A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/001300000g7ks |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805 |
Resumo: | Partindo do princípio de que o discente de qualquer licenciatura precisa cursar uma disciplina que aborde o processo de ensino, apontamos a Didática como principal matéria para esse fim. Além dos conteúdos que irá ensinar em sala de aula, o posterior professor estuda na universidade, como ele pode tornar o seu ensino possível. Visando à aprendizagem do aluno, à capacidade de compreender os assuntos e ao desenvolvimento de questões, a Didática colabora para o desenrolar de práticas de ensino, tendo como principal referência um conjunto educacional: métodos, objetivos e conteúdo. Damos início a essa discussão com as seguintes perguntas: o que esperam aprender os futuros profissionais do magistério com a disciplina de Didática? Quais são os principais desejos de um aluno de licenciatura quando se propõe a estudar sobre essa disciplina? Qual a percepção dos estudantes em relação à Didática? [...] |
id |
UFC-7_3cf1aac1c9434b99b033b07bfe7d3e11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41805 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A didática na percepção dos alunos do Curso de LetrasDidáticaAlunos do Curso de LetrasPercepção dos alunosExpectativas dos licenciadosPartindo do princípio de que o discente de qualquer licenciatura precisa cursar uma disciplina que aborde o processo de ensino, apontamos a Didática como principal matéria para esse fim. Além dos conteúdos que irá ensinar em sala de aula, o posterior professor estuda na universidade, como ele pode tornar o seu ensino possível. Visando à aprendizagem do aluno, à capacidade de compreender os assuntos e ao desenvolvimento de questões, a Didática colabora para o desenrolar de práticas de ensino, tendo como principal referência um conjunto educacional: métodos, objetivos e conteúdo. Damos início a essa discussão com as seguintes perguntas: o que esperam aprender os futuros profissionais do magistério com a disciplina de Didática? Quais são os principais desejos de um aluno de licenciatura quando se propõe a estudar sobre essa disciplina? Qual a percepção dos estudantes em relação à Didática? [...]IMPRECE2019-05-21T10:35:29Z2019-05-21T10:35:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTOMÉ, Ana Cristina da Silva; SOUSA, Manoel Pinéo de; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1390-1398.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805ark:/83112/001300000g7ksTomé, Ana Cristina da SilvaSousa, Manoel Pinéo deAraújo, Regiane Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41805Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:39.076521Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
title |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
spellingShingle |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras Tomé, Ana Cristina da Silva Didática Alunos do Curso de Letras Percepção dos alunos Expectativas dos licenciados |
title_short |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
title_full |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
title_fullStr |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
title_full_unstemmed |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
title_sort |
A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras |
author |
Tomé, Ana Cristina da Silva |
author_facet |
Tomé, Ana Cristina da Silva Sousa, Manoel Pinéo de Araújo, Regiane Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Manoel Pinéo de Araújo, Regiane Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Ana Cristina da Silva Sousa, Manoel Pinéo de Araújo, Regiane Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Alunos do Curso de Letras Percepção dos alunos Expectativas dos licenciados |
topic |
Didática Alunos do Curso de Letras Percepção dos alunos Expectativas dos licenciados |
description |
Partindo do princípio de que o discente de qualquer licenciatura precisa cursar uma disciplina que aborde o processo de ensino, apontamos a Didática como principal matéria para esse fim. Além dos conteúdos que irá ensinar em sala de aula, o posterior professor estuda na universidade, como ele pode tornar o seu ensino possível. Visando à aprendizagem do aluno, à capacidade de compreender os assuntos e ao desenvolvimento de questões, a Didática colabora para o desenrolar de práticas de ensino, tendo como principal referência um conjunto educacional: métodos, objetivos e conteúdo. Damos início a essa discussão com as seguintes perguntas: o que esperam aprender os futuros profissionais do magistério com a disciplina de Didática? Quais são os principais desejos de um aluno de licenciatura quando se propõe a estudar sobre essa disciplina? Qual a percepção dos estudantes em relação à Didática? [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-05-21T10:35:29Z 2019-05-21T10:35:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TOMÉ, Ana Cristina da Silva; SOUSA, Manoel Pinéo de; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1390-1398. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/001300000g7ks |
identifier_str_mv |
TOMÉ, Ana Cristina da Silva; SOUSA, Manoel Pinéo de; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1390-1398. 978-85-8126-065-5 ark:/83112/001300000g7ks |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373768998813696 |