Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238212
Resumo: A educação de Surdos é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões, principalmente com a conquista alcançada pela comunidade Surda quanto à inclusão da Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Existem documentos oficiais sendo formulados para subsidiar o ensino-aprendizagem desses estudantes de forma que a educação bilíngue se efetive. Diante desse cenário, essa dissertação teve por objetivo refletir sobre as práticas adotadas nas Escolas Bilíngues para Surdos do Município de São Paulo no que tange à Alfabetização e Letramento, além de analisar os entraves enfrentados por estes profissionais no seu fazer pedagógico diário. Utilizando da abordagem de pesquisa qualitativa, buscamos analisar a percepção dos professores bilíngues quanto suas práticas pedagógicas e as dificuldades enfrentadas no “chão da escola”. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras bilíngues que ministram aulas para os estudantes Surdos dos Anos Iniciais de três EMEBS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e utilização de formulários via Google Forms. A análise dos dados se deu segundo os estudos de Bardin (2016). Os resultados sugerem que a Secretaria Municipal de Educação tenha um olhar mais cuidadoso para as formações específicas no que tange aos profissionais das Escolas Bilíngues para Surdos da rede. Nas entrevistas, identificamos que tanto a falta de formação direcionada aos professores bilíngues e gestores atuantes nas EMEBS quanto ao entendimento sobre o que é a Educação Bilíngue trazem embates às metodologias de ensino utilizadas. Sugerimos como Produto Educacional um curso de formação sobre Educação Bilíngue de Surdos a ser oferecido aos gestores das Escolas Bilíngues para Surdos, escolas polos e escolas comuns com estudantes Surdos matriculados. Dessa forma, concluímos que é latente a necessidade de formações que consolidem o fazer pedagógico na perspectiva da Educação Bilíngue, de forma que todos os profissionais atuantes nesses espaços bilíngues saibam com clareza o seu papel no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes Surdos. Somente com essa clareza será possível a construção da Alfabetização e Letramento desses estudantes respeitando as duas línguas com igualdade de status.
id UNSP_29a67e600366718e95827973b156cacc
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238212
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdosAlphabetization and literacy: challenges and possibilities in pedagogical practice in bilingual teaching of the deafEducação bilíngueAlfabetizaçãoLetramentoBilingual educationAlphabetizationLiteracyA educação de Surdos é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões, principalmente com a conquista alcançada pela comunidade Surda quanto à inclusão da Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Existem documentos oficiais sendo formulados para subsidiar o ensino-aprendizagem desses estudantes de forma que a educação bilíngue se efetive. Diante desse cenário, essa dissertação teve por objetivo refletir sobre as práticas adotadas nas Escolas Bilíngues para Surdos do Município de São Paulo no que tange à Alfabetização e Letramento, além de analisar os entraves enfrentados por estes profissionais no seu fazer pedagógico diário. Utilizando da abordagem de pesquisa qualitativa, buscamos analisar a percepção dos professores bilíngues quanto suas práticas pedagógicas e as dificuldades enfrentadas no “chão da escola”. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras bilíngues que ministram aulas para os estudantes Surdos dos Anos Iniciais de três EMEBS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e utilização de formulários via Google Forms. A análise dos dados se deu segundo os estudos de Bardin (2016). Os resultados sugerem que a Secretaria Municipal de Educação tenha um olhar mais cuidadoso para as formações específicas no que tange aos profissionais das Escolas Bilíngues para Surdos da rede. Nas entrevistas, identificamos que tanto a falta de formação direcionada aos professores bilíngues e gestores atuantes nas EMEBS quanto ao entendimento sobre o que é a Educação Bilíngue trazem embates às metodologias de ensino utilizadas. Sugerimos como Produto Educacional um curso de formação sobre Educação Bilíngue de Surdos a ser oferecido aos gestores das Escolas Bilíngues para Surdos, escolas polos e escolas comuns com estudantes Surdos matriculados. Dessa forma, concluímos que é latente a necessidade de formações que consolidem o fazer pedagógico na perspectiva da Educação Bilíngue, de forma que todos os profissionais atuantes nesses espaços bilíngues saibam com clareza o seu papel no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes Surdos. Somente com essa clareza será possível a construção da Alfabetização e Letramento desses estudantes respeitando as duas línguas com igualdade de status.The education of deaf people is a theme that has been getting more and more importance in gatherings, mostly because of the achievements by deaf people community concerning the inclusion of the Bilingual Education of the deaf in LDB Act. There are official documents being formulated to subsidize the teaching-learning of these students so that the bilingual education turns out to be effective. In view of this scenario, this dissertation had the objective of a reflection on the practices embraced by the Bilingual Schools for Deaf People of Sao Paulo city concerning literacy in addition