Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bado, Lilian [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244114
Resumo: Curadoria Híbrida: curador(a) - artista - ambiente constitui-se de estudos de caso dos processos criativos de seis edições de Campo Minado - Programa de Exposições, um conjunto de eventos de Artes Visuais que ocorrem desde 2013, com curadoria desta pesquisadora. Com características itinerantes, esse programa efetiva-se com o trabalho colaborativo entre curadora e artistas, que juntos criam um ambiente para exposição e programação, com o intuito de promover o encontro entre artista, obra e público. A pesquisa se apoia também em estudos de caso sobre curadoria, focados em trajetória de curadores que influenciam a cena nacional e internacional, com recorte da história recente da curadoria como contexto para estudos de curadoria híbrida, destacando-se depoimentos de três curadores contemporâneos, como Lisette Lagnado, Carolyn Christov-Bakargiev e Okwui Enwezor, com curadorias na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel; e dois precursores da curadoria em Arte Contemporânea, Harald Szeemann e Walter Zanini, com entrevistas a Terry Smiths e Hans Ulrich Obrist; bem como textos críticos de Jeannine Tang e João Ribas sobre curadoria, e Adrian George sobre a função do curador. A base teórica da pesquisa sobre curadoria híbrida desenvolve-se no contexto do Hibridismo em Artes, enquanto misturas no processo criativo, articulando os conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de Agnus Valente. Como resultado dos estudos empreendidos, o caráter híbrido de minha curadoria confirma-se em duas modalidades, a saber, hibridações de sistemas e predominantemente de poéticas. Na hibridação de sistemas, ocorre a mistura de sistemas artísticos e não-artísticos, tanto no âmbito do evento expositivo, composto por obras em diversas linguagens como Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura, Performance etc.; quanto no âmbito da programação interdisciplinar do evento, envolvendo palestras, Conversa com Artistas, workshops e outras atividades educativas; como também no âmbito de minha atuação curatorial, como curadora, produtora, mediadora, crítica e artista expositora simultaneamente, e, finalmente, de minha proposta curatorial, na qual destaca-se a hibridação entre Arte e Filosofia, com inspiração nos conceitos de Ambiente, de Hélio Oiticica, e de Liberdade, de Jean-Paul Sartre. Na hibridação de poéticas, minha curadoria híbrida caracteriza-se pela prática curatorial colaborativa com os artistas, que participam do processo, numa espécie de co-criação. Compartilhamos as funções, numa hibridação interformativa, num processo que amalgama as formas de ser e de criar da curadora e dos artistas no perfil curatorial do evento. O estudo averigua a relação interpessoal dos agentes da rede como principais caminhos da curadoria e o modo como se dão essas relações entre curadores, artistas e instituições, apresentando a curadoria híbrida como uma solução para exposições de Arte Contemporânea, como prática alternativa aos processos institucionalizados ou historicamente estabelecidos. O presente texto demonstra a importância do trabalho do curador no universo da Arte Contemporânea e, nesse contexto, busca identificar o diferencial do meu processo que nomeio como Curadoria Híbrida, conceito que, nesta tese, apresento como contribuição teórico-prática para os estudos de Curadoria e Práticas Curatoriais.
