Os de Minha Rua: curadoria e presença de artistas negras e negros na arte brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52113 |
Resumo: | This paper discusses the curatorial project of the art exhibiton Os da Minha Rua: Poéticas de Re existência dos Artistas Afro-Brasileiros located in Museu da Abolição - MAB, Recife/PE, in the yar of 2018. The title of this project was inspired by the poetic of the homonymous book by Angolan writer Ondjaki. The project has problematized issues about inidividual memories entangled to colective memories, childhood and youth experienced in colonial and diasporic context (Africa/ Brazil), cultural sociabilities between tradition and modernity in Africa and diasporic countries, and how “os da minha rua” («those from my street» in a free translation) are part of our extended family, from which memories can make us reconect with tradition and ancestry. |
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Os de Minha Rua: curadoria e presença de artistas negras e negros na arte brasileiraOs de Minha Rua: curating and presence by black artists in Brazilian artArte afro-brasileiraHistória das exposiçõesCuradoriaDecolonialidadeThis paper discusses the curatorial project of the art exhibiton Os da Minha Rua: Poéticas de Re existência dos Artistas Afro-Brasileiros located in Museu da Abolição - MAB, Recife/PE, in the yar of 2018. The title of this project was inspired by the poetic of the homonymous book by Angolan writer Ondjaki. The project has problematized issues about inidividual memories entangled to colective memories, childhood and youth experienced in colonial and diasporic context (Africa/ Brazil), cultural sociabilities between tradition and modernity in Africa and diasporic countries, and how “os da minha rua” («those from my street» in a free translation) are part of our extended family, from which memories can make us reconect with tradition and ancestry.Esse artigo reflete sobre o projeto curatorial da exposição de artes visuais Os da Minha Rua: Poéticas de Re existência dos Artistas Afro-Brasileiros, ocorrida no Museu da Abolição – MAB, na cidade do Recife/PE, em 2018. O título dado ao projeto foi inspirado na poética da obra de mesmo título do escritor angolano Ondjaki. O projeto problematizou questões sobre memórias individuais entrelaçadas às coletivas, infâncias e juventudes experimentadas em contextos coloniais e diaspóricos (África/Brasil), sociabilidades culturais tensionadas entre tradições e modernidades na África e na diáspora, e sobre como “os da minha rua” fazem parte de nossa família ampliada, cujas lembranças possibilitam o reconectar com tradições e ancestralidades.Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes2020-06-03T19:35:55Z2020-06-03T19:35:55Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLIMA, Joana D'Arc de Sousa e. Os de Minha Rua: curadoria e presença de artistas negras e negros na arte brasileira. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 206-222, 2019.2594-5491http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52113Lima, Joana D'Arc de Sousa eporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-13T14:19:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52113Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:29:24.523592Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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