Narrativa e desenho infantil: a escola sob a perspectiva da criança favelada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, João Paulo de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37693
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma imersão que durou cerca de dois anos na EMEIF Alvorada, localizada no Conjunto Alvorada, bairro Sapiranga, uma área de periferia da cidade de Fortaleza-CE. Seu objetivo é caracterizar o que é a Escola. Por meio da narrativa e do desenho da criança que está diretamente influenciada pelo serviço que é oferecido neste ambiente de aprendizagem. Nesta pesquisa, ela assume uma posição de produtora do conhecimento, fornecendo as informações necessárias para que eu pudesse caracterizar e compreender as suas noções sobre a Escola. Me apoio na metodologia de pesquisa com a criança denominada Démarche Clinique Dialogique (abordagem/movimento clínico dialógico), e no projeto internacional chamado Raconter l’école en cours de scolarisation (contar sobre a escola durante a escola), apreendidas através de Goldberg (2016). Utilizo dos educadores e psicólogos Vigotski (2007) e Wallon (1995) para definições sobre as crianças, de Passeggi et al (2014) que defende a importância da pesquisa com a criança para definir o que é a escola, de Freire (2011b) para reafirmar o diálogo horizontal acima de tudo, entre outros autores que debatem e defendem a iminência do desenho para captar a percepção do imaginário infantil. Para registrar todas as informações, utilizei diário de campo, fotografias, vídeos e os desenhos como forma de gerar dados para análise da pesquisa. Ao total, produzimos quarenta desenhos, vinte sobre o tema da “escola real” e vinte sobre o tema da “escola dos sonhos”. Intermediado pelas crianças, pude definir a Escola como um ambiente destinado ao ensino e aprendizagem, onde as crianças utilizam seu tempo aprendendo o que a professora está ensinando, lendo, escrevendo, contando, copiando, brincando, bagunçando. Ainda assim, as crianças sentem falta de uma escola mais aberta ao amor e a natureza. Em seus desenhos, pude contrapor a escola que eles vivenciam, para a que gostariam de vivenciar. De toda forma, confirmamos os pressupostos de uma criança capaz de perceber e agir sobre sua realidade e chegamos a conclusão que a escola precisa passar por um profundo processo de transformação mediada pelos sujeitos que usufruem do seu serviço.
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Me apoio na metodologia de pesquisa com a criança denominada Démarche Clinique Dialogique (abordagem/movimento clínico dialógico), e no projeto internacional chamado Raconter l’école en cours de scolarisation (contar sobre a escola durante a escola), apreendidas através de Goldberg (2016). Utilizo dos educadores e psicólogos Vigotski (2007) e Wallon (1995) para definições sobre as crianças, de Passeggi et al (2014) que defende a importância da pesquisa com a criança para definir o que é a escola, de Freire (2011b) para reafirmar o diálogo horizontal acima de tudo, entre outros autores que debatem e defendem a iminência do desenho para captar a percepção do imaginário infantil. Para registrar todas as informações, utilizei diário de campo, fotografias, vídeos e os desenhos como forma de gerar dados para análise da pesquisa. Ao total, produzimos quarenta desenhos, vinte sobre o tema da “escola real” e vinte sobre o tema da “escola dos sonhos”. Intermediado pelas crianças, pude definir a Escola como um ambiente destinado ao ensino e aprendizagem, onde as crianças utilizam seu tempo aprendendo o que a professora está ensinando, lendo, escrevendo, contando, copiando, brincando, bagunçando. Ainda assim, as crianças sentem falta de uma escola mais aberta ao amor e a natureza. Em seus desenhos, pude contrapor a escola que eles vivenciam, para a que gostariam de vivenciar. De toda forma, confirmamos os pressupostos de uma criança capaz de perceber e agir sobre sua realidade e chegamos a conclusão que a escola precisa passar por um profundo processo de transformação mediada pelos sujeitos que usufruem do seu serviço.Este trabajo es el resultado de una inmersión que duró cerca de dos años en la EMEIF Alvorada, ubicada en el Conjunto Alvorada, barrio Sapiranga, un área de periferia de la ciudad de Fortaleza-CE. Su objetivo es caracterizar lo que es la Escuela. Por medio de la narrativa y del diseño del niño que está directamente influenciada por el servicio que se ofrece en este ambiente de aprendizaje. En esta investigación, ella asume una posición de productora del conocimiento, proporcionando las informaciones necesarias para que yo pueda caracterizar y comprender sus nociones sobre la Escuela. Me apoyó en la metodología de investigación con el niño llamado Démarche Clinique Dialogique (enfoque / movimiento clínico dialógico), y en el proyecto internacional llamado Raconter l'école en cours de scolarisation (contar sobre la escuela durante la escuela), incautadas a través de Goldberg (2016 ). (2005) y Wallon (1995) para definiciones sobre los niños, de Passeggi et al (2014) que defiende la importancia de la investigación con el niño para definir lo que es la escuela, de Freire (2011b) para reafirmar el diálogo horizontal por encima de todo, entre otros autores que debaten y defienden la inminencia del diseño para captar la percepción del imaginario infantil. Para registrar toda la información, utilicé diario de campo, fotografías, vídeos y los dibujos como forma de generar datos para el análisis de la búsqueda. Al total, producimos cuarenta dibujos, veinte sobre el tema de la "escuela real" y veinte sobre el tema de la "escuela de los sueños". Intermedio por los niños, pude definir la Escuela como un ambiente destinado a la enseñanza y el aprendizaje, donde los niños utilizan su tiempo aprendiendo lo que la profesora está enseñando, leyendo, escribiendo, contando, copiando, jugando, desordenando. Sin embargo, los niños sienten falta de una escuela más abierta al amor y la naturaleza. En sus dibujos, pude contraponer la escuela que ellos vivencian, para la que quisieran vivir. De todas formas, confirmamos los presupuestos de un niño capaz de percibir y actuar sobre su realidad y llegamos a la conclusión de que la escuela necesita pasar por un profundo proceso de transformación mediada por los sujetos que disfrutan de su servicio.Goldberg, Luciane GermanoAraújo, João Paulo de Oliveira2018-11-27T18:13:09Z2018-11-27T18:13:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfARAÚJO, João Paulo de Oliveira. 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