Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Andy Steward de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Marco Túlio Ferreira da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
Resumo: A disciplina de Prática instrumental (Violão) é componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sendo bastante procurada, todos os anos, pelos alunos ingressos. Sua finalidade é proporcionar aos estudantes o conhecimento musical e técnico sobre o instrumento que os auxiliará em suas futuras práticas docentes. O violão oferece várias possibilidades de execução, seja no acompanhamento de canções pelo uso de acordes quanto nas execuções melódicas, e ambas as situações são contempladas ao longo da disciplina, requerendo do aluno o desenvolvimento técnico musical, a compreensão de harmonização e da leitura musical, por este motivo faz-se necessária a monitoria de violão, onde o aluno terá um auxílio durante sua formação discente. O processo de aprendizagem do violão acontece de forma lenta e gradativa, por isso quanto mais tempo o aluno dedicar ao instrumento melhor será seu desempenho, desta forma a monitoria oferece ao aluno mais momentos de vivência, onde eles dispõem de horários alternativos para que possam aprimorar seus conhecimentos, através da prática diária de exercícios e revisão de assuntos estudados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno monitor o exercício da prática docente, imprescindível para sua formação acadêmica. O monitor assume um papel muito importante na formação dos alunos e na sua própria, pois cabe a ele dar assistência ao professor da disciplina, seja em sala de aula, na elaboração de material didático com o uso de PowerPoint, na sistematização de referencial bibliográfico para uso acadêmico e transcrição de exercícios para editores de partitura, como o finale (que dá acesso aos exercícios escritos e áudios), com o objetivo de dar aos alunos um material indispensável para cada etapa de seu desenvolvimento com o instrumento. A monitoria proporciona aos alunos a oportunidade de serem mais participativos em sala de aula, melhorando a assimilação dos conteúdos por conta de um maior
id UFC-7_615f4b59c8c29d507bb6cb335a761f66
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42233
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violãoEnsinoViolãoEducaçãoA disciplina de Prática instrumental (Violão) é componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sendo bastante procurada, todos os anos, pelos alunos ingressos. Sua finalidade é proporcionar aos estudantes o conhecimento musical e técnico sobre o instrumento que os auxiliará em suas futuras práticas docentes. O violão oferece várias possibilidades de execução, seja no acompanhamento de canções pelo uso de acordes quanto nas execuções melódicas, e ambas as situações são contempladas ao longo da disciplina, requerendo do aluno o desenvolvimento técnico musical, a compreensão de harmonização e da leitura musical, por este motivo faz-se necessária a monitoria de violão, onde o aluno terá um auxílio durante sua formação discente. O processo de aprendizagem do violão acontece de forma lenta e gradativa, por isso quanto mais tempo o aluno dedicar ao instrumento melhor será seu desempenho, desta forma a monitoria oferece ao aluno mais momentos de vivência, onde eles dispõem de horários alternativos para que possam aprimorar seus conhecimentos, através da prática diária de exercícios e revisão de assuntos estudados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno monitor o exercício da prática docente, imprescindível para sua formação acadêmica. O monitor assume um papel muito importante na formação dos alunos e na sua própria, pois cabe a ele dar assistência ao professor da disciplina, seja em sala de aula, na elaboração de material didático com o uso de PowerPoint, na sistematização de referencial bibliográfico para uso acadêmico e transcrição de exercícios para editores de partitura, como o finale (que dá acesso aos exercícios escritos e áudios), com o objetivo de dar aos alunos um material indispensável para cada etapa de seu desenvolvimento com o instrumento. A monitoria proporciona aos alunos a oportunidade de serem mais participativos em sala de aula, melhorando a assimilação dos conteúdos por conta de um maiorUniversidade Federal do Ceará2019-06-03T12:56:46Z2019-06-03T12:56:46Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCARVALHO, Andy Steward de; COSTA, Marco Tulio Ferreira da. Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233Carvalho, Andy Steward deCosta, Marco Túlio Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T18:43:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42233Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:17:49.586027Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
title Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
spellingShingle Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
Carvalho, Andy Steward de
Ensino
Violão
Educação
title_short Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
title_full Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
title_fullStr Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
title_full_unstemmed Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
title_sort Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão
author Carvalho, Andy Steward de
author_facet Carvalho, Andy Steward de
Costa, Marco Túlio Ferreira da
author_role author
author2 Costa, Marco Túlio Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Andy Steward de
Costa, Marco Túlio Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Violão
Educação
topic Ensino
Violão
Educação
description A disciplina de Prática instrumental (Violão) é componente curricular obrigatório do Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte (ICA), sendo bastante procurada, todos os anos, pelos alunos ingressos. Sua finalidade é proporcionar aos estudantes o conhecimento musical e técnico sobre o instrumento que os auxiliará em suas futuras práticas docentes. O violão oferece várias possibilidades de execução, seja no acompanhamento de canções pelo uso de acordes quanto nas execuções melódicas, e ambas as situações são contempladas ao longo da disciplina, requerendo do aluno o desenvolvimento técnico musical, a compreensão de harmonização e da leitura musical, por este motivo faz-se necessária a monitoria de violão, onde o aluno terá um auxílio durante sua formação discente. O processo de aprendizagem do violão acontece de forma lenta e gradativa, por isso quanto mais tempo o aluno dedicar ao instrumento melhor será seu desempenho, desta forma a monitoria oferece ao aluno mais momentos de vivência, onde eles dispõem de horários alternativos para que possam aprimorar seus conhecimentos, através da prática diária de exercícios e revisão de assuntos estudados em sala de aula, além de proporcionar ao aluno monitor o exercício da prática docente, imprescindível para sua formação acadêmica. O monitor assume um papel muito importante na formação dos alunos e na sua própria, pois cabe a ele dar assistência ao professor da disciplina, seja em sala de aula, na elaboração de material didático com o uso de PowerPoint, na sistematização de referencial bibliográfico para uso acadêmico e transcrição de exercícios para editores de partitura, como o finale (que dá acesso aos exercícios escritos e áudios), com o objetivo de dar aos alunos um material indispensável para cada etapa de seu desenvolvimento com o instrumento. A monitoria proporciona aos alunos a oportunidade de serem mais participativos em sala de aula, melhorando a assimilação dos conteúdos por conta de um maior
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T12:56:46Z
2019-06-03T12:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Andy Steward de; COSTA, Marco Tulio Ferreira da. Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
identifier_str_mv CARVALHO, Andy Steward de; COSTA, Marco Tulio Ferreira da. Processo de ensino-aprendizagem na monitoria de violão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028743342456832