O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52553 |
Resumo: | Este artigo objetiva a análise da percepção do professor tutor a distância acerca da contribuição da formação pedagógica no IFCE no Curso de Tutor para o uso das tecnologias digitais. A pesquisa é qualitativa, estudo de caso, baseada em Ludke e André (1986), por estudar uma realidade específica do curso de formação do professor tutor no curso técnico em Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil.Formam o referencial teórico estudiosos da Educação a Distância - EaD, da tutoria, como Bruno e Lemgruber (2009); e da formação para esta modalidade, como Cardoso (2012). Utiliza nos procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e um questionário fechado. Inferiu-se que os aspectos gerenciais, didáticos, pedagógicos, técnicos e tecnológicos devem ser cuidadosamente planejados e que as TDICs devem ser vistas como aliadas da aprendizagem e do ensino. |
id |
UFC-7_5d006917f83fe752f80251c5499f22a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/52553 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCEFormação pedagógicaTecnologias digitaisEnsino à distanciaEste artigo objetiva a análise da percepção do professor tutor a distância acerca da contribuição da formação pedagógica no IFCE no Curso de Tutor para o uso das tecnologias digitais. A pesquisa é qualitativa, estudo de caso, baseada em Ludke e André (1986), por estudar uma realidade específica do curso de formação do professor tutor no curso técnico em Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil.Formam o referencial teórico estudiosos da Educação a Distância - EaD, da tutoria, como Bruno e Lemgruber (2009); e da formação para esta modalidade, como Cardoso (2012). Utiliza nos procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e um questionário fechado. Inferiu-se que os aspectos gerenciais, didáticos, pedagógicos, técnicos e tecnológicos devem ser cuidadosamente planejados e que as TDICs devem ser vistas como aliadas da aprendizagem e do ensino.UFC2020-06-24T12:38:55Z2020-06-24T12:38:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAÙJO, Ana Cláudia Uchôa. O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.174-185.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.2237-2229http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52553Araújo, Ana Cláudia Uchôaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-24T12:38:55Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/52553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:40.759026Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
title |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
spellingShingle |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE Araújo, Ana Cláudia Uchôa Formação pedagógica Tecnologias digitais Ensino à distancia |
title_short |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
title_full |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
title_fullStr |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
title_full_unstemmed |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
title_sort |
O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE |
author |
Araújo, Ana Cláudia Uchôa |
author_facet |
Araújo, Ana Cláudia Uchôa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Cláudia Uchôa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação pedagógica Tecnologias digitais Ensino à distancia |
topic |
Formação pedagógica Tecnologias digitais Ensino à distancia |
description |
Este artigo objetiva a análise da percepção do professor tutor a distância acerca da contribuição da formação pedagógica no IFCE no Curso de Tutor para o uso das tecnologias digitais. A pesquisa é qualitativa, estudo de caso, baseada em Ludke e André (1986), por estudar uma realidade específica do curso de formação do professor tutor no curso técnico em Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil.Formam o referencial teórico estudiosos da Educação a Distância - EaD, da tutoria, como Bruno e Lemgruber (2009); e da formação para esta modalidade, como Cardoso (2012). Utiliza nos procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica e documental e um questionário fechado. Inferiu-se que os aspectos gerenciais, didáticos, pedagógicos, técnicos e tecnológicos devem ser cuidadosamente planejados e que as TDICs devem ser vistas como aliadas da aprendizagem e do ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-06-24T12:38:55Z 2020-06-24T12:38:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÙJO, Ana Cláudia Uchôa. O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.174-185.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52553 |
identifier_str_mv |
ARAÙJO, Ana Cláudia Uchôa. O Curso de Tutor a distância para o Curso Técnico De Segurança do Trabalho da Rede e-Tec Brasil e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDICs: o caso do IFCE. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.174-185.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. 2237-2229 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028763842117632 |