Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Camila Almada
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lustosa, Francisca Geny
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698
Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a educação inclusiva com base na leitura e estudo de textos internacionais realizados por um grupo específico de estudantes do curso de mestrado e/ou doutorado que integram as ações promovidas pelo Grupo Pró-Inclusão da Universidade Federal do Ceará. A referida iniciativa teve o objetivo de atualizar a literatura da área e ampliar referenciais teóricos de fundamentação. Nesse sentido, debatemos aspectos conceituais e epistemológicos cunhados por diversos autores renomados no âmbito internacional, bem como, situamos suas ideias em termos de tempo histórico. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual demanda a identificação dos conceitos-chaves, as interfaces de pensamentos entre os autores nacionais/internacionais e a análise interpretativa do fenômeno em estudo. Os resultados decorrentes dessas leituras acenam para o fato de que as ideias hoje defendidas na área, já são amplamente defendidas por esses autores, cerca de uma década anterior a sua circulação no Brasil, indicando duas perspectivas distintas para gênese da inclusão, em diferentes partes do mundo. A primeira centrada na extensão da educação especial, emergindo a maior parte dos países desenvolvidos e a segunda, prevalece à ausência do direito ao ensino para todos, sendo executada nos países em desenvolvimento. Desse modo, destacamos o enfretamento de barreiras externas e internas nos sistemas escolares, ao mesmo tempo em que propõem novas possibilidades e experiências para alcançar a perspectiva da aprendizagem de todos os estudantes e da construção de uma escola inclusiva e aberta às diferenças e singularidades dos sujeitos.
id UFC-7_662c2013115bf59a8ec06e3ee45e6eaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54698
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionaisEducação inclusivaEducação especialAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadePessoas com deficiênciaInclusão socioeducacionalO presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a educação inclusiva com base na leitura e estudo de textos internacionais realizados por um grupo específico de estudantes do curso de mestrado e/ou doutorado que integram as ações promovidas pelo Grupo Pró-Inclusão da Universidade Federal do Ceará. A referida iniciativa teve o objetivo de atualizar a literatura da área e ampliar referenciais teóricos de fundamentação. Nesse sentido, debatemos aspectos conceituais e epistemológicos cunhados por diversos autores renomados no âmbito internacional, bem como, situamos suas ideias em termos de tempo histórico. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual demanda a identificação dos conceitos-chaves, as interfaces de pensamentos entre os autores nacionais/internacionais e a análise interpretativa do fenômeno em estudo. Os resultados decorrentes dessas leituras acenam para o fato de que as ideias hoje defendidas na área, já são amplamente defendidas por esses autores, cerca de uma década anterior a sua circulação no Brasil, indicando duas perspectivas distintas para gênese da inclusão, em diferentes partes do mundo. A primeira centrada na extensão da educação especial, emergindo a maior parte dos países desenvolvidos e a segunda, prevalece à ausência do direito ao ensino para todos, sendo executada nos países em desenvolvimento. Desse modo, destacamos o enfretamento de barreiras externas e internas nos sistemas escolares, ao mesmo tempo em que propõem novas possibilidades e experiências para alcançar a perspectiva da aprendizagem de todos os estudantes e da construção de uma escola inclusiva e aberta às diferenças e singularidades dos sujeitos.2020-10-16T06:08:55Z2020-10-16T06:08:55Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 2018, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Pau dos Ferros, RN: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2018.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698Nunes, Camila AlmadaLustosa, Francisca Genyporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-25T19:12:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54698Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:14.816290Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
title Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
spellingShingle Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
Nunes, Camila Almada
Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão socioeducacional
title_short Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
title_full Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
title_fullStr Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
title_full_unstemmed Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
title_sort Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais
author Nunes, Camila Almada
author_facet Nunes, Camila Almada
Lustosa, Francisca Geny
author_role author
author2 Lustosa, Francisca Geny
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Camila Almada
Lustosa, Francisca Geny
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão socioeducacional
topic Educação inclusiva
Educação especial
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Pessoas com deficiência
Inclusão socioeducacional
description O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre a educação inclusiva com base na leitura e estudo de textos internacionais realizados por um grupo específico de estudantes do curso de mestrado e/ou doutorado que integram as ações promovidas pelo Grupo Pró-Inclusão da Universidade Federal do Ceará. A referida iniciativa teve o objetivo de atualizar a literatura da área e ampliar referenciais teóricos de fundamentação. Nesse sentido, debatemos aspectos conceituais e epistemológicos cunhados por diversos autores renomados no âmbito internacional, bem como, situamos suas ideias em termos de tempo histórico. A abordagem teórico-metodológica adotada é a pesquisa bibliográfica, na qual demanda a identificação dos conceitos-chaves, as interfaces de pensamentos entre os autores nacionais/internacionais e a análise interpretativa do fenômeno em estudo. Os resultados decorrentes dessas leituras acenam para o fato de que as ideias hoje defendidas na área, já são amplamente defendidas por esses autores, cerca de uma década anterior a sua circulação no Brasil, indicando duas perspectivas distintas para gênese da inclusão, em diferentes partes do mundo. A primeira centrada na extensão da educação especial, emergindo a maior parte dos países desenvolvidos e a segunda, prevalece à ausência do direito ao ensino para todos, sendo executada nos países em desenvolvimento. Desse modo, destacamos o enfretamento de barreiras externas e internas nos sistemas escolares, ao mesmo tempo em que propõem novas possibilidades e experiências para alcançar a perspectiva da aprendizagem de todos os estudantes e da construção de uma escola inclusiva e aberta às diferenças e singularidades dos sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-16T06:08:55Z
2020-10-16T06:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 2018, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Pau dos Ferros, RN: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2018.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698
identifier_str_mv NUNES, Camila Almada; LUSTOSA, Francisca Geny. Educação inclusiva sob olhar de teóricos internacionais. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 10., 2018, Pau dos Ferros, RN. Anais eletrônicos [...]. Pau dos Ferros, RN: Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia, 2018.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028731511373824