O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
https://orcid.org/0000-0002-3705-1667
Resumo: O presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.
id UNB_044c94c516bf4e7294c6443f6e23cc3b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/45104
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonialCuradoria - artesExposições de arteBarrocoArte popularO presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.This paper investigates an interpretation, proposed by Emanoel Araújo, for the cultural phenomenon of Baroque in curating the exhibition Barroco Ardente e Sincrético – LusoAfro-Brasileiro at the Afro Brasil Museum, between August 2017 and March of the following year. Our aim is to understand how the exhibition presents Baroque andrelates to the themes of art and popular culture. To do so, we present the basic premises in constituting the exhibition, its intersections and temporal dynamics. We evaluate its relationship to other exhibitions curated by Araújo, which preceded some of the choices made for the interpretation of Brazilian colonial art.Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)Universidade de BrasíliaOliveira, Emerson Dionisio Gomes de2022-11-04T17:55:50Z2022-11-04T17:55:50Z2022-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987https://orcid.org/0000-0002-3705-1667MODOS revista de história da arte - Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso. Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado. Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita. Fonte: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/about. Acesso em: 04 nov. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-27T00:07:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/45104Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-27T00:07:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
title O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
spellingShingle O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Curadoria - artes
Exposições de arte
Barroco
Arte popular
title_short O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
title_full O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
title_fullStr O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
title_full_unstemmed O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
title_sort O ardente, mágico e popular barroco brasileiro : curadoria e arte colonial
author Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_facet Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade de Brasília
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Curadoria - artes
Exposições de arte
Barroco
Arte popular
topic Curadoria - artes
Exposições de arte
Barroco
Arte popular
description O presente artigo investiga a intepretação proposta por Emanoel Araújo para o fenômeno cultural do barroco na curadoria da exposição Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro, no Museu Afro Brasil, entre agosto de 2017 e março do ano seguinte. Busca-se compreender como a exposição apresenta o barroco e se relaciona com os temas da arte e da cultura popular. Para tanto, procuramos apresentar as premissas básicas de constituição da mostra, os atravessamentos expológicos e a dinâmica temporal que ela buscou apresentar. Nessa direção, avaliaremos sua relação com outras mostras curadas por Araújo e que antecederam algumas das escolhas operadas para a interpretação da arte colonial brasileira.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-04T17:55:50Z
2022-11-04T17:55:50Z
2022-09-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
https://orcid.org/0000-0002-3705-1667
identifier_str_mv OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. O ardente, mágico e popular barroco brasileiro: curadoria e arte colonial. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, v. 6, n. 3, p. 151–185, 2022. DOI 10.20396/modos.v6i3.8670987. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8670987. Acesso em: 04 nov. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/45104
https://doi.org/10.20396/modos.v6i3.8670987
https://orcid.org/0000-0002-3705-1667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)
publisher.none.fl_str_mv Programas de pós-graduação em Artes/Artes Visuais (UNICAMP, UFRJ, UnB, UFRGS, UFBA e UERJ)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508298597040128