Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas. |
id |
UFC-7_5bf4ce2e1510f57d9c08482d0e14d4ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44669 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do BrasilDiversidade CulturalInclusão EducacionalFormação de ProfessoresRespeito à Diversidade CulturalÍndios Tremembé - Educação SuperiorEducação para a DiversidadeO presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas.2019-08-12T14:59:50Z2019-08-12T14:59:50Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017.2447-2808http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669Fonteles Filho, José Mendesporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-31T18:14:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44669Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:42.743834Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
title |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
spellingShingle |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil Fonteles Filho, José Mendes Diversidade Cultural Inclusão Educacional Formação de Professores Respeito à Diversidade Cultural Índios Tremembé - Educação Superior Educação para a Diversidade |
title_short |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
title_full |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
title_fullStr |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
title_full_unstemmed |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
title_sort |
Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil |
author |
Fonteles Filho, José Mendes |
author_facet |
Fonteles Filho, José Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonteles Filho, José Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Cultural Inclusão Educacional Formação de Professores Respeito à Diversidade Cultural Índios Tremembé - Educação Superior Educação para a Diversidade |
topic |
Diversidade Cultural Inclusão Educacional Formação de Professores Respeito à Diversidade Cultural Índios Tremembé - Educação Superior Educação para a Diversidade |
description |
O presente trabalho apresenta resultados e discussões iniciais de uma pesquisa em andamento. Enquanto objeto da pesquisa, investiga-se como tem se apresentado as práticas de interculturalidade e suas relações e desdobramentos nos processos identitários/culturais/de subjetivação, bem como de que modo as licenciaturas interculturais (LI) tem-se se constituído como efetivos espaços/dispositivos de inovação e inclusão dos povos indígenas no Nordeste do Brasil, focando o caso do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS), por ser pioneiro e emblemático na Região. Enquanto procedimentos metodológicos, esta pesquisa-intervenção busca articular pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação crítico-colaborativa, uma vez que intenciona, entre seus objetivos, contribuir para a consolidação da formação de professores indígenas na Região. Entre os resultados ou produtos já alcançados, destaca-se a produção de reflexões teóricas sobre as principais categorias/conceitos da pesquisa identificados na experiência do MITS, sugerindo tratar-se de um efetivo modelo de LI marcado pela interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-08-12T14:59:50Z 2019-08-12T14:59:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017. 2447-2808 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669 |
identifier_str_mv |
FONTELES FILHO, José Mendes. Interculturalidade, inclusão e inovação na formação de professores indígenas no Nordeste do Brasil. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 38., 01 a 05 de out. 2017, São Luiz-MA. Anais... São Luiz-MA, 2017. 2447-2808 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028875746148352 |