A prática dos professores de língua portuguesa orientada pelos PCN: educação ambiental por meio dos gêneros textuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Joelma Madruga
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8622
Resumo: A presente dissertação é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN se efetivam nas aulas de Língua Portuguesa, no que tange à transversalidade da Educação Ambiental por meio dos Gêneros Textuais, na Rede Pública Municipal de Rio Grande, RS. Dessa forma, criou-se o problema de pesquisa com a emergência de conhecer, investigar aquilo que está impedindo a prática dialógica destes professores, para que se constitua uma educação comprometida com a emancipação humana, através da problematização dos homens em suas relações com o mundo, por meio de uma proposta de ensino interacionista da linguagem. Seguindo a orientação teórica do Materialismo Histórico e do Materialismo Dialético preconizado de investigação da realidade objetiva, tornou-se fundamental para resolver o problema de pesquisa que nos propomos investigar: 1- analisar, interpretar e descrever as contradições existentes nas práticas desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal, a fim de entender de que forma a Educação Ambiental se efetiva, conforme a indicação nos PCN; 2 - analisar, interpretar e compreender as situações-limites que dificultam os professores de Língua Portuguesa, das EMEF de Rio Grande, desenvolverem práticas que favoreçam uma Educação Ambiental enquanto totalidade, por meio de um trabalho que compreenda a pluralidade dos Gêneros Textuais. Para tal, utilizamos como subsídio o estudo da legislação que define o ensino de Língua Portuguesa em âmbito nacional. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida da seguinte forma: consistiu-se no levantamento e estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação, tendo como suporte a entrevista semiestruturada, em que foram analisadas todas as ligações e relações que outros fenômenos possuem com o fenômeno estudado. A fim de aproximarmo-nos ao máximo de sua totalidade, tomamos como referências as análises das oito entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Ensino, as quais nos permitiram explorar, por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin o conteúdo de suas falas. A partir de nossas compreensões, subsidiados pelas entrevistas realizadas, entendemos que os professores de Língua Portuguesa trazem em suas falas concepções que se atrelam as múltiplas formas em que a Educação Ambiental é concebida e desenvolvida. Assim disposta, compreendemos que os professores, parte de nossa pesquisa, estão desenvolvendo Educação Ambiental em suas práxis cotidianas, por meio: de metodologias de projetos, interdisciplinaridade, como leitura de mundo, enquanto posição política e como subsídio para discutir a cultura das relações interpessoais. Desse modo, a grande contradição que encontramos como resultado dessa pesquisa está no reconhecimento, por parte dos professores, da necessidade do trabalho de Língua Portuguesa ser desenvolvido a partir dos Temas Transversais, em específico a Educação Ambiental, por meio dos Gêneros Textuais, porém há contingências que impossibilitam de efetivá-lo. Logo, faz-se necessário que as instituições escolares construam uma proposta político pedagógica engajada na busca de saberes que garantam que as aulas de Língua Portuguesa envolvam uma teoria de compreensão e interpretação da realidade, ao mesmo tempo em que sejam propulsoras da materialização da Educação Ambiental enquanto totalidade como forma da cultura das relações.
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spelling A prática dos professores de língua portuguesa orientada pelos PCN: educação ambiental por meio dos gêneros textuaisEducação ambientalTransversalidadeEnsino de língua portuguesaPCN - gêneros textuaisEducación ambientalTransversalEnseñanza de la lengua postuguesaPCN - géneros textualesA presente dissertação é resultado do processo de estudo realizado na busca de compreender de que forma os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN se efetivam nas aulas de Língua Portuguesa, no que tange à transversalidade da Educação Ambiental por meio dos Gêneros Textuais, na Rede Pública Municipal de Rio Grande, RS. Dessa forma, criou-se o problema de pesquisa com a emergência de conhecer, investigar aquilo que está impedindo a prática dialógica destes professores, para que se constitua uma educação comprometida com a emancipação humana, através da problematização dos homens em suas relações com o mundo, por meio de uma proposta de ensino interacionista da linguagem. Seguindo a orientação teórica do Materialismo Histórico e do Materialismo Dialético preconizado de investigação da realidade objetiva, tornou-se fundamental para resolver o problema de pesquisa que nos propomos investigar: 1- analisar, interpretar e descrever as contradições existentes nas práticas desenvolvidas pelos professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal, a fim de entender de que forma a Educação Ambiental se efetiva, conforme a indicação nos PCN; 2 - analisar, interpretar e compreender as situações-limites que dificultam os professores de Língua Portuguesa, das EMEF de Rio Grande, desenvolverem práticas que favoreçam uma Educação Ambiental enquanto totalidade, por meio de um trabalho que compreenda a pluralidade dos Gêneros Textuais. Para tal, utilizamos como subsídio o estudo da legislação que define o ensino de Língua Portuguesa em âmbito nacional. Nesse sentido, a pesquisa foi desenvolvida da seguinte forma: consistiu-se no levantamento e estudo do referencial teórico-metodológico, com ênfase do método qualitativo de investigação, tendo como suporte a entrevista semiestruturada, em que foram analisadas todas as ligações e relações que outros fenômenos possuem