Ação tutorial na educação superior em dois programas: PET/Brasil e PTM23/Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Francione Charapa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21841
Resumo: ALVES, Francione Charapa. Ação tutorial na educação superior em dois programas: PET/Brasil e PTM23/Portugal. 2016. 464f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
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spelling Ação tutorial na educação superior em dois programas: PET/Brasil e PTM23/PortugalLei de Diretrizes e Bases da EducaçãoCollege educationEducação no BrasilEnsino superior – políticas públicas – BrasilTutorial Education Program (PET)ALVES, Francione Charapa. Ação tutorial na educação superior em dois programas: PET/Brasil e PTM23/Portugal. 2016. 464f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.The present study had as object of study the tutorial action in Higher Education and as a general objective: to understand how the tutorial action is constituted in the Program of Tutorial Education (PET) of the State University of Ceara (UECE) and in the Tutoring Program Over 23 (PTM23) of the Faculty of Psychology of the University of Lisbon (FP-UL) in its theoretical-practical and political-pedagogical aspects. We used the methodology of the Discourse of the Collective Subject-DSC that is based on the Theory of Social Representations (attribution of sense of subjects) for the treatment of the data of the type testimonies collected in verbal or written discourses. The rescue of the speeches occurred in two moments: in stage I, in Brazil, we conducted semi-structured interviews with two interlocutors and with seven tutors; and discussion groups with 68 petianos. In stage II, in Portugal, we conducted semi-structured interviews with two coordinators; two tutors; and eight students "Over 23". The analysis was carried out from the creation of discursive axes organized by groups of social actors based on the anchorages for the creation of the DSCs. The theoretical-methodological references of the research centered on the constructions of Sacristán (2000), Macedo (2008, 2011, 2013), Veiga Simão, Flores (2005); Baudrit (2009), Álvarez Pérez and González Afonso (2008), Leitinho (2008), Zabalza (2011), Lefèvre and Lefèvre (2005, 2010), among others. Results revealed that there is a need for tutors training and in concerning practice, the tutorial action is multidimensional, professionally enriching the tutors, giving them the opportunity for multiple learnings, and for the students it promotes their personal, academic and professional development to act in society. We concluded that the concept of tutoring is not uniform and there are several "tutorials", each of which attends to specific needs in different contexts. The development of the tutoring should take place in a systematized way and adapted to the realities, by overcoming the difficulties and the challenges that are presented, making it important to institutionalize their practices. In this sense, tutoring requires constant evaluation, promoting an improvement in the quality of its actions, which will impact on teaching and learning methodologies, on management, on the curriculum, in the end, on the whole institution and for those who benefit from it.A presente pesquisa teve como objeto de estudo a ação tutorial na Educação Superior e como objetivo geral: compreender como se constitui a ação tutorial no Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no Programa de Tutoria Maiores de 23 (PTM23) da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL) em seus aspectos teórico-práticos e político-pedagógicos. Utilizamos a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC que se fundamenta na Teoria das Representações Sociais (atribuição de sentido de sujeitos) para tratamento dos dados do tipo depoimentos coletados em discursos verbais ou escritos. O resgate dos discursos ocorreu em dois momentos: na etapa I, no Brasil, realizamos entrevistas semiestruturadas com duas interlocutoras e com sete tutores; e grupos de discussão com 68 petianos. Na etapa II, em Portugal, fizemos entrevistas semiestruturadas com duas coordenadoras; duas tutoras; e oito alunos “Maiores de 23”. A análise foi realizada partir da criação de eixos discursivos organizados por grupos de atores sociais com base nas ancoragens para a criação dos DSCs. Os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa centraram-se nas construções de Sacristán (2000), Macedo (2008, 2011, 2013), Veiga Simão, Flores (2005); Baudrit (2009), Álvarez Pérez e González Afonso (2008), Leitinho (2008), Zabalza (2011), Lefèvre e Lefèvre (2005, 2010), dentre outros. Os achados revelaram que há uma necessidade de formação dos tutores e no tocante à prática, a ação tutorial é multidimensional, enriquecendo profissionalmente os tutores, dando-lhes oportunidade de múltiplas aprendizagens, e para os alunos ela promove o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional para atuarem em sociedade. Concluímos que o conceito de tutoria não é uniforme, havendo “tutorias” diversas, sendo que cada uma atende a necessidades específicas em contextos diferenciados. O desenvolvimento da tutoria deve ocorrer de maneira sistematizada e adaptada às realidades, por meio da superação das dificuldades e dos desafios que se apresentam, tornando-se importante a institucionalização de suas práticas. Nesse sentido, a tutoria necessita de avaliação constante promovendo uma melhoria de qualidade das suas ações, o que irá repercurtir nas metodologias de ensino e de aprendizagem, na gestão, no currículo, enfim, em toda a instituição e para aqueles que dela se beneficiam.Leitinho, Meirecele CalíopeAlves, Francione Charapa2017-01-30T11:34:23Z2017-01-30T11:34:23Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAlves, F. C.; Leitinho, M. C. 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