O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539 |
Resumo: | In this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the authors hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers. |
id |
UFMG-5_422f1fdce3ab3f6d60bca669536fb334 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42539 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docenteFormação de Professores de Ensino SuperiorMetodologia Didática do Ensino SuperiorEnsino SuperiorCátedraDisciplina de Curso de Pós-GraduaçãoSurgimento da DisciplinaIn this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the authors hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers.Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 101982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539/32382Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria de Lourdes Rocha de2023-05-29T13:42:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42539Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:42:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
title |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
spellingShingle |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente Lima, Maria de Lourdes Rocha de Formação de Professores de Ensino Superior Metodologia Didática do Ensino Superior Ensino Superior Cátedra Disciplina de Curso de Pós-Graduação Surgimento da Disciplina |
title_short |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
title_full |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
title_fullStr |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
title_full_unstemmed |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
title_sort |
O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente |
author |
Lima, Maria de Lourdes Rocha de |
author_facet |
Lima, Maria de Lourdes Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria de Lourdes Rocha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores de Ensino Superior Metodologia Didática do Ensino Superior Ensino Superior Cátedra Disciplina de Curso de Pós-Graduação Surgimento da Disciplina |
topic |
Formação de Professores de Ensino Superior Metodologia Didática do Ensino Superior Ensino Superior Cátedra Disciplina de Curso de Pós-Graduação Surgimento da Disciplina |
description |
In this the author confronts a number of theoretical studies concerning Methodology Didactics and introduces the authors hypothesis concerning the advent to such a discipline. The methods used by the author were the analysis of the pertinent legislation, reports and interviews with associate and assistant university teachers. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42539/32382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 13 n. 20-25 (1997): Edição 10 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125341732864 |