to analyzing the obstacles faced by these professionals in their pedagogical activities. Using qualitative research approach, we seek to analyze the bilingual teacher’s perception concerning pedagogical practices and the difficulties in their daily activities. The subjects of the research were five bilingual teachers that teach deaf students in the first years of three EMEBS. The data collect was carried out through half structured interview and using Google Forms. The evaluation of data was done accordingly to Bardin’s studies (2016). The results suggest that Municipal Secretary of Education should have a more careful look to specific training concerning the professionals of the bilingual schools for deaf students on the network. The interviews identified the lack of guidance oriented to bilingual teachers and managers of the EMEBS as far as what Bilingual Education is and the clashes between the teaching methodologies in use. We have suggested as an educational product a course on Bilingual Education for Deaf Students to be offered to managers of the Bilingual Schools for deaf students, pole schools and regular schools with deaf students. Thus, we have concluded that the training that enables pedagogical activities in the Bilingual Education is latent, so that everyone active in such bilingual spaces should know their role in the process of teaching-learning of deaf students with clarity. Only with this mindfulness the literacy of such students will be possible respecting both languages alike.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001CAPES: 23038.021272/2020-73Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa2022-12-15T12:37:20Z2022-12-15T12:37:20Z2022-10-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23821233004129069P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-17T06:08:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:53:35.010493Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
Alphabetization and literacy: challenges and possibilities in pedagogical practice in bilingual teaching of the deaf
title Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
spellingShingle Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa
Educação bilíngue
Alfabetização
Letramento
Bilingual education
Alphabetization
Literacy
title_short Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
title_full Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
title_fullStr Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
title_sort Alfabetização e letramento: desafios e possibilidades na prática pedagógica no ensino bilíngue de surdos
author Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa
author_facet Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzales, Daniela de Fátima Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Alfabetização
Letramento
Bilingual education
Alphabetization
Literacy
topic Educação bilíngue
Alfabetização
Letramento
Bilingual education
Alphabetization
Literacy
description A educação de Surdos é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões, principalmente com a conquista alcançada pela comunidade Surda quanto à inclusão da Educação Bilíngue de Surdos na LDB. Existem documentos oficiais sendo formulados para subsidiar o ensino-aprendizagem desses estudantes de forma que a educação bilíngue se efetive. Diante desse cenário, essa dissertação teve por objetivo refletir sobre as práticas adotadas nas Escolas Bilíngues para Surdos do Município de São Paulo no que tange à Alfabetização e Letramento, além de analisar os entraves enfrentados por estes profissionais no seu fazer pedagógico diário. Utilizando da abordagem de pesquisa qualitativa, buscamos analisar a percepção dos professores bilíngues quanto suas práticas pedagógicas e as dificuldades enfrentadas no “chão da escola”. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras bilíngues que ministram aulas para os estudantes Surdos dos Anos Iniciais de três EMEBS. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e utilização de formulários via Google Forms. A análise dos dados se deu segundo os estudos de Bardin (2016). Os resultados sugerem que a Secretaria Municipal de Educação tenha um olhar mais cuidadoso para as formações específicas no que tange aos profissionais das Escolas Bilíngues para Surdos da rede. Nas entrevistas, identificamos que tanto a falta de formação direcionada aos professores bilíngues e gestores atuantes nas EMEBS quanto ao entendimento sobre o que é a Educação Bilíngue trazem embates às metodologias de ensino utilizadas. Sugerimos como Produto Educacional um curso de formação sobre Educação Bilíngue de Surdos a ser oferecido aos gestores das Escolas Bilíngues para Surdos, escolas polos e escolas comuns com estudantes Surdos matriculados. Dessa forma, concluímos que é latente a necessidade de formações que consolidem o fazer pedagógico na perspectiva da Educação Bilíngue, de forma que todos os profissionais atuantes nesses espaços bilíngues saibam com clareza o seu papel no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes Surdos. Somente com essa clareza será possível a construção da Alfabetização e Letramento desses estudantes respeitando as duas línguas com igualdade de status.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15T12:37:20Z
2022-12-15T12:37:20Z
2022-10-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238212
33004129069P9
url http://hdl.handle.net/11449/238212
identifier_str_mv 33004129069P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128873150283776