Repensando a didática do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289 |
Resumo: | Do processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade... |
id |
UFC-7_fe85b2267be161fbadfb2f957145b91e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/14289 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a didática do ensino superiorDidática do ensino superiorCurrículoAnálise da disciplinaDo processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade...Revista Educação em Debate2015-12-01T11:52:39Z2015-12-01T11:52:39Z1989info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289Leitinho, Meirecele Calíopeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:58.934530Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a didática do ensino superior |
title |
Repensando a didática do ensino superior |
spellingShingle |
Repensando a didática do ensino superior Leitinho, Meirecele Calíope Didática do ensino superior Currículo Análise da disciplina |
title_short |
Repensando a didática do ensino superior |
title_full |
Repensando a didática do ensino superior |
title_fullStr |
Repensando a didática do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Repensando a didática do ensino superior |
title_sort |
Repensando a didática do ensino superior |
author |
Leitinho, Meirecele Calíope |
author_facet |
Leitinho, Meirecele Calíope |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitinho, Meirecele Calíope |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática do ensino superior Currículo Análise da disciplina |
topic |
Didática do ensino superior Currículo Análise da disciplina |
description |
Do processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade... |
publishDate |
1989 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1989 2015-12-01T11:52:39Z 2015-12-01T11:52:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989. 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289 |
identifier_str_mv |
LEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989. 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029021798105088 |