Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Ana Teresa Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379
Resumo: PAULA , Ana Teresa Silva de. A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo. 2015. 38f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
id UFC-7_3d790991680cff88447d082aa2518fc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37379
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processoLetramentoAlfabetizaçãoEducação InfantilLiteracyAlphabetizationPAULA , Ana Teresa Silva de. A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo. 2015. 38f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.The present work aims, in general, to investigate literacy processes involved on the learning of writing in pre-school, considering the skills to be developed according to legal guidelines, as well as the activities targeted to this teaching stage. The participating subject of this research was a teacher that works in Childhood Education. To reach our goal, we developed a field research and an analysis of the skills to be developed on this teaching stage, according to the legal guidelines. To theoretically support our study, we used the works of some renowned researches on the educational and language field, like Freire (1989), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Soares (2009) and Rojo (2012). The data show that the social practices of reading and writing are offered to the children in several moments during the activities developed in classroom. Besides, we observed that the literacy processes involved on the writing learning in pre-school are in line with the theoretical conceptions in force. This way, we concluded that our goals were reached before the evidences and data analyzed.O presente trabalho tem como objetivo geral investigar os letramentos envolvidos na aprendizagem da escrita na pré-escola, tendo em vista as competências a serem desenvolvidas segundo as diretrizes legais, bem como as atividades direcionadas para essa etapa de ensino. O sujeito participante desta pesquisa foi uma professora que atua na Educação Infantil. Para o alcance de nosso objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de campo e uma análise das competências a serem trabalhadas nessa etapa de ensino, de acordo com as diretrizes legais. Para fundamentar teoricamente nosso estudo, utilizamos os trabalhos de estudiosos renomados na área da educação e da linguagem como Freire (1989), Tfouni (1995), Kleiman (1995), Soares (2009) e Rojo (2012). Os dados mostram que as práticas de usos sociais de leitura e escrita são oportunizadas às crianças em vários momentos durante as atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, observamos que os letramentos envolvidos na aprendizagem da escrita na pré-escola encontram-se em consonância com as concepções teóricas em vigor. Nesse sentido, concluímos que os nossos objetivos foram alcançados diante das evidências dos dados analisados.Forte, Elaine Cristina FortePaula, Ana Teresa Silva de2018-11-16T13:52:44Z2018-11-16T13:52:44Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPaula, A. T. S.; Forte, E. C. F. (2015)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-16T13:52:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-11-16T13:52:44Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
title Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
spellingShingle Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
Paula, Ana Teresa Silva de
Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
Literacy
Alphabetization
title_short Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
title_full Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
title_fullStr Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
title_full_unstemmed Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
title_sort Ana Teresa Silva de Paula A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo
author Paula, Ana Teresa Silva de
author_facet Paula, Ana Teresa Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Forte, Elaine Cristina Forte
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Ana Teresa Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
Literacy
Alphabetization
topic Letramento
Alfabetização
Educação Infantil
Literacy
Alphabetization
description PAULA , Ana Teresa Silva de. A aprendizagem da escrita na pré-escola e os letramentos que circundam esse processo. 2015. 38f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência em Educação Infantil, Polo Quixada (Ce), 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-16T13:52:44Z
2018-11-16T13:52:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Paula, A. T. S.; Forte, E. C. F. (2015)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379
identifier_str_mv Paula, A. T. S.; Forte, E. C. F. (2015)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1825332588553699328