Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382 |
Resumo: | Um grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...] |
id |
UFC-7_612b6c08326d39ada4355ec36efe44c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/47382 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuaisAcesso á EducaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemComunicação AlternativaEstudantes com deficiência visualUm grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...]Editora Mercado de Letras2019-11-04T10:54:54Z2019-11-04T10:54:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101.978-85-7591-562-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382Magalhães, Elisângela BezerraBrandão, Jorge Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T10:54:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47382Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:03.963317Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
title |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
spellingShingle |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais Magalhães, Elisângela Bezerra Acesso á Educação Processo de Ensino-Aprendizagem Comunicação Alternativa Estudantes com deficiência visual |
title_short |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
title_full |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
title_fullStr |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
title_full_unstemmed |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
title_sort |
Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais |
author |
Magalhães, Elisângela Bezerra |
author_facet |
Magalhães, Elisângela Bezerra Brandão, Jorge Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Brandão, Jorge Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Elisângela Bezerra Brandão, Jorge Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso á Educação Processo de Ensino-Aprendizagem Comunicação Alternativa Estudantes com deficiência visual |
topic |
Acesso á Educação Processo de Ensino-Aprendizagem Comunicação Alternativa Estudantes com deficiência visual |
description |
Um grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04T10:54:54Z 2019-11-04T10:54:54Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101. 978-85-7591-562-2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101. 978-85-7591-562-2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mercado de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Mercado de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029009009672192 |