Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Darido, Suraya Cristina
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Ferreira, L. A., Galvão, Zenaide, Pontes, G. H., Ramos, G. N. S., Rangel, I. C. A, Rodrigues, L. H., Sanches Neto, L., Silva, E. V. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62375
Resumo: s investigações que os membros do LETPEF vêm realizando têm referenciado algumas obras utilizadas na elaboração de documentos oficiais para o sistema educacional brasileiro, como os PCNs, as DCNs e os RCNs. Nesse sentido, trabalhos como os de César Coll e Antoni Zabala foram revisados criticamente, a fim de aprofundar estudos sobre a compreensão do papel da Educação Física no contexto escolar. A resenha apresentada reporta alguns pontos de uma dessas obras, de acordo com pressupostos norteadores do LETPEF, como o ensino reflexivo, a preocupação com a cidadania, e a contextualização da Educação Física. Quanto aos capítulos analisados, sua seqüência pode ser apreendida mais adequadamente se considerarmos que foram textos avulsos sobre temas da prática docente. Acerca das críticas em relação às dimensões do conteúdo, pensamos que sua principal contribuição pode ser uma tentativa de superação da exclusividade procedimental nas aulas de Educação Física. Nessa área, a superação do tratamento isolado da dimensão procedimental constitui um desafio para a intervenção docente, e também para a integração dos componentes curriculares.
id UFC-7_3c9f430518342c6d3dc41266c14cd259
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/62375
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni ZabalaPrática educativaEducação física escolas investigações que os membros do LETPEF vêm realizando têm referenciado algumas obras utilizadas na elaboração de documentos oficiais para o sistema educacional brasileiro, como os PCNs, as DCNs e os RCNs. Nesse sentido, trabalhos como os de César Coll e Antoni Zabala foram revisados criticamente, a fim de aprofundar estudos sobre a compreensão do papel da Educação Física no contexto escolar. A resenha apresentada reporta alguns pontos de uma dessas obras, de acordo com pressupostos norteadores do LETPEF, como o ensino reflexivo, a preocupação com a cidadania, e a contextualização da Educação Física. Quanto aos capítulos analisados, sua seqüência pode ser apreendida mais adequadamente se considerarmos que foram textos avulsos sobre temas da prática docente. Acerca das críticas em relação às dimensões do conteúdo, pensamos que sua principal contribuição pode ser uma tentativa de superação da exclusividade procedimental nas aulas de Educação Física. Nessa área, a superação do tratamento isolado da dimensão procedimental constitui um desafio para a intervenção docente, e também para a integração dos componentes curriculares.Revista Brasileira Ciências do Esporte2021-11-23T14:58:09Z2021-11-23T14:58:09Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDARIDO, S. C. et al. Resenha do livro a Prática Educativa de Antoni Zabala. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-205, 2002.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62375Darido, Suraya CristinaFerreira, L. A.Galvão, ZenaidePontes, G. H.Ramos, G. N. S.Rangel, I. C. ARodrigues, L. H.Sanches Neto, L.Silva, E. V. M.porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-10T18:12:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/62375Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:02.057114Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
title Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
spellingShingle Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
Darido, Suraya Cristina
Prática educativa
Educação física escola
title_short Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
title_full Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
title_fullStr Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
title_full_unstemmed Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
title_sort Resenha do livro A Prática Educativa de Antoni Zabala
author Darido, Suraya Cristina
author_facet Darido, Suraya Cristina
Ferreira, L. A.
Galvão, Zenaide
Pontes, G. H.
Ramos, G. N. S.
Rangel, I. C. A
Rodrigues, L. H.
Sanches Neto, L.
Silva, E. V. M.
author_role author
author2 Ferreira, L. A.
Galvão, Zenaide
Pontes, G. H.
Ramos, G. N. S.
Rangel, I. C. A
Rodrigues, L. H.
Sanches Neto, L.
Silva, E. V. M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Darido, Suraya Cristina
Ferreira, L. A.
Galvão, Zenaide
Pontes, G. H.
Ramos, G. N. S.
Rangel, I. C. A
Rodrigues, L. H.
Sanches Neto, L.
Silva, E. V. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Educação física escola
topic Prática educativa
Educação física escola
description s investigações que os membros do LETPEF vêm realizando têm referenciado algumas obras utilizadas na elaboração de documentos oficiais para o sistema educacional brasileiro, como os PCNs, as DCNs e os RCNs. Nesse sentido, trabalhos como os de César Coll e Antoni Zabala foram revisados criticamente, a fim de aprofundar estudos sobre a compreensão do papel da Educação Física no contexto escolar. A resenha apresentada reporta alguns pontos de uma dessas obras, de acordo com pressupostos norteadores do LETPEF, como o ensino reflexivo, a preocupação com a cidadania, e a contextualização da Educação Física. Quanto aos capítulos analisados, sua seqüência pode ser apreendida mais adequadamente se considerarmos que foram textos avulsos sobre temas da prática docente. Acerca das críticas em relação às dimensões do conteúdo, pensamos que sua principal contribuição pode ser uma tentativa de superação da exclusividade procedimental nas aulas de Educação Física. Nessa área, a superação do tratamento isolado da dimensão procedimental constitui um desafio para a intervenção docente, e também para a integração dos componentes curriculares.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2021-11-23T14:58:09Z
2021-11-23T14:58:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DARIDO, S. C. et al. Resenha do livro a Prática Educativa de Antoni Zabala. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-205, 2002.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62375
identifier_str_mv DARIDO, S. C. et al. Resenha do livro a Prática Educativa de Antoni Zabala. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 195-205, 2002.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028924800630784