Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731 |
Resumo: | This work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal. |
id |
UFC-7_54fb0e5e725d62caed0510fa2e3d20f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/22731 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidadesFormation policy for information literacy: the role of universitiesCompetência informacionalPolíticas de formaçãoUsos da informaçãoInformation literacyFormation policyInformation competenceThis work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal.Objetiva estudar a importância das discussões atuais com relação às questões relativas à competência informacional nas universidades. Discute o conceito de competência informacional no âmbito da sociedade da informação, levando em consideração questões relativas à complexidade do uso da informação em uma sociedade tecnológica, porem com ações que se voltam cotidianamente para a valorização das reflexões multiculturais, de respeito às diferenças, de inclusão social e digital. Apresenta um breve estudo sobre políticas para a formação no uso da informação em instituições de ensino superior, a partir da pesquisa realizada na École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, na Université de Montréal.Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação2017-05-15T11:22:19Z2017-05-15T11:22:19Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006.1980-6949http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731Cavalcante, Lidia Eugeniainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-30T18:07:18Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22731Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:33.079138Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades Formation policy for information literacy: the role of universities |
title |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades |
spellingShingle |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades Cavalcante, Lidia Eugenia Competência informacional Políticas de formação Usos da informação Information literacy Formation policy Information competence |
title_short |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades |
title_full |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades |
title_fullStr |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades |
title_full_unstemmed |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades |
title_sort |
Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades |
author |
Cavalcante, Lidia Eugenia |
author_facet |
Cavalcante, Lidia Eugenia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Lidia Eugenia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência informacional Políticas de formação Usos da informação Information literacy Formation policy Information competence |
topic |
Competência informacional Políticas de formação Usos da informação Information literacy Formation policy Information competence |
description |
This work aims to study the importance of updated inquiries regarding issues of information literacy in universities. It discusses the concept of information literacy in the scope of society of information, taking in consideration aspects of complexity of using information in a technological society, however with actions that are daily concerning the valuation of multicultural reflections, the respect for differences, social and digital inclusion. It presents a brief study about policies for the development in the use of information in institutions of superior education, from the research carried through in the École de Bibliothéconomie et des Sciences de l’Information, Université de Montréal. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2017-05-15T11:22:19Z 2017-05-15T11:22:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006. 1980-6949 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Lidia Eugenia. Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação: Nova série, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 47-62, dez. 2006. 1980-6949 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028861447766016 |