A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447 |
Resumo: | This study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing. |
id |
UFPB_bc8efde969f0838a852b603096a93edc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpb.br:tede/6447 |
network_acronym_str |
UFPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamentalAvaliaçãoProdução textualCiclo de alfabetizaçãoEvaluationTextual ProductionCycle literacyCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste estudo tem como objetivo geral analisar as concepções e as práticas avaliativas do professor frente aos desvios dos alunos do Ciclo de Aprendizagem (correspondente ao 1o, 2o e 3o anos, denominado também de Ciclo de Alfabetização) na produção textual escrita. Para isso, nos apoiamos teoricamente em autores como: Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002), Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995), Perrenoud (1991), Estebam (2003), Soares (1998, 2004) Ferreiro, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), Dolz e Schneuwly(2004), entre outros. Nosso trabalho defende uma abordagem sociointeracionista de língua, uma concepção de avaliação na perspectiva formativa e desenvolveu uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, que foi realizada numa escola pública municipal de João Pessoa, com uma professora que leciona no 2o ano do Ciclo de Aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação em sala de aula, entrevista gravada em aúdio e recolhidas práticas de produção escrita dos cadernos de dois alunos, para a coleta de dados, que foram analisados a partir da proposta do PNAIC, Programa de Formação Continuada lançado no ano de 2012 pelo MEC para os alfabetizadores dos sistemas de ensino público do país. O resultado das análises aponta que apesar dos avanços no discurso da professora, mesmo que timidamente efetivados na sua prática pedagógica, ainda existem desafios na transposição didática, na perspectiva de um ensino reflexivo, pelo menos no que diz respeito à produção textual escrita.Universidade Federal da ParaíbaBRLinguísticaPrograma de Pós Graduação em LinguísticaUFPBFaria, Evangelina Maria Brito dehttp://lattes.cnpq.br/1042071001002488Soares, Maria Zuleide Abrantes2015-05-14T12:43:09Z2018-07-21T00:20:09Z2014-10-272018-07-21T00:20:09Z2014-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2019-09-19T15:25:06Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/6447Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2019-09-19T15:25:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental Soares, Maria Zuleide Abrantes Avaliação Produção textual Ciclo de alfabetização Evaluation Textual Production Cycle literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Soares, Maria Zuleide Abrantes |
author_facet |
Soares, Maria Zuleide Abrantes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Evangelina Maria Brito de http://lattes.cnpq.br/1042071001002488 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Maria Zuleide Abrantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Produção textual Ciclo de alfabetização Evaluation Textual Production Cycle literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Avaliação Produção textual Ciclo de alfabetização Evaluation Textual Production Cycle literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This study aims to describe and analyze the conceptions of a teacher‟s evaluation practices concerning text writing problems of students in Learning Cycle (corresponding to the 1st, 2nd and 3rd years, also called Literacy Cycle). For this, we consider the contributions of Marcushi (2008), Fiorin (2002), Weisz (2002) Martelota (2011), Hoffman (1999), Luckesi (1995) Perrenoud (1991), Esteban (2003) Smith (1998, 2004) Smith, (1988), Freitas (2003), Rojo (2009), and DolzSchneuwly (2004), among others. Our work supports a social interactionist approach to language, a conception of formative assessment and developed a methodological approach of qualitative research, which was conducted in a public school in João Pessoa, with a teacher who accompanies a 2nd year of the Learning Cycle class. For this survey, the following instruments were used: observation in the classroom, audio-taped interview in production practices and collected written notebooks of two students to obtain data, which were analyzed based on the proposal of PNAIC, a continuing education program launched in 2012 by the MEC for the literacy teachers of public school systems in the country. The result of the analysis shows that despite the advances in teacher‟s conception, there are still obstacles in their practice, at least as regards text writing. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-27 2014-07-14 2015-05-14T12:43:09Z 2018-07-21T00:20:09Z 2018-07-21T00:20:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447 |
identifier_str_mv |
SOARES, Maria Zuleide Abrantes. A prática avaliativa na produção textual escrita dos discentes nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e ensino) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
url |
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Linguística Programa de Pós Graduação em Linguística UFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Paraíba BR Linguística Programa de Pós Graduação em Linguística UFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instacron:UFPB |
instname_str |
Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
instacron_str |
UFPB |
institution |
UFPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br |
_version_ |
1801842910567596032 |