Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Alves da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borges Neto, Hermínio, Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47408
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Sequência Fedathi com o uso da pergunta. A pesquisa é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação e tem como sujeitos, professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Quixadá-CE. Como resultados parciais apontamos as dificuldades iniciais dos professores na utilização da pergunta e a superação dessa dificuldade a cada experiência com sua utilização. Também chegamos à conclusão que a utilização ou não da Sequência Fedathi está associada inicialmente à mudança de concepção do professor acerca da Matemática e do seu ensino e depois à sua preparação didática para utilizá-la.
id UFC-7_908039bb097f1a374059439e471bd405
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47408
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professorSequência FedathiMatemáticaEducaçãoEste trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Sequência Fedathi com o uso da pergunta. A pesquisa é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação e tem como sujeitos, professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Quixadá-CE. Como resultados parciais apontamos as dificuldades iniciais dos professores na utilização da pergunta e a superação dessa dificuldade a cada experiência com sua utilização. Também chegamos à conclusão que a utilização ou não da Sequência Fedathi está associada inicialmente à mudança de concepção do professor acerca da Matemática e do seu ensino e depois à sua preparação didática para utilizá-la.2019-11-05T11:28:22Z2019-11-05T11:28:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Marta Alves da; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 70-74. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.2359 1765http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47408Silva, Marta Alves daBorges Neto, HermínioSantos, Maria José Costa dosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-14T21:27:04Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47408Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:33.114658Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
title Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
spellingShingle Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
Silva, Marta Alves da
Sequência Fedathi
Matemática
Educação
title_short Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
title_full Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
title_fullStr Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
title_full_unstemmed Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
title_sort Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor
author Silva, Marta Alves da
author_facet Silva, Marta Alves da
Borges Neto, Hermínio
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Borges Neto, Hermínio
Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Alves da
Borges Neto, Hermínio
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Fedathi
Matemática
Educação
topic Sequência Fedathi
Matemática
Educação
description Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Sequência Fedathi com o uso da pergunta. A pesquisa é de natureza qualitativa, por meio da pesquisa-ação e tem como sujeitos, professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade de Quixadá-CE. Como resultados parciais apontamos as dificuldades iniciais dos professores na utilização da pergunta e a superação dessa dificuldade a cada experiência com sua utilização. Também chegamos à conclusão que a utilização ou não da Sequência Fedathi está associada inicialmente à mudança de concepção do professor acerca da Matemática e do seu ensino e depois à sua preparação didática para utilizá-la.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-11-05T11:28:22Z
2019-11-05T11:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marta Alves da; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 70-74. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
2359 1765
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47408
identifier_str_mv SILVA, Marta Alves da; BORGES NETO, Hermínio; SANTOS, Maria José Costa dos. Sequência Fedathi: uma proposta metodológica para a formação do professor. IN: ENCONTRO DE GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (E- GRUPEM), 12 dez. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): s.n., 2014. p. 70-74. Tema: A pesquisa como âncora do ensino.
2359 1765
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028928118325248