Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Majeski, Sergio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
Texto Completo: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078
Resumo: This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We’ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examination
id UFES_5941e3f133e1396e845d68ed6fa60f3c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufes.br:10/6078
network_acronym_str UFES
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
repository_id_str 2108
spelling Ferraço, Carlos EduardoMajeski, SergioFerreira, Eliza BartolozziCarvalho, Janete MagalhãesDelboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera2016-12-23T14:01:51Z2014-02-122016-12-23T14:01:51Z2013-08-30This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We’ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examinationO presente trabalho foi movido pela nossa preocupação e interesse pela questão educacional no Brasil, especialmente por nossa afinidade com o Ensino Médio. Num primeiro momento explanamos questões gerais sobre essa etapa de ensino para, em seguida, problematizar as três principais políticas oficias para o Ensino Médio na atualidade: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), focando as questões curriculares e os entendimentos/usos que os sujeitos praticantes fazem desses instrumentos nos cotidianos da escola. Em meio a problematização dessas políticas, estão as falas dos professores e alunos sobre os assuntos relacionados às mesmas. Tentamos elucidar a importância que tais políticas têm para os atores do cotidiano escolar e levantar questionamentos sobre o arcabouço legal criado pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo. Constatamos que grande parte das orientações oficiais não são plenamente assimiladas/usadas ou conhecidas na escola, onde os sujeitos praticantes adotam mecanismos de trabalho de acordo com suas necessidades. A problematização das políticas evidenciou a importância crescente do ENEM, o que nos leva a crer que cada vez mais todos os projetos e orientações destinados ao Ensino Médio terão como pano de fundo esse exameTextMAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2013.http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de EducaçãoPolíticas oficiais para o Ensino MédioDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM).Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)Exame Nacional para o Ensino MédioEnsino médioEnsino - CurrículosEducação37Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALSergio Majeski.pdfapplication/pdf1611826http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2365691e-63aa-4fcf-bab8-36a2bb226a56/download7e2a0d00ace5eecbf4fe56cb939064e7MD5110/60782024-07-16 18:52:43.208oai:repositorio.ufes.br:10/6078http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:58:58.857269Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
title Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
spellingShingle Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
Majeski, Sergio
Políticas oficiais para o Ensino Médio
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM).
Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)
Exame Nacional para o Ensino Médio
Educação
Ensino médio
Ensino - Currículos
37
title_short Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
title_full Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
title_fullStr Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
title_full_unstemmed Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
title_sort Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais
author Majeski, Sergio
author_facet Majeski, Sergio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Majeski, Sergio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Eliza Bartolozzi
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carvalho, Janete Magalhães
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
contributor_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
Ferreira, Eliza Bartolozzi
Carvalho, Janete Magalhães
Delboni, Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas oficiais para o Ensino Médio
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM).
Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)
Exame Nacional para o Ensino Médio
topic Políticas oficiais para o Ensino Médio
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM).
Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI)
Exame Nacional para o Ensino Médio
Educação
Ensino médio
Ensino - Currículos
37
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv Ensino médio
Ensino - Currículos
dc.subject.udc.none.fl_str_mv 37
description This work was motivated by our concern and interest in the issue of education in Brazil, and especially with our empathy with High School. At first we explain the general issues about this educational level, and then we discuss the three most important official policies for high school today: the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM), the Innovative High School Program (ProEMI) and National Secondary Education Examination (ENEM) focusing on curricular issues and understandings/uses that the practicing subjects make of them in school everyday. Amid questioning these policies are the speeches of teachers and students on the same issues. We try to elucidate the importance that such policies have for the actors of the school everyday and raise questions about the legal framework created by the Ministry of Education and the Department of Education of the State of Espírito Santo. We’ve noticed that most official guidelines are not fully assimilated in school, where practicing subjects adopt their work strategies according to their needs. The questioning of the policies highlighted the growing importance of ENEM, which leads us to believe that over and over all the projects and guidelines for high school will have the influence of this examination
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-30
dc.date.available.fl_str_mv 2014-02-12
2016-12-23T14:01:51Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-23T14:01:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078
identifier_str_mv MAJESKI, Sergio. Ensino médio, currículo e cotidiano escolar : sobre movimentos e tensões nos discursos oficiais. 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2013.
url http://repositorio.ufes.br/handle/10/6078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Text
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFES
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ufes.br/bitstreams/2365691e-63aa-4fcf-bab8-36a2bb226a56/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e2a0d00ace5eecbf4fe56cb939064e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813022553020563456