A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Cláudia Damião de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248
Resumo: SOUZA, Ana Cláudia Damião de. A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
id UFC-7_a4a2d76cf6e34885e600f2a0a2e0e2d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/29248
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a leiAlfabetizaçãoTemas geradoresProdução TextualLiteracyTextual productionThemes generatorsSOUZA, Ana Cláudia Damião de. A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.This paper describes the literacy of adolescents in conflict with the law through the fable genre, aimed at a deeper understanding of what happens within the classroom, with regard to the practice of producing text and, especially, to reading world held by them for the literacy process from the fable. The study takes as theoretical work of Paulo Freire, and the notion of genre authors in contemporary fable dealing with the issue. The methodology is purely bibliographical. The authors 'analysis shows that students' text production is stimulated when producing activities of reading and interpretation through the fable genre as a teaching resource that promoting understanding and scope of the alphabetic level.O presente trabalho descreve a alfabetização de adolescentes em conflitos com a lei através do gênero textual fábula, objetivando conhecer mais profundamente o que acontece no espaço da sala de aula, no que se refere à prática de produção de texto e, principalmente, à leitura de mundo realizada por eles para o processo de alfabetização a partir da fábula. O estudo toma como fundamentação teórica os trabalhos de Paulo Freire, bem como a noção de gênero textual fábula em autores contemporâneos que tratam da temática. A metodologia é de natureza exclusivamente bibliográfica. A análise dos autores demonstra que a produção de texto dos alunos é estimulada quando se produz atividades de leitura e interpretação através do gênero fábula como recurso didático que favorecendo a compreensão e alcance do nível alfabético.Martins, Estefânia Maria AlmeidaSouza, Ana Cláudia Damião de2018-01-26T10:22:13Z2018-01-26T10:22:13Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSouza, A. C. D.; Martins, E. M. A. (2012)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-26T10:22:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/29248Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:22.466242Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
title A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
spellingShingle A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
Souza, Ana Cláudia Damião de
Alfabetização
Temas geradores
Produção Textual
Literacy
Textual production
Themes generators
title_short A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
title_full A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
title_fullStr A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
title_full_unstemmed A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
title_sort A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei
author Souza, Ana Cláudia Damião de
author_facet Souza, Ana Cláudia Damião de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Estefânia Maria Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Cláudia Damião de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Temas geradores
Produção Textual
Literacy
Textual production
Themes generators
topic Alfabetização
Temas geradores
Produção Textual
Literacy
Textual production
Themes generators
description SOUZA, Ana Cláudia Damião de. A importância da leitura através do gênero textual fábula na alfabetização do adolescente em conflito com a lei. 2012. 58f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-01-26T10:22:13Z
2018-01-26T10:22:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, A. C. D.; Martins, E. M. A. (2012)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248
identifier_str_mv Souza, A. C. D.; Martins, E. M. A. (2012)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028860250292224