Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874 |
Resumo: | Em consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar. |
id |
UFC-7_47b93110b48242240911ea27824c5d34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19874 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino BásicoEnsino básicoLíngua espanholaPapeisEm consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar.Ministerio de Educación, Cultura y Deporte2016-09-30T11:42:59Z2016-09-30T11:42:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465.978-85-8320-066-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádisporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T18:59:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19874Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:31.154520Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
title |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
spellingShingle |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis Ensino básico Língua espanhola Papeis |
title_short |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
title_full |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
title_fullStr |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
title_sort |
Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico |
author |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_facet |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico Língua espanhola Papeis |
topic |
Ensino básico Língua espanhola Papeis |
description |
Em consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-09-30T11:42:59Z 2016-09-30T11:42:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465. 978-85-8320-066-6 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874 |
identifier_str_mv |
BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465. 978-85-8320-066-6 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministerio de Educación, Cultura y Deporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministerio de Educación, Cultura y Deporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028921374932992 |