A avaliação por competências no currículo do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santiago, Silvany Bastos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
Resumo: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]
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