Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascual, Jesus Garcia
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127
Resumo: The present work studies the change on the epistemological paradigms in modern science. Many contemporary authors signalize that the human sciences are prioritizing ethics and esthetics issues. In this study, we make a brief way back of the hegemony of the iluminism ration and its changes to cynical ration, during upper modernity. Next, we present some post-modernism chacteristics and its results upon education. We finish this article stating the tesis that ethics cannot be separeted of epistemology, searching the fundamentation on the proposal of "Communicative Action Theory" (Habermas) and on the "Genetic Epistemology of Piaget". In this thesis we show some directions for education in the new millenium that is right ahead of us.
id UFC-7_577becc606a8739737ee24b8f75882fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/11127
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivaçãoRacionalidadeModernidadePós-modernidadeAção comunicativaAutonomiaThe present work studies the change on the epistemological paradigms in modern science. Many contemporary authors signalize that the human sciences are prioritizing ethics and esthetics issues. In this study, we make a brief way back of the hegemony of the iluminism ration and its changes to cynical ration, during upper modernity. Next, we present some post-modernism chacteristics and its results upon education. We finish this article stating the tesis that ethics cannot be separeted of epistemology, searching the fundamentation on the proposal of "Communicative Action Theory" (Habermas) and on the "Genetic Epistemology of Piaget". In this thesis we show some directions for education in the new millenium that is right ahead of us.Este trabalho estuda a mudança dos paradigmas epistemológicos na ciência moderna. Diversos autores contemporâneos sinalizam que as ciências humanas estão priorizando as questões éticas e estéticas. Fazemos, neste estudo, um breve resgate da hegemonia da razão iluminista e sua transformação em razão cínica, na alta modernidade. A seguir, apresentamos algumas características da pós-modernidade e seus reflexos na educação. Terminamos este artigo afirmando a tese de que a ética não pode estar separada da epistemologia, buscando a fundamentação na proposta da teoria da Ação Comunicativa (Habermas) e na Epistemologia Genética de Piaget. A partir dessa tese, mostramos alguns rumos para a educação no milênio que se descortina à nossa frente.http://www.revistapsicologia.ufc.br2015-03-27T14:06:54Z2015-03-27T14:06:54Z1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127Pascual, Jesus Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T12:28:56Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/11127Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:23.887605Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
title Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
spellingShingle Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
Pascual, Jesus Garcia
Racionalidade
Modernidade
Pós-modernidade
Ação comunicativa
Autonomia
title_short Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
title_full Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
title_fullStr Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
title_full_unstemmed Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
title_sort Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação
author Pascual, Jesus Garcia
author_facet Pascual, Jesus Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascual, Jesus Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Racionalidade
Modernidade
Pós-modernidade
Ação comunicativa
Autonomia
topic Racionalidade
Modernidade
Pós-modernidade
Ação comunicativa
Autonomia
description The present work studies the change on the epistemological paradigms in modern science. Many contemporary authors signalize that the human sciences are prioritizing ethics and esthetics issues. In this study, we make a brief way back of the hegemony of the iluminism ration and its changes to cynical ration, during upper modernity. Next, we present some post-modernism chacteristics and its results upon education. We finish this article stating the tesis that ethics cannot be separeted of epistemology, searching the fundamentation on the proposal of "Communicative Action Theory" (Habermas) and on the "Genetic Epistemology of Piaget". In this thesis we show some directions for education in the new millenium that is right ahead of us.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
2015-03-27T14:06:54Z
2015-03-27T14:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127
identifier_str_mv PASCUAL, Jesus Garcia. Pós-modernidade e educação: algumas reflexões sobre a subjetivação. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 15/16, n.1/2, 1997/1998, p. 125-136.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv http://www.revistapsicologia.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028846430060544