Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139916 |
Resumo: | As Altas Habilidades é uma das áreas de conhecimento da Educação, especificamente da Educação Especial, em construção conceitual e encontra-se em íntima interface com outras áreas de conhecimento como a neurociência. Diversos recursos pedagógicos podem ser utilizados como enriquecedores como, por exemplo, softwares educativos. Neste trabalho abordaremos a utilização das TICs, especificamente os softwares educativos no enriquecimento desses alunos. Esta pesquisa é parte do Programa de Atendimento e Auxílio a alunos Talentosos, Altas Habilidades/Superdotados e Gênios (PROGEN), desenvolvido por pesquisadores e alunos do Grupo de pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp, Campus de Marília/SP. Como resultado podemos apontar que um dos pontos primordiais para a utilização das TICs no enriquecimentos de alunos altas habilidades fins educativos está na formação de professores, os cursos de graduação e de pós-graduação raramente abordam essa temática e não proporcionam aos alunos discussões teóricas e momentos de prática. Formam-se professores sem um conhecimento mais aprofundado sobre a utilização das TICs e estes se sentem inseguros para utilizá-los no contexto pedagógico. |
id |
UNSP_3f56236ccd3814c0a821f0192a88cb71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139916 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidadesAltas HabilidadesSoftwares EducativosFormação de ProfessoresAs Altas Habilidades é uma das áreas de conhecimento da Educação, especificamente da Educação Especial, em construção conceitual e encontra-se em íntima interface com outras áreas de conhecimento como a neurociência. Diversos recursos pedagógicos podem ser utilizados como enriquecedores como, por exemplo, softwares educativos. Neste trabalho abordaremos a utilização das TICs, especificamente os softwares educativos no enriquecimento desses alunos. Esta pesquisa é parte do Programa de Atendimento e Auxílio a alunos Talentosos, Altas Habilidades/Superdotados e Gênios (PROGEN), desenvolvido por pesquisadores e alunos do Grupo de pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp, Campus de Marília/SP. Como resultado podemos apontar que um dos pontos primordiais para a utilização das TICs no enriquecimentos de alunos altas habilidades fins educativos está na formação de professores, os cursos de graduação e de pós-graduação raramente abordam essa temática e não proporcionam aos alunos discussões teóricas e momentos de prática. Formam-se professores sem um conhecimento mais aprofundado sobre a utilização das TICs e estes se sentem inseguros para utilizá-los no contexto pedagógico.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pedro, Ketilin Mayra [UNESP]Paulino, Carlos Eduardo [UNESP]Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP]2016-06-28T17:32:12Z2016-06-28T17:32:12Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6896-6903application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6896-69039708-2011http://hdl.handle.net/11449/139916ISSN2236-9708-2011-6896-6903.pdf31682973187828870000-0002-6473-8958porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-13T06:30:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139916Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-13T06:30:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
title |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
spellingShingle |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] Altas Habilidades Softwares Educativos Formação de Professores |
title_short |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
title_full |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
title_fullStr |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
title_full_unstemmed |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
title_sort |
Utilização de softwaresi educativos com alunos altas habilidades |
author |
Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] |
author_facet |
Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] Paulino, Carlos Eduardo [UNESP] Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Paulino, Carlos Eduardo [UNESP] Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedro, Ketilin Mayra [UNESP] Paulino, Carlos Eduardo [UNESP] Chacon, Miguel Claudio Moriel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas Habilidades Softwares Educativos Formação de Professores |
topic |
Altas Habilidades Softwares Educativos Formação de Professores |
description |
As Altas Habilidades é uma das áreas de conhecimento da Educação, especificamente da Educação Especial, em construção conceitual e encontra-se em íntima interface com outras áreas de conhecimento como a neurociência. Diversos recursos pedagógicos podem ser utilizados como enriquecedores como, por exemplo, softwares educativos. Neste trabalho abordaremos a utilização das TICs, especificamente os softwares educativos no enriquecimento desses alunos. Esta pesquisa é parte do Programa de Atendimento e Auxílio a alunos Talentosos, Altas Habilidades/Superdotados e Gênios (PROGEN), desenvolvido por pesquisadores e alunos do Grupo de pesquisa Educação e Saúde de Grupos Especiais da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp, Campus de Marília/SP. Como resultado podemos apontar que um dos pontos primordiais para a utilização das TICs no enriquecimentos de alunos altas habilidades fins educativos está na formação de professores, os cursos de graduação e de pós-graduação raramente abordam essa temática e não proporcionam aos alunos discussões teóricas e momentos de prática. Formam-se professores sem um conhecimento mais aprofundado sobre a utilização das TICs e estes se sentem inseguros para utilizá-los no contexto pedagógico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:12Z 2016-06-28T17:32:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6896-6903 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139916 ISSN2236-9708-2011-6896-6903.pdf 3168297318782887 0000-0002-6473-8958 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139916 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6896-6903 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6896-6903.pdf 3168297318782887 0000-0002-6473-8958 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6896-6903 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792962325601320960 |