Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078 |
Resumo: | This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We’ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examination |
id |
UFES_5941e3f133e1396e845d68ed6fa60f3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/6078 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Ferraço, Carlos EduardoMajeski, SergioFerreira, Eliza BartolozziCarvalho, Janete MagalhãesDelboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera2016-12-23T14:01:51Z2014-02-122016-12-23T14:01:51Z2013-08-30This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We’ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examinationO presente trabalho foi movido pela nossa preocupação e interesse pela questão educacional no Brasil, especialmente por nossa afinidade com o Ensino Médio. Num primeiro momento explanamos questões gerais sobre essa etapa de ensino para, em seguida, problematizar as três principais políticas oficias para o Ensino Médio na atualidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focando as questões curriculares e os entendimentos/usos que os sujeitos praticantes fazem desses instrumentos nos cotidianos da escola. Em meio a problematização dessas políticas, estão as falas dos professores e alunos sobre os assuntos relacionados às mesmas. Tentamos elucidar a importância que tais políticas têm para os atores do cotidiano escolar e levantar questionamentos sobre o arcabouço legal criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Constatamos que grande parte das orientações oficiais não são plenamente assimiladas/usadas ou conhecidas na escola, onde os sujeitos praticantes adotam mecanismos de trabalho de acordo com suas necessidades. A problematização das políticas evidenciou a importância crescente do ENEM, o que nos leva a crer que cada vez mais todos os projetos e orientações destinados ao Ensino Médio terão como pano de fundo esse exameTextMAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2013.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoPolíticas oficiais para o Ensino MédioDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM).Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)Exame Nacional para o Ensino MédioEnsino médioEnsino - CurrículosEducação37Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALSergio Majeski.pdfapplication/pdf1611826http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2365691e-63aa-4fcf-bab8-36a2bb226a56/download7e2a0d00ace5eecbf4fe56cb939064e7MD5110/60782024-07-16 18:52:43.208oai:repositorio.ufes.br:10/6078http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:58.857269Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
title |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
spellingShingle |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais Majeski, Sergio Políticas oficiais para o Ensino Médio Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) Exame Nacional para o Ensino Médio Educação Ensino médio Ensino - Currículos 37 |
title_short |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
title_full |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
title_fullStr |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
title_full_unstemmed |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
title_sort |
Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais |
author |
Majeski, Sergio |
author_facet |
Majeski, Sergio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferraço, Carlos Eduardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Majeski, Sergio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ferreira, Eliza Bartolozzi |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carvalho, Janete Magalhães |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera |
contributor_str_mv |
Ferraço, Carlos Eduardo Ferreira, Eliza Bartolozzi Carvalho, Janete Magalhães Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas oficiais para o Ensino Médio Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) Exame Nacional para o Ensino Médio |
topic |
Políticas oficiais para o Ensino Médio Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) Exame Nacional para o Ensino Médio Educação Ensino médio Ensino - Currículos 37 |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
Ensino médio Ensino - Currículos |
dc.subject.udc.none.fl_str_mv |
37 |
description |
This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We’ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examination |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-12 2016-12-23T14:01:51Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-23T14:01:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078 |
identifier_str_mv |
MAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2013. |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2365691e-63aa-4fcf-bab8-36a2bb226a56/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7e2a0d00ace5eecbf4fe56cb939064e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022553020563456 |