LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO NERY, SIOMARA
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: COSTA, STEFANIE RODRIGUES, SOUZA, MARIZÉTE SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3149
Resumo: O presente artigo objetiva apresentar resultados preliminares de um estudo sobre letramento digital desenvolvido no curso de graduação em Letras.  Destaca, inicialmente, a relação entre a nova era digital e o letramento no contexto da educação escolar e da correlação discente-docente, com ênfase na adequação do docente em meio à nova e desafiadora realidade das redes. Serão analisados, pois, primeiramente, a dinâmica nas relações que envolvem troca de informações e como transcorreu a passagem da leitura do meio físico – através de livros e/ou documentação escrita – para o ambiente virtual das redes. Em seguida, será analisada a relação de inclusão e exclusão digital que ocorre entre os indivíduos e como sucede-se a relação discente-docente com a tecnologia nas salas de aula. A importância de discutir de modo aprofundado esse conceito nos cursos de graduação justifica-se pela necessidade de adequar as práticas leitoras desenvolvidas nas salas de aula à esse universo das tecnologias encaradas aqui como instrumentos de construção de saber significativo no processo pedagógico desenvolvido dentro e fora das escolas.
id UFV-8_ae132686255c8b70953296aab82da0b7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3149
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTELetramento. Era digital. Educação. Inclusão/exclusãoO presente artigo objetiva apresentar resultados preliminares de um estudo sobre letramento digital desenvolvido no curso de graduação em Letras.  Destaca, inicialmente, a relação entre a nova era digital e o letramento no contexto da educação escolar e da correlação discente-docente, com ênfase na adequação do docente em meio à nova e desafiadora realidade das redes. Serão analisados, pois, primeiramente, a dinâmica nas relações que envolvem troca de informações e como transcorreu a passagem da leitura do meio físico – através de livros e/ou documentação escrita – para o ambiente virtual das redes. Em seguida, será analisada a relação de inclusão e exclusão digital que ocorre entre os indivíduos e como sucede-se a relação discente-docente com a tecnologia nas salas de aula. A importância de discutir de modo aprofundado esse conceito nos cursos de graduação justifica-se pela necessidade de adequar as práticas leitoras desenvolvidas nas salas de aula à esse universo das tecnologias encaradas aqui como instrumentos de construção de saber significativo no processo pedagógico desenvolvido dentro e fora das escolas.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/314910.18540/revesvl1iss3pp0397-0406REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0397-0406REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0397-0406REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0397-04062595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3149/1499CASTRO NERY, SIOMARACOSTA, STEFANIE RODRIGUESSOUZA, MARIZÉTE SILVAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T19:27:36Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3149Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-09-24T19:27:36REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
title LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
spellingShingle LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
CASTRO NERY, SIOMARA
Letramento. Era digital. Educação. Inclusão/exclusão
title_short LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
title_full LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
title_fullStr LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
title_full_unstemmed LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
title_sort LETRAMENTO DIGITAL: OS DESAFIOS DA RELAÇÃO DISCENTE-DOCENTE
author CASTRO NERY, SIOMARA
author_facet CASTRO NERY, SIOMARA
COSTA, STEFANIE RODRIGUES
SOUZA, MARIZÉTE SILVA
author_role author
author2 COSTA, STEFANIE RODRIGUES
SOUZA, MARIZÉTE SILVA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO NERY, SIOMARA
COSTA, STEFANIE RODRIGUES
SOUZA, MARIZÉTE SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento. Era digital. Educação. Inclusão/exclusão
topic Letramento. Era digital. Educação. Inclusão/exclusão
description O presente artigo objetiva apresentar resultados preliminares de um estudo sobre letramento digital desenvolvido no curso de graduação em Letras.  Destaca, inicialmente, a relação entre a nova era digital e o letramento no contexto da educação escolar e da correlação discente-docente, com ênfase na adequação do docente em meio à nova e desafiadora realidade das redes. Serão analisados, pois, primeiramente, a dinâmica nas relações que envolvem troca de informações e como transcorreu a passagem da leitura do meio físico – através de livros e/ou documentação escrita – para o ambiente virtual das redes. Em seguida, será analisada a relação de inclusão e exclusão digital que ocorre entre os indivíduos e como sucede-se a relação discente-docente com a tecnologia nas salas de aula. A importância de discutir de modo aprofundado esse conceito nos cursos de graduação justifica-se pela necessidade de adequar as práticas leitoras desenvolvidas nas salas de aula à esse universo das tecnologias encaradas aqui como instrumentos de construção de saber significativo no processo pedagógico desenvolvido dentro e fora das escolas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3149
10.18540/revesvl1iss3pp0397-0406
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3149
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss3pp0397-0406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3149/1499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 3 (2018); 0397-0406
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 3 (2018); 0397-0406
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 3 (2018); 0397-0406
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365867569152