id UNSP_363a578b58faa5911ab764d51029465a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244114
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambienteHybrid curating: curator - artist - environmentArte - Séc. XXICuradoriaArte - ExposiçõesCuradoria Híbrida: curador(a) - artista - ambiente constitui-se de estudos de caso dos processos criativos de seis edições de Campo Minado - Programa de Exposições, um conjunto de eventos de Artes Visuais que ocorrem desde 2013, com curadoria desta pesquisadora. Com características itinerantes, esse programa efetiva-se com o trabalho colaborativo entre curadora e artistas, que juntos criam um ambiente para exposição e programação, com o intuito de promover o encontro entre artista, obra e público. A pesquisa se apoia também em estudos de caso sobre curadoria, focados em trajetória de curadores que influenciam a cena nacional e internacional, com recorte da história recente da curadoria como contexto para estudos de curadoria híbrida, destacando-se depoimentos de três curadores contemporâneos, como Lisette Lagnado, Carolyn Christov-Bakargiev e Okwui Enwezor, com curadorias na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel; e dois precursores da curadoria em Arte Contemporânea, Harald Szeemann e Walter Zanini, com entrevistas a Terry Smiths e Hans Ulrich Obrist; bem como textos críticos de Jeannine Tang e João Ribas sobre curadoria, e Adrian George sobre a função do curador. A base teórica da pesquisa sobre curadoria híbrida desenvolve-se no contexto do Hibridismo em Artes, enquanto misturas no processo criativo, articulando os conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de Agnus Valente. Como resultado dos estudos empreendidos, o caráter híbrido de minha curadoria confirma-se em duas modalidades, a saber, hibridações de sistemas e predominantemente de poéticas. Na hibridação de sistemas, ocorre a mistura de sistemas artísticos e não-artísticos, tanto no âmbito do evento expositivo, composto por obras em diversas linguagens como Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura, Performance etc.; quanto no âmbito da programação interdisciplinar do evento, envolvendo palestras, Conversa com Artistas, workshops e outras atividades educativas; como também no âmbito de minha atuação curatorial, como curadora, produtora, mediadora, crítica e artista expositora simultaneamente, e, finalmente, de minha proposta curatorial, na qual destaca-se a hibridação entre Arte e Filosofia, com inspiração nos conceitos de Ambiente, de Hélio Oiticica, e de Liberdade, de Jean-Paul Sartre. Na hibridação de poéticas, minha curadoria híbrida caracteriza-se pela prática curatorial colaborativa com os artistas, que participam do processo, numa espécie de co-criação. Compartilhamos as funções, numa hibridação interformativa, num processo que amalgama as formas de ser e de criar da curadora e dos artistas no perfil curatorial do evento. O estudo averigua a relação interpessoal dos agentes da rede como principais caminhos da curadoria e o modo como se dão essas relações entre curadores, artistas e instituições, apresentando a curadoria híbrida como uma solução para exposições de Arte Contemporânea, como prática alternativa aos processos institucionalizados ou historicamente estabelecidos. O presente texto demonstra a importância do trabalho do curador no universo da Arte Contemporânea e, nesse contexto, busca identificar o diferencial do meu processo que nomeio como Curadoria Híbrida, conceito que, nesta tese, apresento como contribuição teórico-prática para os estudos de Curadoria e Práticas Curatoriais.Hybrid Curating: curator - artist - environment constitutes case studies on the creation processes of six editions of Minefield - Exhibitions Program, a set of Visual Arts events that take place since 2013, curated by this researcher. Itinerant exhibition, this program configures a collaborative work between curator and artists, who together create an environment for exhibition and programming with the intention of promoting the meeting between artist, artwork and public. This research is also based on case studies on curatorship, focused on the trajectory of curators who influence the national and international scene, with an excerpt from the recent history of curatorship as a context for hybrid curating studies, highlighting testimonials from three contemporary curators, such as Lisette Lagnado, Okwui Enwezor and Carolyn Christov-Bakargiev , curators of the Bienal de São Paulo, Venice Biennale and Documenta of Kassel; and two precursors of curating in Contemporary Art, Harald Szeemann and Walter Zanini; with interviews to Terry Smiths and Hans Ulrich Obrist; as well as critical texts on curating by Jeannine Tang and João Ribas; and Adrian George, on the function of the curator. The theoretical basis of the research on hybrid curating is developed in the context of Hybridism in Arts, understood as mixing in the creative process, and relies on Agnus Valente's concepts Hybridations of Media, Systems and Poetics. As the research results of the studies undertaken, the hybrid character of my curatorial practice is confirmed in two modalities: hybridations of systems and predominantly poetics. In the hybridation of systems, the mixing of artistic and non-artistic systems occurs in the scope of the exhibition event, composed of artworks in several languages such as Visual Arts, Cinema, Music, Litterature, Performance etc..; in the scope of the interdisciplinary programming of the event, involving lectures, public Talk with the Artists, workshops and another educational activities; in the scope of my curatorial actuation, simultaneously as curator, producer, mediator, critic and artist in the same exhibition, and, finally, in my curatorial proposal characterized by hybridation between Arts and Philosophy, with inspiration in the concepts of Environment, by Helio Oiticica, and Freedom, by Jean-Paul Sartre. In the hybridation of poetics, my