A avaliação por competências no currículo do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911 |
Resumo: | Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...] |
id |
UFC-7_5fd08d1bb9eb420f04c077ad871d5c76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39911 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação por competências no currículo do ensino médioDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)Avaliação da EducaçãoBehaviorismoConforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]2019-02-25T11:30:55Z2019-02-25T11:30:55Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911Ciasca, Maria Isabel Filgueiras LimaSantiago, Silvany Bastosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39911Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:17.202844Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
title |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
spellingShingle |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) Avaliação da Educação Behaviorismo |
title_short |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
title_full |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
title_fullStr |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
title_sort |
A avaliação por competências no currículo do ensino médio |
author |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
author_facet |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Santiago, Silvany Bastos |
author_role |
author |
author2 |
Santiago, Silvany Bastos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Santiago, Silvany Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) Avaliação da Educação Behaviorismo |
topic |
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) Avaliação da Educação Behaviorismo |
description |
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-02-25T11:30:55Z 2019-02-25T11:30:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911 |
identifier_str_mv |
CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028754099798016 |