DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305 |
Resumo: | Temos como propósito analisar e promover discussões sobre a formação de professores universitários no contexto da universidade pública. O estudo apresenta considerações sobre experiências formativas desenvolvidas e foi balizado pelos seguintes questionamentos: Como ocorre o processo de desenvolvimento profissional dos professores universitários? Quais fatores contribuem para a construção da identidade docente? Quais crenças possuem os professores a respeito da formação, da profissão e saberes da docência universitária? A pesquisa compreende uma análise qualitativa de dados quantitativos extraídos de um questionário, com itens relativos à formação inicial, profissão, saberes e práticas, entre outros, respondido por professores que participaram de ações formativas promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação de uma universidade pública. As respostas obtidas revelam como se dá o processo de formação e construção da identidade profissional entre os professores que atuam no ensino superior, e as análises aprofundam a reflexão sobre conceitos referentes ao exercício do magistério superior, considerando-se para tanto, a produção acadêmica na área. Dessa maneira, a dinâmica do estudo contribuiu para a compreensão das concepções dos professores, ao apresentarem como principais crenças: a relevância dos saberes específicos da área de formação, em que há o antigo dilema da formação do pesquisador versus professor; a produção da identidade profissional do professor relacionada aos valores, crenças e competências, como elementos constitutivos de sua professoralidade e de seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o estudo contribuiu para orientar a elaboração de um programa institucional de formação e desenvolvimento docente naquela universidade |
id |
UFPI-5_192f222210f8adfa371cf5079361f31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufpi.br:article/1305 |
network_acronym_str |
UFPI-5 |
network_name_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVASDocência no ensino superiorDesenvolvimento docenteIdentidade profissionalprofissão docenteSaberesTemos como propósito analisar e promover discussões sobre a formação de professores universitários no contexto da universidade pública. O estudo apresenta considerações sobre experiências formativas desenvolvidas e foi balizado pelos seguintes questionamentos: Como ocorre o processo de desenvolvimento profissional dos professores universitários? Quais fatores contribuem para a construção da identidade docente? Quais crenças possuem os professores a respeito da formação, da profissão e saberes da docência universitária? A pesquisa compreende uma análise qualitativa de dados quantitativos extraídos de um questionário, com itens relativos à formação inicial, profissão, saberes e práticas, entre outros, respondido por professores que participaram de ações formativas promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação de uma universidade pública. As respostas obtidas revelam como se dá o processo de formação e construção da identidade profissional entre os professores que atuam no ensino superior, e as análises aprofundam a reflexão sobre conceitos referentes ao exercício do magistério superior, considerando-se para tanto, a produção acadêmica na área. Dessa maneira, a dinâmica do estudo contribuiu para a compreensão das concepções dos professores, ao apresentarem como principais crenças: a relevância dos saberes específicos da área de formação, em que há o antigo dilema da formação do pesquisador versus professor; a produção da identidade profissional do professor relacionada aos valores, crenças e competências, como elementos constitutivos de sua professoralidade e de seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o estudo contribuiu para orientar a elaboração de um programa institucional de formação e desenvolvimento docente naquela universidadeUniversidade Federal do Piauí2014-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 126-148Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 126-148Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 126-1482526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305/1152Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA MELO, GEOVANA DE PAULA NAVES, MARISA LOMÔNACO 2021-12-16T11:18:30Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1305Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-16T11:18:30Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
title |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
spellingShingle |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS FERREIRA MELO, GEOVANA Docência no ensino superior Desenvolvimento docente Identidade profissional profissão docente Saberes |
title_short |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
title_full |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
title_fullStr |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
title_full_unstemmed |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
title_sort |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS |
author |
FERREIRA MELO, GEOVANA |
author_facet |
FERREIRA MELO, GEOVANA DE PAULA NAVES, MARISA LOMÔNACO |
author_role |
author |
author2 |
DE PAULA NAVES, MARISA LOMÔNACO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA MELO, GEOVANA DE PAULA NAVES, MARISA LOMÔNACO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência no ensino superior Desenvolvimento docente Identidade profissional profissão docente Saberes |
topic |
Docência no ensino superior Desenvolvimento docente Identidade profissional profissão docente Saberes |
description |
Temos como propósito analisar e promover discussões sobre a formação de professores universitários no contexto da universidade pública. O estudo apresenta considerações sobre experiências formativas desenvolvidas e foi balizado pelos seguintes questionamentos: Como ocorre o processo de desenvolvimento profissional dos professores universitários? Quais fatores contribuem para a construção da identidade docente? Quais crenças possuem os professores a respeito da formação, da profissão e saberes da docência universitária? A pesquisa compreende uma análise qualitativa de dados quantitativos extraídos de um questionário, com itens relativos à formação inicial, profissão, saberes e práticas, entre outros, respondido por professores que participaram de ações formativas promovidas pela Pró-Reitoria de Graduação de uma universidade pública. As respostas obtidas revelam como se dá o processo de formação e construção da identidade profissional entre os professores que atuam no ensino superior, e as análises aprofundam a reflexão sobre conceitos referentes ao exercício do magistério superior, considerando-se para tanto, a produção acadêmica na área. Dessa maneira, a dinâmica do estudo contribuiu para a compreensão das concepções dos professores, ao apresentarem como principais crenças: a relevância dos saberes específicos da área de formação, em que há o antigo dilema da formação do pesquisador versus professor; a produção da identidade profissional do professor relacionada aos valores, crenças e competências, como elementos constitutivos de sua professoralidade e de seu desenvolvimento profissional. Nesse sentido, o estudo contribuiu para orientar a elaboração de um programa institucional de formação e desenvolvimento docente naquela universidade |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305 |
url |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1305/1152 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Piauí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Languages, Education and Society; No. 31 (2014); 126-148 Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 31 (2014); 126-148 Linguagens, Educação e Sociedade; n. 31 (2014); 126-148 2526-8449 reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI) instacron:UFPI |
instname_str |
Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
instacron_str |
UFPI |
institution |
UFPI |
reponame_str |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
collection |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistales.ppged@ufpi.edu.br |
_version_ |
1796797443025666048 |