Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Renan Capistrano
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Soares Júnior, Luiz, Moreno, Lucas Mesquita, Vieira, Israel Santana
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258
Resumo: A cultura avaliativa nos cursos de graduação da UFC está definida formalmente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC(PDI 2013-2017) e na lei 10.861 de Abril de 2004, do SINAES-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entretanto, uma autêntica cultura avaliava exige, dentre outros fatores, a utilização plena dos módulos de avaliação do SIGAA pelos professores e alunos, um suporte para tecnologia da informação e a articulação nos diversos níveis da UFC para que as oportunidades de melhorias implantadas de forma planejada. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre informações e dados estatísticos relevantes para a gestão acadêmica e administrativa do curso numa perspectiva de integração entre as fontes e oportunidade de melhoria. O trabalho faz parte do projeto de monitoria denominado de “Melhoria na Gestão Acadêmica e Administrativa do CEM - Fortaleza” aprovado na PROGAD. Nesta fase, foram utilizados como fontes de informação os resultados das Autoavaliações Institucionais de 2015, relatório do ENADE 2014, PPC do curso, Auditoria Interna da AUDIN/UFC em 2015, Pesquisas do Centro de Tecnologia em 2014 e SINAES. Os resultados preliminares indicam a necessidade de reforma do projeto pedagógico do curso (PPC), particularmente quanto às diretrizes para avaliação periódica do curso. Outro fato é que 90% dos alunos avaliados no ENADE 2014 têm a percepção de que as atividades práticas são insuficientes para relacionar os conteúdos teóricos do curso. Essa percepção também é forte na avaliação pelo SIGAA e pelo Centro de Tecnologia, por parte dos alunos. Os resultados identificados e ações decorrentes desta fase do trabalho estão no Plano de Melhoria do Curso para 2016-2. Pretende-se com a continuidade deste trabalho identificar os pontos fortes e as limitações do curso, discuti-los com professores, alunos e funcionários e, em decorrência, apontar caminhos para levar o nível do curso em curto e médio prazo.
id UFC-7_5bac9d52e710845630630ac46274535a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45258
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoriaSistematizaçãoMelhoriaAvaliaçãoA cultura avaliativa nos cursos de graduação da UFC está definida formalmente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC(PDI 2013-2017) e na lei 10.861 de Abril de 2004, do SINAES-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entretanto, uma autêntica cultura avaliava exige, dentre outros fatores, a utilização plena dos módulos de avaliação do SIGAA pelos professores e alunos, um suporte para tecnologia da informação e a articulação nos diversos níveis da UFC para que as oportunidades de melhorias implantadas de forma planejada. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre informações e dados estatísticos relevantes para a gestão acadêmica e administrativa do curso numa perspectiva de integração entre as fontes e oportunidade de melhoria. O trabalho faz parte do projeto de monitoria denominado de “Melhoria na Gestão Acadêmica e Administrativa do CEM - Fortaleza” aprovado na PROGAD. Nesta fase, foram utilizados como fontes de informação os resultados das Autoavaliações Institucionais de 2015, relatório do ENADE 2014, PPC do curso, Auditoria Interna da AUDIN/UFC em 2015, Pesquisas do Centro de Tecnologia em 2014 e SINAES. Os resultados preliminares indicam a necessidade de reforma do projeto pedagógico do curso (PPC), particularmente quanto às diretrizes para avaliação periódica do curso. Outro fato é que 90% dos alunos avaliados no ENADE 2014 têm a percepção de que as atividades práticas são insuficientes para relacionar os conteúdos teóricos do curso. Essa percepção também é forte na avaliação pelo SIGAA e pelo Centro de Tecnologia, por parte dos alunos. Os resultados identificados e ações decorrentes desta fase do trabalho estão no Plano de Melhoria do Curso para 2016-2. Pretende-se com a continuidade deste trabalho identificar os pontos fortes e as limitações do curso, discuti-los com professores, alunos e funcionários e, em decorrência, apontar caminhos para levar o nível do curso em curto e médio prazo.Universidade Federal do Ceará2019-08-28T19:48:18Z2019-08-28T19:48:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfVIEIRA, Israel Santana et al. Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258Vieira, Renan CapistranoSoares Júnior, LuizMoreno, Lucas MesquitaVieira, Israel Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:45:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45258Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:07.881224Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
title Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
spellingShingle Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
Vieira, Renan Capistrano
Sistematização
Melhoria
Avaliação
title_short Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
title_full Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
title_fullStr Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
title_full_unstemmed Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
title_sort Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria
author Vieira, Renan Capistrano
author_facet Vieira, Renan Capistrano
Soares Júnior, Luiz
Moreno, Lucas Mesquita
Vieira, Israel Santana
author_role author
author2 Soares Júnior, Luiz
Moreno, Lucas Mesquita
Vieira, Israel Santana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Renan Capistrano
Soares Júnior, Luiz
Moreno, Lucas Mesquita
Vieira, Israel Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Sistematização
Melhoria
Avaliação
topic Sistematização
Melhoria
Avaliação
description A cultura avaliativa nos cursos de graduação da UFC está definida formalmente no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC(PDI 2013-2017) e na lei 10.861 de Abril de 2004, do SINAES-Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Entretanto, uma autêntica cultura avaliava exige, dentre outros fatores, a utilização plena dos módulos de avaliação do SIGAA pelos professores e alunos, um suporte para tecnologia da informação e a articulação nos diversos níveis da UFC para que as oportunidades de melhorias implantadas de forma planejada. Neste contexto, este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre informações e dados estatísticos relevantes para a gestão acadêmica e administrativa do curso numa perspectiva de integração entre as fontes e oportunidade de melhoria. O trabalho faz parte do projeto de monitoria denominado de “Melhoria na Gestão Acadêmica e Administrativa do CEM - Fortaleza” aprovado na PROGAD. Nesta fase, foram utilizados como fontes de informação os resultados das Autoavaliações Institucionais de 2015, relatório do ENADE 2014, PPC do curso, Auditoria Interna da AUDIN/UFC em 2015, Pesquisas do Centro de Tecnologia em 2014 e SINAES. Os resultados preliminares indicam a necessidade de reforma do projeto pedagógico do curso (PPC), particularmente quanto às diretrizes para avaliação periódica do curso. Outro fato é que 90% dos alunos avaliados no ENADE 2014 têm a percepção de que as atividades práticas são insuficientes para relacionar os conteúdos teóricos do curso. Essa percepção também é forte na avaliação pelo SIGAA e pelo Centro de Tecnologia, por parte dos alunos. Os resultados identificados e ações decorrentes desta fase do trabalho estão no Plano de Melhoria do Curso para 2016-2. Pretende-se com a continuidade deste trabalho identificar os pontos fortes e as limitações do curso, discuti-los com professores, alunos e funcionários e, em decorrência, apontar caminhos para levar o nível do curso em curto e médio prazo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-28T19:48:18Z
2019-08-28T19:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Israel Santana et al. Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258
identifier_str_mv VIEIRA, Israel Santana et al. Sistematização dos resultados das avaliações no curso de engenharia mecânica - Fortaleza como oportunidade de melhoria. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028899049701376