Leasing: arrendamento mercantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Gustavo de Moura Brasil
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67260
Resumo: Este trabalho tem o intuito de esclarecer ao leitor sobre uma forma de financiamento, que no mundo globalizado em que, vivemos, representa um terço (1/3) de todas as operações em todo o nosso planeta, com peculiaridade bastante significativa em relação aos demais financiamentos, dentre elas, a dupla economia de Imposto de Renda, a não imobilização do bem, o financiamento total do valor do bem, a possibilidade de possuir sempre um bem de última geração, além de que, têm-se a opção de, no final do prazo de contrato, incorporar o bem ao seu Imobilizado ou renovar o contrato, pagando apenas, para isso o valor residual garantido, que em alguns casos poderá coincidir com o valor de mercado do bem. Por ser uma operação muito flexível, o leasing pode ser usado em vários seguimentos econômicos, como o imobiliário, o agrícola, o industrial e comercial. Já o contrato de arrendamento mercantil deve ser firmado entre a empresa de leasing (arrendadora) e a empresa interessada no bem (arrendatária) seguindo todos os preceitos do Banco Central do Brasil e toda a legislação pertinente ao leasing, tanto na parte contábil, quanto fiscal i financeira, com é estabelecida no final da pesquisa. O leasing possui ainda, um tratamento contábil diferenciado, pois não consta nas Demonstrações Contábeis por não fazer parte do Imobilizado nem no Exigível da empresa, figurando apenas com um aluguel, dentro das despesas da empresa, podendo figurar, também, em Notas Explicativas, mas esta operação não deixa de ser registrada no livro Diário da empresa. Em suma, a pesquisa vem com a intenção de esclarecer o leitor sobre como funciona o arrendamento mercantil.
id UFC-7_5c5112cf5c148b5289856447d6ef3e8f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/67260
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Leasing: arrendamento mercantilArrendamento mercantil - ContabilidadeLeasing - ContabilidadeEste trabalho tem o intuito de esclarecer ao leitor sobre uma forma de financiamento, que no mundo globalizado em que, vivemos, representa um terço (1/3) de todas as operações em todo o nosso planeta, com peculiaridade bastante significativa em relação aos demais financiamentos, dentre elas, a dupla economia de Imposto de Renda, a não imobilização do bem, o financiamento total do valor do bem, a possibilidade de possuir sempre um bem de última geração, além de que, têm-se a opção de, no final do prazo de contrato, incorporar o bem ao seu Imobilizado ou renovar o contrato, pagando apenas, para isso o valor residual garantido, que em alguns casos poderá coincidir com o valor de mercado do bem. Por ser uma operação muito flexível, o leasing pode ser usado em vários seguimentos econômicos, como o imobiliário, o agrícola, o industrial e comercial. Já o contrato de arrendamento mercantil deve ser firmado entre a empresa de leasing (arrendadora) e a empresa interessada no bem (arrendatária) seguindo todos os preceitos do Banco Central do Brasil e toda a legislação pertinente ao leasing, tanto na parte contábil, quanto fiscal i financeira, com é estabelecida no final da pesquisa. O leasing possui ainda, um tratamento contábil diferenciado, pois não consta nas Demonstrações Contábeis por não fazer parte do Imobilizado nem no Exigível da empresa, figurando apenas com um aluguel, dentro das despesas da empresa, podendo figurar, também, em Notas Explicativas, mas esta operação não deixa de ser registrada no livro Diário da empresa. Em suma, a pesquisa vem com a intenção de esclarecer o leitor sobre como funciona o arrendamento mercantil.Moreira, Jeanne Marguerite MolinaMatos, Gustavo de Moura Brasil2022-07-19T19:59:38Z2022-07-19T19:59:38Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATOS, Gustavo de Moura Brasil. Leasing: arrendamento mercantil. 1999. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67260porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T20:31:49Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/67260Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:25:20.231443Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leasing: arrendamento mercantil
title Leasing: arrendamento mercantil
spellingShingle Leasing: arrendamento mercantil
Matos, Gustavo de Moura Brasil
Arrendamento mercantil - Contabilidade
Leasing - Contabilidade
title_short Leasing: arrendamento mercantil
title_full Leasing: arrendamento mercantil
title_fullStr Leasing: arrendamento mercantil
title_full_unstemmed Leasing: arrendamento mercantil
title_sort Leasing: arrendamento mercantil
author Matos, Gustavo de Moura Brasil
author_facet Matos, Gustavo de Moura Brasil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Jeanne Marguerite Molina
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Gustavo de Moura Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Arrendamento mercantil - Contabilidade
Leasing - Contabilidade
topic Arrendamento mercantil - Contabilidade
Leasing - Contabilidade
description Este trabalho tem o intuito de esclarecer ao leitor sobre uma forma de financiamento, que no mundo globalizado em que, vivemos, representa um terço (1/3) de todas as operações em todo o nosso planeta, com peculiaridade bastante significativa em relação aos demais financiamentos, dentre elas, a dupla economia de Imposto de Renda, a não imobilização do bem, o financiamento total do valor do bem, a possibilidade de possuir sempre um bem de última geração, além de que, têm-se a opção de, no final do prazo de contrato, incorporar o bem ao seu Imobilizado ou renovar o contrato, pagando apenas, para isso o valor residual garantido, que em alguns casos poderá coincidir com o valor de mercado do bem. Por ser uma operação muito flexível, o leasing pode ser usado em vários seguimentos econômicos, como o imobiliário, o agrícola, o industrial e comercial. Já o contrato de arrendamento mercantil deve ser firmado entre a empresa de leasing (arrendadora) e a empresa interessada no bem (arrendatária) seguindo todos os preceitos do Banco Central do Brasil e toda a legislação pertinente ao leasing, tanto na parte contábil, quanto fiscal i financeira, com é estabelecida no final da pesquisa. O leasing possui ainda, um tratamento contábil diferenciado, pois não consta nas Demonstrações Contábeis por não fazer parte do Imobilizado nem no Exigível da empresa, figurando apenas com um aluguel, dentro das despesas da empresa, podendo figurar, também, em Notas Explicativas, mas esta operação não deixa de ser registrada no livro Diário da empresa. Em suma, a pesquisa vem com a intenção de esclarecer o leitor sobre como funciona o arrendamento mercantil.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
2022-07-19T19:59:38Z
2022-07-19T19:59:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, Gustavo de Moura Brasil. Leasing: arrendamento mercantil. 1999. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67260
identifier_str_mv MATOS, Gustavo de Moura Brasil. Leasing: arrendamento mercantil. 1999. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028797001236480