A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414 |
Resumo: | O presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador. |
id |
UFC-7_590671b1c3aa2b4b19e00fc1e6a589bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47414 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professoresProfessor - formaçãoSequência FedathiMatemática - EnsinoO presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador.2019-11-05T12:31:52Z2019-11-05T12:31:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.2359 1765http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414Santos, Ana Paula Rodrigues Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47414Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:57.374635Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
title |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
spellingShingle |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores Santos, Ana Paula Rodrigues Alves Professor - formação Sequência Fedathi Matemática - Ensino |
title_short |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
title_full |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
title_fullStr |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
title_sort |
A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores |
author |
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves |
author_facet |
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor - formação Sequência Fedathi Matemática - Ensino |
topic |
Professor - formação Sequência Fedathi Matemática - Ensino |
description |
O presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-11-05T12:31:52Z 2019-11-05T12:31:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1765 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino. 2359 1765 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028843635605504 |