Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Elisângela Bezerra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandão, Jorge Carvalho
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382
Resumo: Um grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...]
id UFC-7_612b6c08326d39ada4355ec36efe44c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47382
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuaisAcesso á EducaçãoProcesso de Ensino-AprendizagemComunicação AlternativaEstudantes com deficiência visualUm grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...]Editora Mercado de Letras2019-11-04T10:54:54Z2019-11-04T10:54:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfMAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101.978-85-7591-562-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382Magalhães, Elisângela BezerraBrandão, Jorge Carvalhoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-04T10:54:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47382Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:57:03.963317Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
title Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
spellingShingle Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
Magalhães, Elisângela Bezerra
Acesso á Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
Comunicação Alternativa
Estudantes com deficiência visual
title_short Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
title_full Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
title_fullStr Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
title_full_unstemmed Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
title_sort Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais
author Magalhães, Elisângela Bezerra
author_facet Magalhães, Elisângela Bezerra
Brandão, Jorge Carvalho
author_role author
author2 Brandão, Jorge Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Elisângela Bezerra
Brandão, Jorge Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso á Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
Comunicação Alternativa
Estudantes com deficiência visual
topic Acesso á Educação
Processo de Ensino-Aprendizagem
Comunicação Alternativa
Estudantes com deficiência visual
description Um grupo de crianças entre sete e dez anos de idade, algumas com deficiência visual, uma indagação surpreendeu-me: como é que um cisne nasce de uma pata? E não parou por aí! Outra criança perguntou se o lobo do "chapeuzinho vermelho" era o mesmo lobo dos "três porquinhos". Um dos objetivos do ato de contar histórias para o referido grupo era introduzir noções de raciocínio lógico e matemático, conforme Brandão, Magalhães e Bastos (2014). Estando essas crianças incluídas em salas de ensino regular, ressalta-se que a escola atual tem o papel de preparar e instruir, norteando os indivíduos que a frequentam estarem aptos a viver e trabalhar com todas as tecnologias existentes e que a cada dia surgem (Libâneo, Oliveira e Toschi 2005).[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T10:54:54Z
2019-11-04T10:54:54Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101.
978-85-7591-562-2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382
identifier_str_mv MAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Tecnologia assistiva na educação dos deficientes visuais. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 79-101.
978-85-7591-562-2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Mercado de Letras
publisher.none.fl_str_mv Editora Mercado de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029009009672192