Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874
Resumo: Em consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar.
id UFC-7_47b93110b48242240911ea27824c5d34
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19874
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino BásicoEnsino básicoLíngua espanholaPapeisEm consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar.Ministerio de Educación, Cultura y Deporte2016-09-30T11:42:59Z2016-09-30T11:42:59Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfBAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465.978-85-8320-066-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádisporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T18:59:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19874Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:31.154520Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
title Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
Ensino básico
Língua espanhola
Papeis
title_short Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
title_full Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
title_sort Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico
author Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_facet Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Lívia Márcia Tiba Rádis
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Língua espanhola
Papeis
topic Ensino básico
Língua espanhola
Papeis
description Em consonância com o tema proposto para a presente mesa redonda, neste texto refletirei a respeito da relação entre o sugerido no âmbito do documento norteador para o ensino espanhol no nível fundamental das escolas do município de Fortaleza e as expectativas quanto ao trabalho docente, em concreto, quanto ao papel do professor nesse contexto. Tomarei como fio condutor para minhas reflexões as Diretrizes curriculares para o ensino fundamental do sistema público municipal de ensino de Fortaleza (SME, 2011), direcionadas às línguas espanhola e inglesa. Tratarei, assim, do que denomino plano do dizível (o do documento) e do plano do possível/plausível (o da ação e papel do professor), ou seja, do plano que orienta a ação docente, que constitui um guia para a ação, relacionando-o com a expectativa acerca dessa ação e do papel correspondente ao professor, como ator social. Dessa forma, examinarei as implicações da dimensão formal do ensino no que se refere à ação docente, à luz do referido documento, sem perder de vista sua natureza orientadora e, ainda, as especificidade e singularidade do contexto escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-09-30T11:42:59Z
2016-09-30T11:42:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465.
978-85-8320-066-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874
identifier_str_mv BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Entre o dizível e possível/plausível: uma reflexão sobre o papel dos professores de espanhol no Ensino Básico. In: PEÑA, José Suárez Inclán-García de la; BLANCO, Marcial Izquierdo; DÍAZ, Ana María Palacios (Eds). V Congresso Nordestino de Professores de Espanhol (nov. 2014). Madri: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2014, p. 459-465.
978-85-8320-066-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ministerio de Educación, Cultura y Deporte
publisher.none.fl_str_mv Ministerio de Educación, Cultura y Deporte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028921374932992