hybrid curating is characterized by the collaborative curatorial practice with the artists, who participate in the process in a kind of co-creation. We share the functions, in an interformative hybridation, in a process that amalgamates the ways of being and creating of the curator and artists, in the curatorial profile of the exhibition. The study investigates the interpersonal relationship between network agents as the main paths of curatorship and also the way in which those relationships between curators, artists and institutions take place, presenting the hybrid curating as a solution for Contemporary Art exhibitions, as an alternative practice to the institutionalized or historically established processes. The present text demonstrates the importance of the curatorial work in the Contemporary Art universe and, in that context, tries to identify the differential of my process that I nominate as Hybrid Curating, a concept that, in this Thesis, I present as a theoretical and practical contribution to the studies on Curating and Curatorial Practices.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spaniol, José Paiani [UNESP]Valente, Agnus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bado, Lilian [UNESP]2023-06-19T13:49:05Z2023-06-19T13:49:05Z2023-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24411433004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
Hybrid curating: curator - artist - environment
title Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
spellingShingle Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
Bado, Lilian [UNESP]
Arte - Séc. XXI
Curadoria
Arte - Exposições
title_short Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
title_full Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
title_fullStr Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
title_full_unstemmed Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
title_sort Curadoria híbrida: curador(a) - artista - ambiente
author Bado, Lilian [UNESP]
author_facet Bado, Lilian [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Spaniol, José Paiani [UNESP]
Valente, Agnus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bado, Lilian [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Séc. XXI
Curadoria
Arte - Exposições
topic Arte - Séc. XXI
Curadoria
Arte - Exposições
description Curadoria Híbrida: curador(a) - artista - ambiente constitui-se de estudos de caso dos processos criativos de seis edições de Campo Minado - Programa de Exposições, um conjunto de eventos de Artes Visuais que ocorrem desde 2013, com curadoria desta pesquisadora. Com características itinerantes, esse programa efetiva-se com o trabalho colaborativo entre curadora e artistas, que juntos criam um ambiente para exposição e programação, com o intuito de promover o encontro entre artista, obra e público. A pesquisa se apoia também em estudos de caso sobre curadoria, focados em trajetória de curadores que influenciam a cena nacional e internacional, com recorte da história recente da curadoria como contexto para estudos de curadoria híbrida, destacando-se depoimentos de três curadores contemporâneos, como Lisette Lagnado, Carolyn Christov-Bakargiev e Okwui Enwezor, com curadorias na Bienal de São Paulo, Bienal de Veneza e Documenta de Kassel; e dois precursores da curadoria em Arte Contemporânea, Harald Szeemann e Walter Zanini, com entrevistas a Terry Smiths e Hans Ulrich Obrist; bem como textos críticos de Jeannine Tang e João Ribas sobre curadoria, e Adrian George sobre a função do curador. A base teórica da pesquisa sobre curadoria híbrida desenvolve-se no contexto do Hibridismo em Artes, enquanto misturas no processo criativo, articulando os conceitos de Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de Agnus Valente. Como resultado dos estudos empreendidos, o caráter híbrido de minha curadoria confirma-se em duas modalidades, a saber, hibridações de sistemas e predominantemente de poéticas. Na hibridação de sistemas, ocorre a mistura de sistemas artísticos e não-artísticos, tanto no âmbito do evento expositivo, composto por obras em diversas linguagens como Artes Visuais, Cinema, Música, Literatura, Performance etc.; quanto no âmbito da programação interdisciplinar do evento, envolvendo palestras, Conversa com Artistas, workshops e outras atividades educativas; como também no âmbito de minha atuação curatorial, como curadora, produtora, mediadora, crítica e artista expositora simultaneamente, e, finalmente, de minha proposta curatorial, na qual destaca-se a hibridação entre Arte e Filosofia, com inspiração nos conceitos de Ambiente, de Hélio Oiticica, e de Liberdade, de Jean-Paul Sartre. Na hibridação de poéticas, minha curadoria híbrida caracteriza-se pela prática curatorial colaborativa com os artistas, que participam do processo, numa espécie de co-criação. Compartilhamos as funções, numa hibridação interformativa, num processo que amalgama as formas de ser e de criar da curadora e dos artistas no perfil curatorial do evento. O estudo averigua a relação interpessoal dos agentes da rede como principais caminhos da curadoria e o modo como se dão essas relações entre curadores, artistas e instituições, apresentando a curadoria híbrida como uma solução para exposições de Arte Contemporânea, como prática alternativa aos processos institucionalizados ou historicamente estabelecidos. O presente texto demonstra a importância do trabalho do curador no universo da Arte Contemporânea e, nesse contexto, busca identificar o diferencial do meu processo que nomeio como Curadoria Híbrida, conceito que, nesta tese, apresento como contribuição teórico-prática para os estudos de Curadoria e Práticas Curatoriais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19T13:49:05Z
2023-06-19T13:49:05Z
2023-04-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244114
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/244114
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546392516296704