Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794 |
Resumo: | Este trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...] |
id |
UFC-7_428d258abfb2bb566f5e3e6fb1b8e48b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47794 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de PedagogiaPedagogiaEnsino de MatemáticaEducação BásicaQualidade do EnsinoEste trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...]Editora Pontes2019-11-18T19:32:50Z2019-11-18T19:32:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794Silva, Wardelane Holanda daTavares, Renato Vieiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T19:32:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47794Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:32.587971Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
title |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
spellingShingle |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia Silva, Wardelane Holanda da Pedagogia Ensino de Matemática Educação Básica Qualidade do Ensino |
title_short |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
title_full |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
title_fullStr |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
title_sort |
Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia |
author |
Silva, Wardelane Holanda da |
author_facet |
Silva, Wardelane Holanda da Tavares, Renato Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Renato Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wardelane Holanda da Tavares, Renato Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Ensino de Matemática Educação Básica Qualidade do Ensino |
topic |
Pedagogia Ensino de Matemática Educação Básica Qualidade do Ensino |
description |
Este trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...] |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-11-18T19:32:50Z 2019-11-18T19:32:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193. 978-85-7113-967-1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794 |
identifier_str_mv |
SILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193. 978-85-7113-967-1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Pontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Pontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029012302200832 |