A avaliação por competências no currículo do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Santiago, Silvany Bastos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
Resumo: Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]
id UFC-7_5fd08d1bb9eb420f04c077ad871d5c76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39911
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A avaliação por competências no currículo do ensino médioDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)Avaliação da EducaçãoBehaviorismoConforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]2019-02-25T11:30:55Z2019-02-25T11:30:55Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911Ciasca, Maria Isabel Filgueiras LimaSantiago, Silvany Bastosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39911Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:17.202844Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação por competências no currículo do ensino médio
title A avaliação por competências no currículo do ensino médio
spellingShingle A avaliação por competências no currículo do ensino médio
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)
Avaliação da Educação
Behaviorismo
title_short A avaliação por competências no currículo do ensino médio
title_full A avaliação por competências no currículo do ensino médio
title_fullStr A avaliação por competências no currículo do ensino médio
title_full_unstemmed A avaliação por competências no currículo do ensino médio
title_sort A avaliação por competências no currículo do ensino médio
author Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author_facet Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Santiago, Silvany Bastos
author_role author
author2 Santiago, Silvany Bastos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Santiago, Silvany Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)
Avaliação da Educação
Behaviorismo
topic Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)
Avaliação da Educação
Behaviorismo
description Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-02-25T11:30:55Z
2019-02-25T11:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
identifier_str_mv CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028754099798016