A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leonardo Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42643
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.
id UNB_a7b3f107a69aacea05cf531e1e03ac63
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42643
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação MusicalTeoria da Distância TransacionalLicenciatura em Música - ensino a distânciaTecnologias digitais da informação e comunicaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) têm se tornado cada vez mais presentes na contemporaneidade, sendo componente fundamental em cursos de educação a distância de qualquer nível. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o uso das TDICs na disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical, no curso de Licenciatura em Música a distância do Claretiano Centro Universitário. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como ocorre a utilização das TDICs na referida disciplina sob a ótica da Teoria da Distância Transacional, de Michael Moore e Greg Kearsley (1993, 2008 e 2013). Como objetivos específicos buscou-se conhecer e analisar quais TDICs são utilizadas na disciplina em questão e como essas TDICs são abordadas pelo professor no ambiente virtual de aprendizagem e no material didático da disciplina. Como procedimento metodológico, a pesquisa possui caráter qualitativo descritivo e foi realizada por meio de um estudo de caso com os seguintes instrumentos de coleta de dados: análise do material didático da disciplina, ementa, questionário, observação das atividades e interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os resultados apontam que a disciplina é bem estruturada, e utiliza as TDICs buscando reduzir a distância transacional apontadas por Moore e Kearsley (1993, 2008, 2013). O diálogo – uma das variáveis da TDT - está parcialmente presente na disciplina, especialmente nos fóruns e webconferências, entretanto, o discente não participa da construção do programa e tampouco tem “poder” de alterar o programa proposto pela disciplina. Observou-se ainda que as TDICs, abordadas pela disciplina em seu material didático, foram programas de edição de áudio e partituras, realizando um paralelo entre as etapas de integração das TDICs na escola (SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, 1997) com o próprio processo de aprendizagem musical nas Dimensões de Crítica Musical de Keith Swanwick (2003).Espera-se que este trabalho venha contribuir com a formação de professores de Música, proporcionando uma maior compreensão relacionado ao uso das TDICs na educação musical a distância, especialmente no contexto atual de pandemia da Covid-19, pelo qual estamos passando, proporcionando a compreensão que o uso das TDICs, por si só, não é o suficiente para reduzir as distancias geográficas, havendo uma necessidade de toda uma estruturação do material didático e da política filosófica da instituição para que as TDICs proporcionem aos professores e aos alunos essa esperada redução da distância transacional que o contexto atual busca.The Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) have become more and more present nowadays, being a fundamental component in distance education courses of any level. The present research has as object of study the use of TDICs in the discipline Digital Culture and Technologies for Music Education, in the Degree in Music at a distance course at the Claretiano Centro Universitário. The general objective of this research was to investigate how the use of TDICs occurs in that discipline from the perspective of the Transactional Distance Theory, by Michael Moore and Greg Kearsley (1993, 2008 and 2013). As specific objectives, we sought to know and analyze which TDICs are used in the subject in question and how these TDICs are approached by the teacher in the virtual learning environment and in the course's teaching material. As a methodological procedure, the research has a descriptive qualitative character and was carried out through a case study with the following data collection instruments: analysis of the course's teaching material, menu, questionnaire, observation of activities and interactions in the Virtual Learning Environment . The results show that the discipline is well structured, and uses TDICs seeking to reduce the transactional distance pointed out by Moore and Kearsley (1993, 2008, 2013). Dialogue - one of the DTT variables - is partially present in the discipline, especially in forums and web conferences, however, the student does not participate in the construction of the program and neither has the "power" to change the program proposed by the discipline. It was also observed that the TDICs, addressed by the discipline in its teaching material, were audio editing programs and scores, making a parallel between the stages of integration of the TDICs at school (SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, 1997) with the process itself of musical learning in the Dimensions of Music Criticism by Keith Swanwick (2003). It is hoped that this work will contribute to the training of Music teachers, providing a greater understanding related to the use of TDICs in distance music education, especially in the current context of the Covid-19 pandemic, which we are going through, providing the understanding that the use of TDICs, by itself, is not enough to reduce geographic distances, there being a need for a whole structuring of the teaching material and the philosophical policy of institution for TDICs to provide teachers and students with the expected reduction in transactional distance that the current context seeks.Instituto de Artes (IdA)Departamento de Música (IdA MUS)Programa de Pós-Graduação em MúsicaMarins, Paulo Roberto Affonsoleonardo.professor.musica@gmail.comMartins, Leonardo Gomes2021-12-26T15:12:52Z2021-12-26T15:12:52Z2021-12-262021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Leonardo Gomes. A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância: o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical. 2021. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42643A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-02-02T18:59:50Zoai:repositorio.unb.br:10482/42643Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-02-02T18:59:50Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
title A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
spellingShingle A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
Martins, Leonardo Gomes
Teoria da Distância Transacional
Licenciatura em Música - ensino a distância
Tecnologias digitais da informação e comunicação
title_short A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
title_full A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
title_fullStr A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
title_full_unstemmed A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
title_sort A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância : o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical
author Martins, Leonardo Gomes
author_facet Martins, Leonardo Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Paulo Roberto Affonso
leonardo.professor.musica@gmail.com
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Leonardo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria da Distância Transacional
Licenciatura em Música - ensino a distância
Tecnologias digitais da informação e comunicação
topic Teoria da Distância Transacional
Licenciatura em Música - ensino a distância
Tecnologias digitais da informação e comunicação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-26T15:12:52Z
2021-12-26T15:12:52Z
2021-12-26
2021-09-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Leonardo Gomes. A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância: o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical. 2021. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42643
identifier_str_mv MARTINS, Leonardo Gomes. A Teoria da Distância Transacional e o uso das TDICs em um curso de licenciatura em Música a distância: o caso da disciplina Cultura Digital e Tecnologias para a Educação Musical. 2021. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508400528064512