A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084 |
Resumo: | O presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé. |
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A relevância da obra “Pedagogia do oprimido": por uma leitura marxista de Paulo FreirePedagogia do oprimidoEducaçãoPaulo FreireO presente trabalho almeja fazer uma releitura da obra “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, destacando seus principais conceitos e sua validade para os dias atuais. Nessa perspectiva, abordamos que as relações entre trabalho e educação estão longe de ser superadas, haja vista que a instituição escolar não passa de uma serviçal do sistema preponderante de produção. A função escolar, desde as épocas mais remotas até o momento hodierno, é (de)formar os sujeitos para que estes se adequem ao mundo do trabalho sem criar grandes problemas. Para tanto, é necessário que os conhecimentos científicos, filosóficos e artísticos, encontrem-se distante dos homens oprimidos. Ao homem explorado, ao invés de saber, é lhe dado à educação bancária, que se revela como um instrumento de manutenção da opressão. Assim, para a confecção deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica da obra em questão. Como conclusão, apontamos a luz de Paulo Freire, qual a função precípua da escola e suas possibilidades de ruptura com o sistema de classes, em que opressores estão no alto da pirâmide, enquanto os oprimidos encontram-se no sopé.FACED2019-04-25T18:41:29Z2019-04-25T18:41:29Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOREIRA, Damares de Oliveira. A relevância da obra “pedagogia do oprimido”: por uma leitura marxista de Paulo Freire. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 31-33. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.2595 9956http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41084Moreira, Damares de Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41084Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:03:16.338343Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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