Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olinda, Ercília Maria Braga de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
Resumo: O presente trabalho reúne nossas reflexões sobre a disciplina Didática do Ensino Superior, ofertada aos professores recém ingressos (caráter obrigatório) e veteranos (caráter optativo) da Universidade Federal do Ceará, desde o ano de 1991, momento em que esta disciplina passou a fazer parte das exigências para a primeira ascensão funcional de qualquer professor do quadro permanente, até o semestre I de 1996. A necessidade de realizar este estudo se impôs no momento em que fomos destacada para assumir os trabalhos na turma de 1996.1. No nosso entendimento, o processo de ensino só se realiza com qualidade técnico-política à medida que é fundamentado e orientado pela pesquisa. Como afirma Nóvoa, citado por Lüdke (1994), "as situações que os professores têm que enfrentar e resolver apresentam características únicas, exigindo assim também respostas únicas, que só o profissional competente, porque auto-reflexivo, pode dar". Para organizar o presente e projetar o futuro, necessitamos entender as intenções que originaram e alimentaram o formato desta disciplina nos últimos anos. Visando realizar esta tarefa, dividimos o presente trabalho em três partes: 1) Breve histórico sobre a institucionalização da didática do ensino superior na ufc. 2) Buscando rumos para a disciplina a partir das experiências vivenciadas até 1995.2. 3) Analisando a experiência de 1996.1, para redesenhar redesenhar um "novo cenário" para a disciplina...
id UFC-7_441029843d6809f152d45c0a34479bdd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14232
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetóriaDidáticaEnsino superiorPesquisaDisciplinaO presente trabalho reúne nossas reflexões sobre a disciplina Didática do Ensino Superior, ofertada aos professores recém ingressos (caráter obrigatório) e veteranos (caráter optativo) da Universidade Federal do Ceará, desde o ano de 1991, momento em que esta disciplina passou a fazer parte das exigências para a primeira ascensão funcional de qualquer professor do quadro permanente, até o semestre I de 1996. A necessidade de realizar este estudo se impôs no momento em que fomos destacada para assumir os trabalhos na turma de 1996.1. No nosso entendimento, o processo de ensino só se realiza com qualidade técnico-política à medida que é fundamentado e orientado pela pesquisa. Como afirma Nóvoa, citado por Lüdke (1994), "as situações que os professores têm que enfrentar e resolver apresentam características únicas, exigindo assim também respostas únicas, que só o profissional competente, porque auto-reflexivo, pode dar". Para organizar o presente e projetar o futuro, necessitamos entender as intenções que originaram e alimentaram o formato desta disciplina nos últimos anos. Visando realizar esta tarefa, dividimos o presente trabalho em três partes: 1) Breve histórico sobre a institucionalização da didática do ensino superior na ufc. 2) Buscando rumos para a disciplina a partir das experiências vivenciadas até 1995.2. 3) Analisando a experiência de 1996.1, para redesenhar redesenhar um "novo cenário" para a disciplina...Revista Educação em Debate2015-11-27T17:33:47Z2015-11-27T17:33:47Z1995info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLINDA, Ercília Maria Braga de. Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 109-125, 1995.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232Olinda, Ercília Maria Braga deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:53Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14232Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T18:52:53Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
title Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
spellingShingle Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
Olinda, Ercília Maria Braga de
Didática
Ensino superior
Pesquisa
Disciplina
title_short Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
title_full Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
title_fullStr Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
title_full_unstemmed Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
title_sort Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
author Olinda, Ercília Maria Braga de
author_facet Olinda, Ercília Maria Braga de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olinda, Ercília Maria Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino superior
Pesquisa
Disciplina
topic Didática
Ensino superior
Pesquisa
Disciplina
description O presente trabalho reúne nossas reflexões sobre a disciplina Didática do Ensino Superior, ofertada aos professores recém ingressos (caráter obrigatório) e veteranos (caráter optativo) da Universidade Federal do Ceará, desde o ano de 1991, momento em que esta disciplina passou a fazer parte das exigências para a primeira ascensão funcional de qualquer professor do quadro permanente, até o semestre I de 1996. A necessidade de realizar este estudo se impôs no momento em que fomos destacada para assumir os trabalhos na turma de 1996.1. No nosso entendimento, o processo de ensino só se realiza com qualidade técnico-política à medida que é fundamentado e orientado pela pesquisa. Como afirma Nóvoa, citado por Lüdke (1994), "as situações que os professores têm que enfrentar e resolver apresentam características únicas, exigindo assim também respostas únicas, que só o profissional competente, porque auto-reflexivo, pode dar". Para organizar o presente e projetar o futuro, necessitamos entender as intenções que originaram e alimentaram o formato desta disciplina nos últimos anos. Visando realizar esta tarefa, dividimos o presente trabalho em três partes: 1) Breve histórico sobre a institucionalização da didática do ensino superior na ufc. 2) Buscando rumos para a disciplina a partir das experiências vivenciadas até 1995.2. 3) Analisando a experiência de 1996.1, para redesenhar redesenhar um "novo cenário" para a disciplina...
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2015-11-27T17:33:47Z
2015-11-27T17:33:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLINDA, Ercília Maria Braga de. Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 109-125, 1995.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
identifier_str_mv OLINDA, Ercília Maria Braga de. Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 109-125, 1995.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935780361011200