Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Lidia Eugenia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731
Resumo: This work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal.
id UFC-7_54fb0e5e725d62caed0510fa2e3d20f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22731
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidadesFormation policy for information literacy: the role of universitiesCompetência informacionalPolíticas de formaçãoUsos da informaçãoInformation literacyFormation policyInformation competenceThis work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal.Objetiva estudar a importância das discussões atuais com relação às questões relativas à competência informacional nas universidades. Discute o conceito de competência informacional no âmbito da sociedade da informação, levando em consideração questões relativas à complexidade do uso da informação em uma sociedade tecnológica, porem com ações que se voltam cotidianamente para a valorização das reflexões multiculturais, de respeito às diferenças, de inclusão social e digital. Apresenta um breve estudo sobre políticas para a formação no uso da informação em instituições de ensino superior, a partir da pesquisa realizada na École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, na Université de Montréal.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2017-05-15T11:22:19Z2017-05-15T11:22:19Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006.1980-6949http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731Cavalcante, Lidia Eugeniainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:07:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22731Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:33.079138Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
Formation policy for information literacy: the role of universities
title Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
spellingShingle Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
Cavalcante, Lidia Eugenia
Competência informacional
Políticas de formação
Usos da informação
Information literacy
Formation policy
Information competence
title_short Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
title_full Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
title_fullStr Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
title_full_unstemmed Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
title_sort Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
author Cavalcante, Lidia Eugenia
author_facet Cavalcante, Lidia Eugenia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Lidia Eugenia
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Políticas de formação
Usos da informação
Information literacy
Formation policy
Information competence
topic Competência informacional
Políticas de formação
Usos da informação
Information literacy
Formation policy
Information competence
description This work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2017-05-15T11:22:19Z
2017-05-15T11:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006.
1980-6949
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731
identifier_str_mv CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006.
1980-6949
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028861447766016