com o fenômeno estudado. A fim de aproximarmo-nos ao máximo de sua totalidade, tomamos como referências as análises das oito entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa da Rede Pública Municipal de Ensino, as quais nos permitiram explorar, por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin o conteúdo de suas falas. A partir de nossas compreensões, subsidiados pelas entrevistas realizadas, entendemos que os professores de Língua Portuguesa trazem em suas falas concepções que se atrelam as múltiplas formas em que a Educação Ambiental é concebida e desenvolvida. Assim disposta, compreendemos que os professores, parte de nossa pesquisa, estão desenvolvendo Educação Ambiental em suas práxis cotidianas, por meio: de metodologias de projetos, interdisciplinaridade, como leitura de mundo, enquanto posição política e como subsídio para discutir a cultura das relações interpessoais. Desse modo, a grande contradição que encontramos como resultado dessa pesquisa está no reconhecimento, por parte dos professores, da necessidade do trabalho de Língua Portuguesa ser desenvolvido a partir dos Temas Transversais, em específico a Educação Ambiental, por meio dos Gêneros Textuais, porém há contingências que impossibilitam de efetivá-lo. Logo, faz-se necessário que as instituições escolares construam uma proposta político pedagógica engajada na busca de saberes que garantam que as aulas de Língua Portuguesa envolvam uma teoria de compreensão e interpretação da realidade, ao mesmo tempo em que sejam propulsoras da materialização da Educação Ambiental enquanto totalidade como forma da cultura das relações.Esta tesis es resultado del proceso de estudio echo en la búsqueda de la comprensión de cómo los Planes de Estudios Nacionales - PNC ocurren en las clases de Lengua Portuguesa, con respecto a la incorporación de la Educación Ambiental a través de los Géneros Textuales, en la Red Pública Municipal de Río Grande, RS. De esa manera se creó el problema de investigación con la emergencia de conocer, investigar, a fondo, aquello que está impidiendo la práctica dialógica de estos profesores, para que se constituya una educación comprometida con la emancipación humana, a través de la problematización de los hombres en sus relaciones con el mundo, a partir de una propuesta de enseñanza interaccionista del lenguaje. Siguiendo la orientación teórica del Materialismo Histórico y del Materialismo Dialéctico preconizado de investigación de la realidad objetiva, se volvió fundamental para resolver el problema de investigación que nos proponemos averiguar: 1- analizar, interpretar y describir las contradicciones existentes en las prácticas desarrolladas por los profesores de Lengua Portuguesa al público municipal con el fin de entender cómo la educación ambiental es eficaz, como ha sido indicado en el PNC; 2 - analizar, interpretar y comprender situaciones límites que dificultan los profesores de Lengua Portuguesa de las EMEF de Rio Grande, desarrollaren prácticas para promover una Educación Ambiental como totalidad, a través de una obra que comprende la pluralidad de los Géneros Textuales. Para ello, se utiliza como soporte el estudio de la legislación que define la enseñanza de la Lengua Portuguesa en todo el país. En este sentido, la investigación fue desarrollada de la siguiente manera: se consistió en el levantamiento y estudio del referencial teórico-metodológico, con énfasis del método cualitativo de investigación, teniendo como soporte la entrevista semiestructurada, en la que se analizaron todas las conexiones y relaciones que otros los fenómenos poseen con el fenómeno estudiado. Con el fin de estar más cerca al máximo de su totalidad, nos referimos al análisis de ocho entrevistas con profesores de Lengua Portuguesa de la Red Municipal de Educación Pública, lo que nos permitió explorar, por medio del Análisis de Contenido de Laurence Bardin el contenido de sus palabras. A partir de nuestra comprensión, subvencionado por entrevistas, entendemos que los profesores de Lengua Portuguesa traen en su decir concepciones que traen las múltiples formas en que la educación ambiental es concebida y desarrollada. En este sentido, entendemos que los profesores, parte de nuestra investigación, están desarrollando Educación Ambiental en sus praxis cotidianas, por medio de metodologías de proyectos, interdisciplinaridad, como lectura de mundo, como posición política y como subsidio para discutir la cultura de las relaciones interpersonales. Por lo tanto, la gran contradicción que encontramos como resultado de esta investigación es el reconocimiento, por los profesores, de la necesidad del trabajo de Lengua Portuguesa ser desarrollado a partir de los temas transversales en Educación Ambiental específica, a través de los Géneros textuales, sin embargo, hay las contingencias que imposibilitan de hacerlo. Por lo tanto, es necesario que las instituciones educativas construyan una propuesta política pedagógica dedicada a la búsqueda del conocimiento para asegurar que las clases de Lengua Portuguesa traigan una teoría de la comprensión e interpretación de la realidad, mientras se está conduciendo la materialización de Educación Ambiental en cuanto totalidad como forma de la cultura de las relaciones.Minasi, Luis FernandoFurtado, Joelma Madruga2020-04-17T18:43:32Z2020-04-17T18:43:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFURTADO, Joelma Madruga. A prática dos professores de língua portuguesa orientada pelos PCN: educação ambiental por meio dos gêneros textuais. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/8622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-04-17T18:43:32Zoai:repositorio.furg.br:1/8622Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-04-17T18:43:32Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
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