A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Ana Cristina da Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Manoel Pinéo de, Araújo, Regiane Rodrigues
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300000g7ks
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805
Resumo: Partindo do princípio de que o discente de qualquer licenciatura precisa cursar uma disciplina que aborde o processo de ensino, apontamos a Didática como principal matéria para esse fim. Além dos conteúdos que irá ensinar em sala de aula, o posterior professor estuda na universidade, como ele pode tornar o seu ensino possível. Visando à aprendizagem do aluno, à capacidade de compreender os assuntos e ao desenvolvimento de questões, a Didática colabora para o desenrolar de práticas de ensino, tendo como principal referência um conjunto educacional: métodos, objetivos e conteúdo. Damos início a essa discussão com as seguintes perguntas: o que esperam aprender os futuros profissionais do magistério com a disciplina de Didática? Quais são os principais desejos de um aluno de licenciatura quando se propõe a estudar sobre essa disciplina? Qual a percepção dos estudantes em relação à Didática? [...]
id UFC-7_3cf1aac1c9434b99b033b07bfe7d3e11
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41805
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A didática na percepção dos alunos do Curso de LetrasDidáticaAlunos do Curso de LetrasPercepção dos alunosExpectativas dos licenciadosPartindo do princípio de que o discente de qualquer licenciatura precisa cursar uma disciplina que aborde o processo de ensino, apontamos a Didática como principal matéria para esse fim. Além dos conteúdos que irá ensinar em sala de aula, o posterior professor estuda na universidade, como ele pode tornar o seu ensino possível. Visando à aprendizagem do aluno, à capacidade de compreender os assuntos e ao desenvolvimento de questões, a Didática colabora para o desenrolar de práticas de ensino, tendo como principal referência um conjunto educacional: métodos, objetivos e conteúdo. Damos início a essa discussão com as seguintes perguntas: o que esperam aprender os futuros profissionais do magistério com a disciplina de Didática? Quais são os principais desejos de um aluno de licenciatura quando se propõe a estudar sobre essa disciplina? Qual a percepção dos estudantes em relação à Didática? [...]IMPRECE2019-05-21T10:35:29Z2019-05-21T10:35:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTOMÉ, Ana Cristina da Silva; SOUSA, Manoel Pinéo de; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1390-1398.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805ark:/83112/001300000g7ksTomé, Ana Cristina da SilvaSousa, Manoel Pinéo deAraújo, Regiane Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41805Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:39.076521Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
title A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
spellingShingle A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
Tomé, Ana Cristina da Silva
Didática
Alunos do Curso de Letras
Percepção dos alunos
Expectativas dos licenciados
title_short A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
title_full A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
title_fullStr A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
title_full_unstemmed A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
title_sort A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras
author Tomé, Ana Cristina da Silva
author_facet Tomé, Ana Cristina da Silva
Sousa, Manoel Pinéo de
Araújo, Regiane Rodrigues
author_role author
author2 Sousa, Manoel Pinéo de
Araújo, Regiane Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Ana Cristina da Silva
Sousa, Manoel Pinéo de
Araújo, Regiane Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Alunos do Curso de Letras
Percepção dos alunos
Expectativas dos licenciados
topic Didática
Alunos do Curso de Letras
Percepção dos alunos
Expectativas dos licenciados
description Partindo do princípio de que o discente de qualquer licenciatura precisa cursar uma disciplina que aborde o processo de ensino, apontamos a Didática como principal matéria para esse fim. Além dos conteúdos que irá ensinar em sala de aula, o posterior professor estuda na universidade, como ele pode tornar o seu ensino possível. Visando à aprendizagem do aluno, à capacidade de compreender os assuntos e ao desenvolvimento de questões, a Didática colabora para o desenrolar de práticas de ensino, tendo como principal referência um conjunto educacional: métodos, objetivos e conteúdo. Damos início a essa discussão com as seguintes perguntas: o que esperam aprender os futuros profissionais do magistério com a disciplina de Didática? Quais são os principais desejos de um aluno de licenciatura quando se propõe a estudar sobre essa disciplina? Qual a percepção dos estudantes em relação à Didática? [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-21T10:35:29Z
2019-05-21T10:35:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOMÉ, Ana Cristina da Silva; SOUSA, Manoel Pinéo de; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1390-1398.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300000g7ks
identifier_str_mv TOMÉ, Ana Cristina da Silva; SOUSA, Manoel Pinéo de; ARAÚJO, Regiane Rodrigues. A didática na percepção dos alunos do Curso de Letras. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1390-1398.
978-85-8126-065-5
ark:/83112/001300000g7ks
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373768998813696