Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação. |
id |
UFC-7_3ea11ff850892455b37af99823743a80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54699 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratórioEducação inclusivaEducação especialAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadePessoas com deficiênciaInclusão socioeducacionalO presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação.2020-10-16T06:11:11Z2020-10-16T06:11:11Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019.2358-8829http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699Nunes, Camila AlmadaLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T19:11:32Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54699Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:39.740183Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
title |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
spellingShingle |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório Nunes, Camila Almada Educação inclusiva Educação especial Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Pessoas com deficiência Inclusão socioeducacional |
title_short |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
title_full |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
title_fullStr |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
title_sort |
Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório |
author |
Nunes, Camila Almada |
author_facet |
Nunes, Camila Almada Lustosa, Francisca Geny |
author_role |
author |
author2 |
Lustosa, Francisca Geny |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Camila Almada Lustosa, Francisca Geny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Pessoas com deficiência Inclusão socioeducacional |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Pessoas com deficiência Inclusão socioeducacional |
description |
O presente artigo apresenta uma discussão sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual na perspectiva de professores da educação básica com o objetivo de responder aos seguintes questionamentos: O que pensam os educadores em relação à alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual? Quais as dificuldades encontradas nesse processo de ensino e aprendizagem? Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, optamos pela abordagem qualitativa e como procedimento de coleta de dados, utilizamos a aplicação de questionários eletrônicos do Google Drive via internet com 38 educadores da Educação Básica. Para tanto, de acordo com as percepções dos sujeitos da pesquisa foi possível constatar que a maioria dos educadores (94,8%) expressou expectativas positivas em relação às potencialidades dos alunos com deficiência intelectual para aprendizagem da leitura e da escrita. Em face às dificuldades mencionadas em termos de condições materiais e instrumentais adequados, uso de estratégias diferenciadas, falta do acompanhamento mais próximo da família e obstáculo da memorização e/ou aprendizagem lenta, ressaltamos que mesmo diante dessas dificuldades os professores acreditam na possibilidade de alfabetização e letramento do aluno com deficiência intelectual. Portanto, fica evidente que a realidade permeada no cotidiano desses participantes da pesquisa configura-se como um importante ganho dentro do histórico de segregação e exclusão da educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-16T06:11:11Z 2020-10-16T06:11:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019. 2358-8829 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699 |
identifier_str_mv |
NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre alfabetização e letramento de crianças com deficiência intelectual: um estudo exploratório. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais eletrônicos [...]. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2019. 2358-8829 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028742065291264 |