Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Cléa Gomes de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Abreu, Mariana Cristina Alves de, Lima, Marcos Antonio Martins, Martins, Priscila Uchôa, Silva, José Wellington da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
Resumo: O presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docente
id UFC-7_571c1ebbedabba07cadb2fb6818459ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51775
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiênciaIdentidade.SaberesProfissionalidade docenteO presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docenteUFC2020-05-18T13:01:49Z2020-05-18T13:01:49Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775Sousa, Ana Cléa Gomes deAbreu, Mariana Cristina Alves deLima, Marcos Antonio MartinsMartins, Priscila UchôaSilva, José Wellington daporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T13:01:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51775Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:41:00.575161Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
title Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
spellingShingle Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
Sousa, Ana Cléa Gomes de
Identidade.
Saberes
Profissionalidade docente
title_short Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
title_full Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
title_fullStr Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
title_full_unstemmed Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
title_sort Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência
author Sousa, Ana Cléa Gomes de
author_facet Sousa, Ana Cléa Gomes de
Abreu, Mariana Cristina Alves de
Lima, Marcos Antonio Martins
Martins, Priscila Uchôa
Silva, José Wellington da
author_role author
author2 Abreu, Mariana Cristina Alves de
Lima, Marcos Antonio Martins
Martins, Priscila Uchôa
Silva, José Wellington da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Cléa Gomes de
Abreu, Mariana Cristina Alves de
Lima, Marcos Antonio Martins
Martins, Priscila Uchôa
Silva, José Wellington da
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade.
Saberes
Profissionalidade docente
topic Identidade.
Saberes
Profissionalidade docente
description O presente artigo objetiva discutir os sentidos da experiência de uma professora a partir de seu relato, buscando identificar os contributos do que fora vivido para a identidade e a profissionalidade docente. A prática metodológica adotada nesse estudo encontra-se circunscrita numa abordagem de natureza qualitativa de cunho descritivo. Buscou-se referendar as construções em autores como Pimenta (1998), Tardif, (2011), Nóvoa (2014), Lessard e Tardif (2014). O estudo ocorreu por meio de duas etapas: pesquisa bibliográfica e análise de documento pessoal, conforme Bogdan e Biklen (1994). As discussões encontram-se delimitadas na constituição da profissionalidade docente e no convite à conscientização do professor desde a formação inicial ao exercício da profissão. Os resultados são apresentados em duas etapas. A primeira versa sobre o percurso profissional da professora, enfatizando dificuldades da trajetória e os sentidos para a constituição da identidade. Na segunda, recorreu-se às aulas relatadas como mote não para analise como estas aconteceram, mas, sim, sobre os significados da reflexão registrada no documento para a profissionalidade docente. Nos resultados apontam-se alguns contributos para profissionalidade da professora. Todavia, a necessidade de maior aprofundamento e o envolvimento de outros respondentes representa, de imediato, a limitação desse primeiro estudo sobre o tema. Palavras-chave: Saberes. Profissionalidade docente
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-18T13:01:49Z
2020-05-18T13:01:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
identifier_str_mv SOUSA, Ana Cléa Gomes de; ABREU, Mariana Cristina Alves de; LIMA, Marcos Antônio Martins; MARTINS, Priscila Uchôa Martins; SILVA, José Wellington da. Reflexões sobre identidade e profissionalidade docente a partir de um relato de experiência.In: CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 17., 20-23 set. 2018. Sobral (CE), Anais... UFC: Fortaleza (CE): UFC, 2018.p. 284-296. Tema: Tecnologias da Educação: passado, presente, futuro.
2237-2229
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028904808480768