Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40255
Resumo: Behavioral scientists have been working hardly around the study of creativity for a long time, although the operational definition of the concept does not yet exist. However, lines of research on insight and reinforced variability have widened as component and explanatory processes of the creative phenomenon. Thus, creative behavior, although complex, is part of the operant paradigm. Therefore, it can be taught and therefore learned. Given this, tools can be developed with the purpose of promoting creative behavior through criteria such as the arrangement of reinforcing contingencies from the behavior of interconnection of repertories (insight) and vary. For that, the game design theory was used as a method that predicts the structure of a game from a support tetrad composed of: narrative, mechanics, technology and aesthetics. With this in mind, a board game was developed using the theoretical framework of behavior analysis, more specifically, insight theory and reinforced variability, aiming to establish and maintain creative behaviors.
id UFC-7_61e0d957fce6e13a2f76ee9df94919ce
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/40255
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamentalRescue yourself: a game for the promotion of creativity in the analytical behavioral perspectiveInsightVariabilidadeGame designBehavioral scientists have been working hardly around the study of creativity for a long time, although the operational definition of the concept does not yet exist. However, lines of research on insight and reinforced variability have widened as component and explanatory processes of the creative phenomenon. Thus, creative behavior, although complex, is part of the operant paradigm. Therefore, it can be taught and therefore learned. Given this, tools can be developed with the purpose of promoting creative behavior through criteria such as the arrangement of reinforcing contingencies from the behavior of interconnection of repertories (insight) and vary. For that, the game design theory was used as a method that predicts the structure of a game from a support tetrad composed of: narrative, mechanics, technology and aesthetics. With this in mind, a board game was developed using the theoretical framework of behavior analysis, more specifically, insight theory and reinforced variability, aiming to establish and maintain creative behaviors.Cientistas do comportamento têm se debruçado sobre o estudo da criatividade há tempos, contudo a definição operacionalizada do conceito ainda não existe. Todavia, linhas de pesquisa acerca do insight e da variabilidade reforçada tem se alargado enquanto processos componentes e explicativos do fenômeno criativo. Sendo assim, o comportamento criativo, apesar de complexo, faz parte do paradigma operante. Logo, pode ser ensinado e, portanto, aprendido. Posto isso, ferramentas podem ser desenvolvidas tendo como fim a promoção de comportamento criativo por meio de critérios como o arranjo de contingências reforçadoras a partir do comportamento de recombinar repertórios (insight) e variar. Para tanto, utilizou-se como método a teoria de design de jogos que prevê a estrutura de um jogo a partir de uma tétrade de sustentação composta de: narrativa, mecânica, tecnologia e estética. Tendo isso em vista, um jogo de tabuleiro foi desenvolvido utilizando o arcabouço teórico da análise do comportamento, mais especificamente, da teoria de insight e da variabilidade reforçada, objetivando estabelecer e manter comportamentos ditos criativos.Tatmatsu, Daniely Ildegardes BritoSilva, Thaís Sousa2019-03-12T11:34:17Z2019-03-12T11:34:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Thais Sousa. Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental. 2017. 55f. - TCC (monografia) - Unievrsidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia, Curso de Graduação em Psicologia, Fortaleza, CE, 2017.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40255porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-12T11:35:07Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/40255Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-03-12T11:35:07Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
Rescue yourself: a game for the promotion of creativity in the analytical behavioral perspective
title Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
spellingShingle Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
Silva, Thaís Sousa
Insight
Variabilidade
Game design
title_short Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
title_full Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
title_fullStr Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
title_full_unstemmed Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
title_sort Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental
author Silva, Thaís Sousa
author_facet Silva, Thaís Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Insight
Variabilidade
Game design
topic Insight
Variabilidade
Game design
description Behavioral scientists have been working hardly around the study of creativity for a long time, although the operational definition of the concept does not yet exist. However, lines of research on insight and reinforced variability have widened as component and explanatory processes of the creative phenomenon. Thus, creative behavior, although complex, is part of the operant paradigm. Therefore, it can be taught and therefore learned. Given this, tools can be developed with the purpose of promoting creative behavior through criteria such as the arrangement of reinforcing contingencies from the behavior of interconnection of repertories (insight) and vary. For that, the game design theory was used as a method that predicts the structure of a game from a support tetrad composed of: narrative, mechanics, technology and aesthetics. With this in mind, a board game was developed using the theoretical framework of behavior analysis, more specifically, insight theory and reinforced variability, aiming to establish and maintain creative behaviors.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-03-12T11:34:17Z
2019-03-12T11:34:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Thais Sousa. Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental. 2017. 55f. - TCC (monografia) - Unievrsidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia, Curso de Graduação em Psicologia, Fortaleza, CE, 2017.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40255
identifier_str_mv SILVA, Thais Sousa. Resgarte: um jogo para a promoção de criatividade na perspectiva analítico comportamental. 2017. 55f. - TCC (monografia) - Unievrsidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia, Curso de Graduação em Psicologia, Fortaleza, CE, 2017.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935811469115392