tasks were worked on, from which, determining an area and comparing areas were the ones that stood out the most. The second study revealed that only two types of tasks were explored in the test, and the emphasis of the tasks is concentrated on the numerical aspects. It was also possible in this study to observe a certain distance between the tasks proposed during the study and those contemplated in the test. The third study revealed conformities between the ways of doing instituted by the teacher and those that students mobilize, when they correctly performed the tasks. The latest study revealed that the division of tasks into types of tasks performed by most students does not correspond to the division performed by the institution's representative.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMatemática – Geometria – Grandezas e MedidasEnsino – Métodos didático-pedagógicosMatemática – Ensino FundamentalUFPE - PósgraduaçãoÁrea de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental : um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39289/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Almir Pereira de Moura.pdfDISSERTAÇÃO Almir Pereira de Moura.pdfapplication/pdf4916043https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39289/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Almir%20Pereira%20de%20Moura.pdf755448a4d39478d57d41fee247af7f6fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Área de figuras planas no 6º ano do ensino fundamental : um estudo sobre aproximações e distanciamentos entre o saber ensinado e o saber aprendido MOURA, Almir Pereira de Matemática – Geometria – Grandezas e Medidas Ensino – Métodos didático-pedagógicos Matemática – Ensino Fundamental UFPE - Pósgraduação |
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