Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192
Resumo: BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202.
id UFC-7_420a450438e2e5bd60b42228c7fcf308
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/36192
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAICAvaliaçãoProdução textualAlfabetizaçãoEvaluationTextual productionLiteracyBRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202.This article thinks about the relations between evaluation and textual production about the literacy cycle specifically in the contexts of the PNAIC and of the PAIC. For that, we carry out a documentary inquiry from some legal documents in force, like entrance halls, resolutions, directives and proposals curriculares, besides the academic production of dissertations and theories. We realize a strong gap with the limited exploration of the axle of textual production whileconstituent of the literacy conception that embasa the practices and the formulations of public policies avaliativas in this cycle. We end what, the quoted programs break with the amplitude that wraps the process of literacy, since they consider only some aspects of one or two of the necessary axles to the literacy to define if a subject is or not in a desirable literacy level, neglecting aspects made a list to the orality, the textual production and the linguistic analysis and limiting to literacy conception owing to the instrument used to value.Este artigo reflete sobre as relações entre avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização, especificamente nos contextos do PNAIC e do PAIC. Para isso, realizamos uma pesquisa documental a partir de alguns documentos legais vigentes, como portarias, resoluções, diretrizes e propostas curriculares, além da produção acadêmica de dissertações e teses. Percebemos uma forte lacuna com a limitada exploração do eixo de produção textual enquanto constituinte da concepção de alfabetização que embasa as práticas e as formulações de políticas públicas avaliativas neste ciclo. Concluímos que os programas citados rompem com a amplitude que envolve o processo de alfabetização, pois consideram somente alguns aspectos de um ou dois dos eixos necessários à alfabetização para definir se um sujeito está ou não em um nível desejável de alfabetização, negligenciando aspectos relacionados à oralidade, à produção textual e à análise linguística e limitando a concepção de alfabetização em virtude do instrumento utilizado para avaliar.Edições UFC2018-10-03T15:32:47Z2018-10-03T15:32:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBrilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida AssisGomes, Adriana Leite Limaverdeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36192Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:24.643954Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
title Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
spellingShingle Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
Avaliação
Produção textual
Alfabetização
Evaluation
Textual production
Literacy
title_short Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
title_full Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
title_fullStr Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
title_full_unstemmed Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
title_sort Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
author Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
author_facet Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
Gomes, Adriana Leite Limaverde
author_role author
author2 Gomes, Adriana Leite Limaverde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis
Gomes, Adriana Leite Limaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Produção textual
Alfabetização
Evaluation
Textual production
Literacy
topic Avaliação
Produção textual
Alfabetização
Evaluation
Textual production
Literacy
description BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-10-03T15:32:47Z
2018-10-03T15:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Brilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016)
978 85 8126 158 4
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192
identifier_str_mv Brilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016)
978 85 8126 158 4
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
publisher.none.fl_str_mv Edições UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028818264260608