Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Leonardo Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Costa, Kayo Cesar de Oliveira, Lima, Laura Andressa dos Santos, Gonçalves, Ida Kerla Tavares, Souza, Jhonata Fabio Silva de, Cesar, Jose Renato de Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719
Resumo: A aquicultura ornamental é uma atividade que tem se destacado muito ultimamente, especialmente no ramo do aquarismo, utilizado como recurso de pesquisa, trabalho ou hobby. Considerando a carência de algumas escolas da rede pública sobre educação ambiental e a diferença de aprendizado entre os alunos e professores das escolas do município de Fortaleza-CE, o objetivo deste trabalho foi aplicar o aquarismo como ferramenta didática para transmitir informações a respeito da conservação do meio ambiente, no intuito de facilitar as práticas pedagógicas para o ensino infantil sobre conceitos ambientais. O presente trabalho propôs a utilização de metodologias lúdicas para aprofundar alguns conhecimentos sobre meio ambiente, vida aquática e estimular o hobby da aquariofilia. No primeiro encontro os alunos e professores foram submetidos à aplicação de um questionário padronizado, seguido de atividades como exposições de vídeos sobre a temática abordada, pinturas, e observação de maquetes de animais aquáticos. Foram confeccionados aquários de garrafas PET para permitir a interação direta dos alunos e professores com os animais estudados. As visitas e acompanhamentos foram realizados em duas escolas públicas. Alunos e professores demonstraram grande entusiasmo e admiração pelos temas abordados e pelas atividades realizadas. Algumas atividades tais como uma visita às instalações do Laboratório da UFC, e a aplicação um questionário final estão previstas para serem executadas num futuro próximo. Pretende-se comparar o nível de conhecimento no início e ao final do projeto. Conclui-se que, até o presente momento, houve grande aceitação e interesse dos alunos e professores pela temática do projeto, e pelas metodologias utilizadas.
id UFC-7_61df46fc5459ce5c9660b830f9674fee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57719
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)AquarismoAquariologiaEducação ambientalEstratégias de aprendizagemA aquicultura ornamental é uma atividade que tem se destacado muito ultimamente, especialmente no ramo do aquarismo, utilizado como recurso de pesquisa, trabalho ou hobby. Considerando a carência de algumas escolas da rede pública sobre educação ambiental e a diferença de aprendizado entre os alunos e professores das escolas do município de Fortaleza-CE, o objetivo deste trabalho foi aplicar o aquarismo como ferramenta didática para transmitir informações a respeito da conservação do meio ambiente, no intuito de facilitar as práticas pedagógicas para o ensino infantil sobre conceitos ambientais. O presente trabalho propôs a utilização de metodologias lúdicas para aprofundar alguns conhecimentos sobre meio ambiente, vida aquática e estimular o hobby da aquariofilia. No primeiro encontro os alunos e professores foram submetidos à aplicação de um questionário padronizado, seguido de atividades como exposições de vídeos sobre a temática abordada, pinturas, e observação de maquetes de animais aquáticos. Foram confeccionados aquários de garrafas PET para permitir a interação direta dos alunos e professores com os animais estudados. As visitas e acompanhamentos foram realizados em duas escolas públicas. Alunos e professores demonstraram grande entusiasmo e admiração pelos temas abordados e pelas atividades realizadas. Algumas atividades tais como uma visita às instalações do Laboratório da UFC, e a aplicação um questionário final estão previstas para serem executadas num futuro próximo. Pretende-se comparar o nível de conhecimento no início e ao final do projeto. Conclui-se que, até o presente momento, houve grande aceitação e interesse dos alunos e professores pela temática do projeto, e pelas metodologias utilizadas.Universidade Federal do Ceará2021-04-14T11:56:50Z2021-04-14T11:56:50Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAUJO, Leonardo Gomes; COSTA, Kayo Cesar de Oliveira; LIMA, Laura Andressa dos Santos; GONÇALVES, Ida Kerla Tavares; SOUZA, Jhonata Fabio Silva de; CESAR, Jose Renato de Oliveira. Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719Araujo, Leonardo GomesCosta, Kayo Cesar de OliveiraLima, Laura Andressa dos SantosGonçalves, Ida Kerla TavaresSouza, Jhonata Fabio Silva deCesar, Jose Renato de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:52Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57719Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:55:28.880489Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
title Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
spellingShingle Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
Araujo, Leonardo Gomes
Aquarismo
Aquariologia
Educação ambiental
Estratégias de aprendizagem
title_short Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
title_full Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
title_fullStr Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
title_full_unstemmed Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
title_sort Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)
author Araujo, Leonardo Gomes
author_facet Araujo, Leonardo Gomes
Costa, Kayo Cesar de Oliveira
Lima, Laura Andressa dos Santos
Gonçalves, Ida Kerla Tavares
Souza, Jhonata Fabio Silva de
Cesar, Jose Renato de Oliveira
author_role author
author2 Costa, Kayo Cesar de Oliveira
Lima, Laura Andressa dos Santos
Gonçalves, Ida Kerla Tavares
Souza, Jhonata Fabio Silva de
Cesar, Jose Renato de Oliveira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Leonardo Gomes
Costa, Kayo Cesar de Oliveira
Lima, Laura Andressa dos Santos
Gonçalves, Ida Kerla Tavares
Souza, Jhonata Fabio Silva de
Cesar, Jose Renato de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Aquarismo
Aquariologia
Educação ambiental
Estratégias de aprendizagem
topic Aquarismo
Aquariologia
Educação ambiental
Estratégias de aprendizagem
description A aquicultura ornamental é uma atividade que tem se destacado muito ultimamente, especialmente no ramo do aquarismo, utilizado como recurso de pesquisa, trabalho ou hobby. Considerando a carência de algumas escolas da rede pública sobre educação ambiental e a diferença de aprendizado entre os alunos e professores das escolas do município de Fortaleza-CE, o objetivo deste trabalho foi aplicar o aquarismo como ferramenta didática para transmitir informações a respeito da conservação do meio ambiente, no intuito de facilitar as práticas pedagógicas para o ensino infantil sobre conceitos ambientais. O presente trabalho propôs a utilização de metodologias lúdicas para aprofundar alguns conhecimentos sobre meio ambiente, vida aquática e estimular o hobby da aquariofilia. No primeiro encontro os alunos e professores foram submetidos à aplicação de um questionário padronizado, seguido de atividades como exposições de vídeos sobre a temática abordada, pinturas, e observação de maquetes de animais aquáticos. Foram confeccionados aquários de garrafas PET para permitir a interação direta dos alunos e professores com os animais estudados. As visitas e acompanhamentos foram realizados em duas escolas públicas. Alunos e professores demonstraram grande entusiasmo e admiração pelos temas abordados e pelas atividades realizadas. Algumas atividades tais como uma visita às instalações do Laboratório da UFC, e a aplicação um questionário final estão previstas para serem executadas num futuro próximo. Pretende-se comparar o nível de conhecimento no início e ao final do projeto. Conclui-se que, até o presente momento, houve grande aceitação e interesse dos alunos e professores pela temática do projeto, e pelas metodologias utilizadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-14T11:56:50Z
2021-04-14T11:56:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Leonardo Gomes; COSTA, Kayo Cesar de Oliveira; LIMA, Laura Andressa dos Santos; GONÇALVES, Ida Kerla Tavares; SOUZA, Jhonata Fabio Silva de; CESAR, Jose Renato de Oliveira. Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719
identifier_str_mv ARAUJO, Leonardo Gomes; COSTA, Kayo Cesar de Oliveira; LIMA, Laura Andressa dos Santos; GONÇALVES, Ida Kerla Tavares; SOUZA, Jhonata Fabio Silva de; CESAR, Jose Renato de Oliveira. Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028998879379456