A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Damares de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084
Resumo: O presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé.
id UFC-7_483d760d8bb202f30cbb6cbaf5fdd92d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41084
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo FreirePedagogia do oprimidoEducaçãoPaulo FreireO presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé.FACED2019-04-25T18:41:29Z2019-04-25T18:41:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOREIRA, Damares de Oliveira. A relevância da obra “pedagogia do oprimido”: por uma leitura marxista de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 31-33. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.2595 9956http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084Moreira, Damares de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:16.338343Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
title A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
spellingShingle A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
Moreira, Damares de Oliveira
Pedagogia do oprimido
Educação
Paulo Freire
title_short A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
title_full A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
title_fullStr A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
title_full_unstemmed A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
title_sort A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
author Moreira, Damares de Oliveira
author_facet Moreira, Damares de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Damares de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do oprimido
Educação
Paulo Freire
topic Pedagogia do oprimido
Educação
Paulo Freire
description O presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-25T18:41:29Z
2019-04-25T18:41:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Damares de Oliveira. A relevância da obra “pedagogia do oprimido”: por uma leitura marxista de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 31-33. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
2595 9956
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084
identifier_str_mv MOREIRA, Damares de Oliveira. A relevância da obra “pedagogia do oprimido”: por uma leitura marxista de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 31-33. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
2595 9956
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED
publisher.none.fl_str_mv FACED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029048487510016