Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ruth Candida de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61072
Resumo: The present work of conclusion of the course is a study about the contributions of music to Children's Education. The work aims to: briefly describe the general history of music, identify when music is used by teachers and what contributions it has made to children's education. The study is based on readings by authors such as Bennet (1989), Brito (2003), Fonterrada (2008), in addition to documents such as BNCC (2018), National Curricular References for Child Education (1998) and Law 11.769/2008. The qualitative research included the participation of 02 teachers of a particular class of Infantil V, of a CEI of the municipal network of the city of Trairi (CE). The survey data were generated through questionnaire responses and video class analysis, as a result of the COVID-19 pandemic that prevented the occurrence of face lessons in schools. It is concluded that the use of music in children's education contributes to the integral development of the child, working the social, affective, cognitive and motor aspects in a playful and pleasant way for the child.
id UFC-7_4e99f6029afd6fafafd836e8190d6874
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61072
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de TrairiContribuiçõesMúsicaEducação InfantilThe present work of conclusion of the course is a study about the contributions of music to Children's Education. The work aims to: briefly describe the general history of music, identify when music is used by teachers and what contributions it has made to children's education. The study is based on readings by authors such as Bennet (1989), Brito (2003), Fonterrada (2008), in addition to documents such as BNCC (2018), National Curricular References for Child Education (1998) and Law 11.769/2008. The qualitative research included the participation of 02 teachers of a particular class of Infantil V, of a CEI of the municipal network of the city of Trairi (CE). The survey data were generated through questionnaire responses and video class analysis, as a result of the COVID-19 pandemic that prevented the occurrence of face lessons in schools. It is concluded that the use of music in children's education contributes to the integral development of the child, working the social, affective, cognitive and motor aspects in a playful and pleasant way for the child.O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo acerca das contribuições da música para a Educação Infantil. O trabalho tem como objetivos: descrever brevemente a história geral da música, identificar em que momentos a música é utilizada por professoras e quais as contribuições dela para a Educação Infantil. O estudo baseia-se nas leituras de autores como Bennet (1989), Brito (2003), Fonterrada (2008), além de documentos como a BNCC (2018), os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) e a Lei 11.769/2008. A pesquisa de cunho qualitativo contou com a participação de 02 professoras de determinada turma de Infantil V, de um CEI da rede municipal da cidade de Trairi (CE). Os dados da pesquisa foram gerados através das respostas de questionários e da análise de videoaulas, em decorrência da pandemia do COVID-19 que impediu a ocorrência de aulas presenciais nas escolas. Conclui-se que a utilização de músicas na educação infantil contribui no desenvolvimento integral da criança, trabalhando os aspectos social, afetivo, cognitivo e motor, de maneira lúdica e prazerosa para a criança.Ribeiro, Luis Távora FurtadoSousa, Ruth Candida de2021-10-08T14:47:34Z2021-10-08T14:47:34Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOUSA, Ruth Candida de. Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi. Orientador: Luis Távora Furtado Ribeiro. 2020. 45f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61072porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-08T14:47:34Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61072Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:49.071167Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
title Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
spellingShingle Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
Sousa, Ruth Candida de
Contribuições
Música
Educação Infantil
title_short Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
title_full Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
title_fullStr Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
title_full_unstemmed Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
title_sort Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi
author Sousa, Ruth Candida de
author_facet Sousa, Ruth Candida de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Luis Távora Furtado
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ruth Candida de
dc.subject.por.fl_str_mv Contribuições
Música
Educação Infantil
topic Contribuições
Música
Educação Infantil
description The present work of conclusion of the course is a study about the contributions of music to Children's Education. The work aims to: briefly describe the general history of music, identify when music is used by teachers and what contributions it has made to children's education. The study is based on readings by authors such as Bennet (1989), Brito (2003), Fonterrada (2008), in addition to documents such as BNCC (2018), National Curricular References for Child Education (1998) and Law 11.769/2008. The qualitative research included the participation of 02 teachers of a particular class of Infantil V, of a CEI of the municipal network of the city of Trairi (CE). The survey data were generated through questionnaire responses and video class analysis, as a result of the COVID-19 pandemic that prevented the occurrence of face lessons in schools. It is concluded that the use of music in children's education contributes to the integral development of the child, working the social, affective, cognitive and motor aspects in a playful and pleasant way for the child.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-10-08T14:47:34Z
2021-10-08T14:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Ruth Candida de. Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi. Orientador: Luis Távora Furtado Ribeiro. 2020. 45f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61072
identifier_str_mv SOUSA, Ruth Candida de. Contribuições da música para a educação infantil: pesquisa sobre experiência do município de Trairi. Orientador: Luis Távora Furtado Ribeiro. 2020. 45f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028883716374528