O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104 https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987 https://orcid.org/0000-0002-3705-1667 |
Resumo: | O presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira. |
id |
UNB_044c94c516bf4e7294c6443f6e23cc3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/45104 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonialCuradoria - artesExposições de arteBarrocoArte popularO presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.This paper investigates an interpretation, proposed by Emanoel Araújo, for the cultural phenomenon of Baroque in curating the exhibition Barroco Ardente e Sincrético – LusoAfro-Brasileiro at the Afro Brasil Museum, between August 2017 and March of the following year. Our aim is to understand how the exhibition presents Baroque andrelates to the themes of art and popular culture. To do so, we present the basic premises in constituting the exhibition, its intersections and temporal dynamics. We evaluate its relationship to other exhibitions curated by Araújo, which preceded some of the choices made for the interpretation of Brazilian colonial art.Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)Universidade de BrasíliaOliveira, Emerson Dionisio Gomes de2022-11-04T17:55:50Z2022-11-04T17:55:50Z2022-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987https://orcid.org/0000-0002-3705-1667MODOS revista de história da arte - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso. Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita. Fonte: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/about. Acesso em: 04 nov. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/45104Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
title |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
spellingShingle |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de Curadoria - artes Exposições de arte Barroco Arte popular |
title_short |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
title_full |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
title_fullStr |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
title_full_unstemmed |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
title_sort |
O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial |
author |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curadoria - artes Exposições de arte Barroco Arte popular |
topic |
Curadoria - artes Exposições de arte Barroco Arte popular |
description |
O presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-04T17:55:50Z 2022-11-04T17:55:50Z 2022-09-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104 https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987 https://orcid.org/0000-0002-3705-1667 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104 https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987 https://orcid.org/0000-0002-3705-1667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ) |
publisher.none.fl_str_mv |
Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508298597040128 |