Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Azly Santos Amorim de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Cláudia Cunha Torres da, Silva, Ivo Falcão da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65699
Resumo: This paper presents an account of experiences about the transition process from the in-person to the remote context at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, campus of Simões Filho, in the face of the COVID-19 pandemic. The report is divided into three main parts, emphasizing the use of the chronological criterion of the facts narrated/analyzed. Initially, we discussed the main challenges encountered with the outbreak of the pandemic in the state of Bahia and the necessary actions to interrupt academic activities on campus. Then, we discuss the strategies that were used to find/group students in the integrated, subsequent and higher forms of our teaching unit. Finally, we explain about the actions taken with students during this period and how they had a positive impact on the process of permanence and combating school dropout.
id UFC-7_5992db183ae38ea627c42d072080b510
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/65699
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões FilhoDime dónde estás: estrategias de permanencia y éxito en educación remota de emergencia en Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões FilhoTell me where you are: strategies for permanence and success in emergency remote education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões FilhoPandemiaEvasãoPandemicDropoutAbsentismoPermanenciaThis paper presents an account of experiences about the transition process from the in-person to the remote context at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, campus of Simões Filho, in the face of the COVID-19 pandemic. The report is divided into three main parts, emphasizing the use of the chronological criterion of the facts narrated/analyzed. Initially, we discussed the main challenges encountered with the outbreak of the pandemic in the state of Bahia and the necessary actions to interrupt academic activities on campus. Then, we discuss the strategies that were used to find/group students in the integrated, subsequent and higher forms of our teaching unit. Finally, we explain about the actions taken with students during this period and how they had a positive impact on the process of permanence and combating school dropout.O presente relato de experiências tem por objetivo apresentar o processo de transição do contexto presencial para o remoto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Simões Filho, em face da pandemia do COVID-19. O relato está dividido em três partes principais, prezando o uso do critério cronológico dos fatos narrados/analisados. Inicialmente discutimos quais foram os principais desafios encontrados com a deflagração da pandemia no estado da Bahia e as ações necessárias de interrupção das atividades acadêmicas no campus. Em seguida problematizamos as estratégias que foram acionadas para encontrar/agrupar os(as) estudantes das formas integrada, subsequente e superior da nossa unidade de ensino. Por fim, explanamos sobre as ações efetuadas com os(as) estudantes neste período e como elas tiveram impacto positivo com relação ao processo de permanência e combate à evasão escolar.Este artículo presenta un relato de experiencias sobre el proceso de transición del contexto presencial al remoto en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía, campus de Simões Filho, frente a la pandemia de COVID-19. El informe se divide en tres partes principales, destacando el uso del criterio cronológico de los hechos narrados / analizados. Inicialmente, discutimos los principales desafíos encontrados con el brote de la pandemia en el estado de Bahía y las acciones necesarias para interrumpir las actividades académicas en el campus. Luego, discutimos las estrategias que se utilizaron para encontrar / agrupar estudiantes en las formas integradas, posteriores y superiores de nuestra unidad didáctica. Finalmente, explicamos sobre las acciones realizadas con los estudiantes en este período y cómo tuvieron un impacto positivo en relación al proceso de permanencia y combate a la deserción escolar.Revista Labor2022-05-10T13:57:53Z2022-05-10T13:57:53Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTANA, Azly Santos Amorim; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 104-121, jul./dez. 2021.1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65699Santana, Azly Santos Amorim deSilva, Cláudia Cunha Torres daSilva, Ivo Falcão dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:44:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/65699Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:45:27.474107Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
Dime dónde estás: estrategias de permanencia y éxito en educación remota de emergencia en Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
Tell me where you are: strategies for permanence and success in emergency remote education at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
title Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
spellingShingle Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
Santana, Azly Santos Amorim de
Pandemia
Evasão
Pandemic
Dropout
Absentismo
Permanencia
title_short Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
title_full Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
title_fullStr Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
title_full_unstemmed Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
title_sort Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho
author Santana, Azly Santos Amorim de
author_facet Santana, Azly Santos Amorim de
Silva, Cláudia Cunha Torres da
Silva, Ivo Falcão da
author_role author
author2 Silva, Cláudia Cunha Torres da
Silva, Ivo Falcão da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Azly Santos Amorim de
Silva, Cláudia Cunha Torres da
Silva, Ivo Falcão da
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Evasão
Pandemic
Dropout
Absentismo
Permanencia
topic Pandemia
Evasão
Pandemic
Dropout
Absentismo
Permanencia
description This paper presents an account of experiences about the transition process from the in-person to the remote context at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia, campus of Simões Filho, in the face of the COVID-19 pandemic. The report is divided into three main parts, emphasizing the use of the chronological criterion of the facts narrated/analyzed. Initially, we discussed the main challenges encountered with the outbreak of the pandemic in the state of Bahia and the necessary actions to interrupt academic activities on campus. Then, we discuss the strategies that were used to find/group students in the integrated, subsequent and higher forms of our teaching unit. Finally, we explain about the actions taken with students during this period and how they had a positive impact on the process of permanence and combating school dropout.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-10T13:57:53Z
2022-05-10T13:57:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Azly Santos Amorim; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 104-121, jul./dez. 2021.
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65699
identifier_str_mv SANTANA, Azly Santos Amorim; SILVA, Cláudia Cunha Torres da; SILVA, Ivo Falcão da. Diga-me por onde andas: estratégias de permanência e êxito no ensino remoto emergencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho. Revista Labor, Fortaleza, v. 2, n. 26, p. 104-121, jul./dez. 2021.
1983-5000
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028934116179968