Afetividade na educação infantil: uma possibilidade para a formação integral da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29050 |
Resumo: | A afetividade, embora não muito valorizada no âmbito educacional, possui relação intrínseca com a aprendizagem, sendo a cognição e o afeto aspectos indissociáveis e de suma importância para o desenvolvimento infantil. Por isso, a relação que se estabelece entre docentes e discentes (professor e crianças, no caso da Educação Infantil) é de grande importância e significado para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que, é a partir de verdadeiras relações afetivas que as crianças vivenciarão a construção de seus conhecimentos, visto que elas, mais do que os jovens e adultos, precisam desse vínculo afetivo junto ao seu professor para que se sintam acolhidas e respeitadas no ambiente de ensino e assim desenvolvam o processo de ensino-aprendizagem (ALENCASTRO, 2009; GUIOGOTO, 2001; PIAGET, 2001; VYGOTSK, 2000; WALLON, 2007). Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a influência da afetividade na relação docente-discente na Educação Infantil, segundo a perspectiva do educador. Especificamente, buscou-se: i) conhecer as características afetivas da relação docente-discente na Educação Infantil, ii) investigar a influência da afetividade nessa relação em prol da aprendizagem e iii) coletar sugestões para a melhoria dessa relação nesse nível de ensino. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em uma escola privada do município de Fortaleza, CE, na forma de um estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados coletados. A amostra foi intencional e composta por: i) uma professora da Educação Infantil que trabalha na escola visitada ii) a coordenadora pedagógica da mesma instituição; iii) a diretora da escola visitada. Os resultados revelaram quão grande é a influência da relação docente-discente na vida das crianças, podendo trazer inúmeros benefícios ou malefícios para as mesmas, dependendo de como ocorre essa relação. Se for baseada na afetividade, proporcionará benefícios que vão além da aprendizagem e da vida escolar da criança, mas, se for uma relação ríspida, de desrespeito, de afastamento do professor em relação às crianças poderá deixar marcas negativas durante toda a vida do discente. Indicaram também que, para essa relação ocorrer de modo afetivo, é necessário o empenho não só dos professores, mas de toda comunidade escolar, seja coordenador, diretor, pais e demais funcionários da instituição. As sugestões dadas para a melhoria dessa relação educador–educando apontam para mudanças na Educação desde a nível nacional, com mudanças políticas, até questões mais internas, como a valorização da afetividade dentro das relações e vínculos estabelecidos na instituição, uma vez que não se consegue trabalhar a afetividade sozinho, assim como só se conseguirá oferecer afeto se esse profissional estiver bem emocionalmente e, para isso, ele precisa ser respeitado e valorizado em seu ambiente de trabalho, assim como deve ser visto como um ser humano, que precisa ser acolhido e compreendido e não como uma máquina que deve produzir mais e melhor a cada dia. |
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