Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192 |
Resumo: | BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202. |
id |
UFC-7_420a450438e2e5bd60b42228c7fcf308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/36192 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAICAvaliaçãoProdução textualAlfabetizaçãoEvaluationTextual productionLiteracyBRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202.This article thinks about the relations between evaluation and textual production about the literacy cycle specifically in the contexts of the PNAIC and of the PAIC. For that, we carry out a documentary inquiry from some legal documents in force, like entrance halls, resolutions, directives and proposals curriculares, besides the academic production of dissertations and theories. We realize a strong gap with the limited exploration of the axle of textual production whileconstituent of the literacy conception that embasa the practices and the formulations of public policies avaliativas in this cycle. We end what, the quoted programs break with the amplitude that wraps the process of literacy, since they consider only some aspects of one or two of the necessary axles to the literacy to define if a subject is or not in a desirable literacy level, neglecting aspects made a list to the orality, the textual production and the linguistic analysis and limiting to literacy conception owing to the instrument used to value.Este artigo reflete sobre as relações entre avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização, especificamente nos contextos do PNAIC e do PAIC. Para isso, realizamos uma pesquisa documental a partir de alguns documentos legais vigentes, como portarias, resoluções, diretrizes e propostas curriculares, além da produção acadêmica de dissertações e teses. Percebemos uma forte lacuna com a limitada exploração do eixo de produção textual enquanto constituinte da concepção de alfabetização que embasa as práticas e as formulações de políticas públicas avaliativas neste ciclo. Concluímos que os programas citados rompem com a amplitude que envolve o processo de alfabetização, pois consideram somente alguns aspectos de um ou dois dos eixos necessários à alfabetização para definir se um sujeito está ou não em um nível desejável de alfabetização, negligenciando aspectos relacionados à oralidade, à produção textual e à análise linguística e limitando a concepção de alfabetização em virtude do instrumento utilizado para avaliar.Edições UFC2018-10-03T15:32:47Z2018-10-03T15:32:47Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBrilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016)978 85 8126 158 4http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida AssisGomes, Adriana Leite Limaverdeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:59Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/36192Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:24.643954Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
title |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
spellingShingle |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis Avaliação Produção textual Alfabetização Evaluation Textual production Literacy |
title_short |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
title_full |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
title_fullStr |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
title_full_unstemmed |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
title_sort |
Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC e PAIC |
author |
Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis |
author_facet |
Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis Gomes, Adriana Leite Limaverde |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Adriana Leite Limaverde |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis Gomes, Adriana Leite Limaverde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Produção textual Alfabetização Evaluation Textual production Literacy |
topic |
Avaliação Produção textual Alfabetização Evaluation Textual production Literacy |
description |
BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Avaliação e produção textual no ciclo de alfabetização: tensões nos contextos do PNAIC E PAIC. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 185-202. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-10-03T15:32:47Z 2018-10-03T15:32:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Brilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016) 978 85 8126 158 4 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192 |
identifier_str_mv |
Brilhante, L. H. A. A.; Gomes, A. L. L. (2016) 978 85 8126 158 4 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028818264260608 |