Repensando a didática do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitinho, Meirecele Calíope
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289
Resumo: Do processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade...
id UFC-7_fe85b2267be161fbadfb2f957145b91e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/14289
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Repensando a didática do ensino superiorDidática do ensino superiorCurrículoAnálise da disciplinaDo processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade...Revista Educação em Debate2015-12-01T11:52:39Z2015-12-01T11:52:39Z1989info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989.0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289Leitinho, Meirecele Calíopeinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:52:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/14289Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:58.934530Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando a didática do ensino superior
title Repensando a didática do ensino superior
spellingShingle Repensando a didática do ensino superior
Leitinho, Meirecele Calíope
Didática do ensino superior
Currículo
Análise da disciplina
title_short Repensando a didática do ensino superior
title_full Repensando a didática do ensino superior
title_fullStr Repensando a didática do ensino superior
title_full_unstemmed Repensando a didática do ensino superior
title_sort Repensando a didática do ensino superior
author Leitinho, Meirecele Calíope
author_facet Leitinho, Meirecele Calíope
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitinho, Meirecele Calíope
dc.subject.por.fl_str_mv Didática do ensino superior
Currículo
Análise da disciplina
topic Didática do ensino superior
Currículo
Análise da disciplina
description Do processo de reflexão ocorrido sobre a nossa prática político-pedagógica na Universidade, resultaram mudanças significativas na Programação e execução da disciplina Didática do Ensino Superior integrada ao Currículo dos Cursos de Especialização e Mestrado das I.E.S. do Estado do Ceará e eventualmente ministrado sob nossa responsabilidade. O repensar dessa prática partiu da "Dúvida Filosófica" definida por Gadotti, 1980 como: "Uma atitude, uma maneira de empunhar, afrontar o conjunto de problemas e das tarefas educacionais. Ela aponta um caminho. Somente assim poder-se-á construir progressivamente uma filosofia de educação que preste contas deste trabalho e deste esforço". A dúvida filosófica nos levou portanto, a uma análise da disciplina, a partir de uma compreensão atual da educação como fenômeno histórico/social, determinado e determinante de condicionamentos estruturais, vinculada ao Projeto Político/Pedagógico da classe trabalhadora. Uma opção por uma concepção crítico/ dialética da educação, instrumento de libertação do homem e transformação da Sociedade...
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989
2015-12-01T11:52:39Z
2015-12-01T11:52:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989.
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289
identifier_str_mv LEITINHO, Meirecele Calíope. Repensando a didática do ensino superior. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n 17 e 18, p. 227-230, 1989.
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029021798105088