A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414
Resumo: O presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador.
id UFC-7_590671b1c3aa2b4b19e00fc1e6a589bf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47414
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professoresProfessor - formaçãoSequência FedathiMatemática - EnsinoO presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador.2019-11-05T12:31:52Z2019-11-05T12:31:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.2359 1765http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414Santos, Ana Paula Rodrigues Alvesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47414Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:57.374635Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
title A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
spellingShingle A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
Professor - formação
Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
title_short A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
title_full A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
title_fullStr A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
title_full_unstemmed A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
title_sort A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores
author Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
author_facet Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Rodrigues Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Professor - formação
Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
topic Professor - formação
Sequência Fedathi
Matemática - Ensino
description O presente artigo representa uma análise de uma formação de professores com o uso do software Geogebra, para o ensino da Matemática à luz da metodologia de ensino Sequência Fedathi. O lócus da formação foi uma instituição privada de educação básica. Participaram professores tanto do Ensino Fundamental, quanto do ensino Médio, totalizando vinte e dois docentes numa sala de multimídia, equipada com ipads. Propomos aos professores uma sequência didática que abordavam conteúdos de Geometria e de Álgebra, proporcionando familiaridade com o software, vivenciando as suas potencialidades, suscitando o interesse em usá-lo no ensino e na aprendizagem dos conceitos matemáticos, tornando a sua práxis mais dinâmica, com o objetivo de estimular o raciocínio e a descoberta do saber matemático durante a realização das suas aulas. A Sequência Fedathi proporcionou aos professores uma participação ativa na aplicação do Software Geogebra na construção dos conceitos matemáticos, ultrapassando dificuldades e desmistificando o uso do Software, que representava algo desconhecido e de difícil aplicação. Foram doze atividades desenvolvidas, destacaremos duas, mantendo o foco na metodologia utilizada, enfatizando as atitudes e a busca dos participantes na resolução das situações de aprendizagens propostas. Com a realização dessa formação pretendemos suscitar uma transformação na postura dos participantes tornando-o mais colaborativo, interativo e mediador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-11-05T12:31:52Z
2019-11-05T12:31:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
2359 1765
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414
identifier_str_mv SANTOS, Ana Paula Rodrigues Alves. A Sequência Fedathi e o uso do software Geogebra em uma formação inicial de professores. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 83-88. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
2359 1765
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028843635605504