Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wardelane Holanda da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tavares, Renato Vieira
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...]
id UFC-7_428d258abfb2bb566f5e3e6fb1b8e48b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47794
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de PedagogiaPedagogiaEnsino de MatemáticaEducação BásicaQualidade do EnsinoEste trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...]Editora Pontes2019-11-18T19:32:50Z2019-11-18T19:32:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794Silva, Wardelane Holanda daTavares, Renato Vieiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-18T19:32:51Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47794Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:32.587971Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
title Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
spellingShingle Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
Silva, Wardelane Holanda da
Pedagogia
Ensino de Matemática
Educação Básica
Qualidade do Ensino
title_short Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
title_full Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
title_fullStr Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
title_sort Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
author Silva, Wardelane Holanda da
author_facet Silva, Wardelane Holanda da
Tavares, Renato Vieira
author_role author
author2 Tavares, Renato Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wardelane Holanda da
Tavares, Renato Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Ensino de Matemática
Educação Básica
Qualidade do Ensino
topic Pedagogia
Ensino de Matemática
Educação Básica
Qualidade do Ensino
description Este trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-18T19:32:50Z
2019-11-18T19:32:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193.
978-85-7113-967-1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794
identifier_str_mv SILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193.
978-85-7113-967-1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029012302200832