Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Camila Almada
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lustosa, Francisca Geny
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação.
id UFC-7_3ea11ff850892455b37af99823743a80
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54699
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratórioEducação inclusivaEducação especialAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadePessoas com deficiênciaInclusão socioeducacionalO presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação.2020-10-16T06:11:11Z2020-10-16T06:11:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.2358-8829http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699Nunes, Camila AlmadaLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T19:11:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54699Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:39.740183Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
title Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
spellingShingle Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
Nunes, Camila Almada
Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão socioeducacional
title_short Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
title_full Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
title_fullStr Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
title_sort Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
author Nunes, Camila Almada
author_facet Nunes, Camila Almada
Lustosa, Francisca Geny
author_role author
author2 Lustosa, Francisca Geny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Camila Almada
Lustosa, Francisca Geny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão socioeducacional
topic Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão socioeducacional
description O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-16T06:11:11Z
2020-10-16T06:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.
2358-8829
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699
identifier_str_mv NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.
2358-8829
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028742065291264