Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonteles Filho, José Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669
Resumo: O presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas.
id UFC-7_5bf4ce2e1510f57d9c08482d0e14d4ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44669
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do BrasilDiversidade CulturalInclusão EducacionalFormação de ProfessoresRespeito à Diversidade CulturalÍndios Tremembé - Educação SuperiorEducação para a DiversidadeO presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas.2019-08-12T14:59:50Z2019-08-12T14:59:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017.2447-2808http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669Fonteles Filho, José Mendesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:14:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44669Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:42.743834Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
title Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
spellingShingle Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
Fonteles Filho, José Mendes
Diversidade Cultural
Inclusão Educacional
Formação de Professores
Respeito à Diversidade Cultural
Índios Tremembé - Educação Superior
Educação para a Diversidade
title_short Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
title_full Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
title_fullStr Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
title_full_unstemmed Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
title_sort Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
author Fonteles Filho, José Mendes
author_facet Fonteles Filho, José Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonteles Filho, José Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade Cultural
Inclusão Educacional
Formação de Professores
Respeito à Diversidade Cultural
Índios Tremembé - Educação Superior
Educação para a Diversidade
topic Diversidade Cultural
Inclusão Educacional
Formação de Professores
Respeito à Diversidade Cultural
Índios Tremembé - Educação Superior
Educação para a Diversidade
description O presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-08-12T14:59:50Z
2019-08-12T14:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017.
2447-2808
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669
identifier_str_mv FONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017.
2447-2808
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028875746148352