Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727 |
Resumo: | PARTE 1: ANÁLISE HISTÓRICA - Diferenciar para Incluir ou para Excluir? Por uma Pedagogia da Diferença (Maria Teresa Eglér Mantoan); As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil (Heulália Charalo Rafante e Roseli Esquerdo Lopes); O Ato Pedagógico como Coreografia: Metaforizando as Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (Giovana Rodrigues Oliveira Pires). PARTE 2: NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS - Lugares do Outro: Ideias para Discutir o Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Atilio Bergamini); A Pedagogia e a Educação da Criança entre a Homogeneidade Idealizada e a Heterogeneidade Real: uma Análise à Luz do Filme 300 (Carlos Bonfim e Claudiana Melo); No Tatear da Afetividade (Karla Patrícia Martins Ferreira e Henrique Sérgio Beltrão de Castro); A Sinfonia da Cidade da Luz (Maria do Céu de Lima, Alexandre Ferraz Greco e Laurence Bisol); Estrelas... Amai para Entendê-las: a Educação Sensível e a Importância do Cinema na Formação Docente (Bernadete Porto e Sérgio Farias); Por uma Escola do Sensível: a Arte de Fabricar Imagens com Sons ou sobre o Filme Vermelho como o Céu (Claudicélio Rodrigues da Silva); Filosofia da Diferença e Educação Inclusiva: Considerações a Partir do Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Dorgival Gonçalves Fernandes); Análise do Filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: Pressupostos Teóricos para o Debate na Formação de Professores Inclusivos (Francisca Geny Lustosa e Marcia Gardenia Lustosa Pires); Família, Afetos pelos Meandros do Pensamento do Psicanalista Português João dos Santos: Percepções sobre o Filme Uma Lição de Amor (Patrícia Helena Carvalho Holanda e Pedro Parrot Morato); Janelas da Alma: a Vida a Partir de Outro Olhar (Sádia Castro); Maria Montessori e seu Legado Teórico para a Educação Especial: Uma Vida Dedicada às Crianças (Francisca Geny Lustosa). |
id |
UFC-7_636e9bce28af4e2199e5ac6bb5e31ade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54727 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficasEducação inclusivaAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoInclusão socioeducacionalEducação especialFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeAcessibilidadePessoa com deficiênciaAnálise fílmicaPARTE 1: ANÁLISE HISTÓRICA - Diferenciar para Incluir ou para Excluir? Por uma Pedagogia da Diferença (Maria Teresa Eglér Mantoan); As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil (Heulália Charalo Rafante e Roseli Esquerdo Lopes); O Ato Pedagógico como Coreografia: Metaforizando as Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (Giovana Rodrigues Oliveira Pires). PARTE 2: NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS - Lugares do Outro: Ideias para Discutir o Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Atilio Bergamini); A Pedagogia e a Educação da Criança entre a Homogeneidade Idealizada e a Heterogeneidade Real: uma Análise à Luz do Filme 300 (Carlos Bonfim e Claudiana Melo); No Tatear da Afetividade (Karla Patrícia Martins Ferreira e Henrique Sérgio Beltrão de Castro); A Sinfonia da Cidade da Luz (Maria do Céu de Lima, Alexandre Ferraz Greco e Laurence Bisol); Estrelas... Amai para Entendê-las: a Educação Sensível e a Importância do Cinema na Formação Docente (Bernadete Porto e Sérgio Farias); Por uma Escola do Sensível: a Arte de Fabricar Imagens com Sons ou sobre o Filme Vermelho como o Céu (Claudicélio Rodrigues da Silva); Filosofia da Diferença e Educação Inclusiva: Considerações a Partir do Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Dorgival Gonçalves Fernandes); Análise do Filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: Pressupostos Teóricos para o Debate na Formação de Professores Inclusivos (Francisca Geny Lustosa e Marcia Gardenia Lustosa Pires); Família, Afetos pelos Meandros do Pensamento do Psicanalista Português João dos Santos: Percepções sobre o Filme Uma Lição de Amor (Patrícia Helena Carvalho Holanda e Pedro Parrot Morato); Janelas da Alma: a Vida a Partir de Outro Olhar (Sádia Castro); Maria Montessori e seu Legado Teórico para a Educação Especial: Uma Vida Dedicada às Crianças (Francisca Geny Lustosa).O livro tem como expectativa fundamentar as discussões conceituais ligadas à perspectiva inclusiva, com seus textos acadêmicos, ao tempo em que provoca teórico-metodologicamente à exploração da linguagem cinematográfica e dos elementos que compõem a obra fílmica, conjugada na perspectiva crítica de formação dos sujeitos.Edições UFC2020-10-17T05:03:11Z2020-10-17T05:03:11Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfLUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 234 p.978-85-7282-702-7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727Lustosa, Francisca GenyMariana, Fernando Bomfimporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-17T05:03:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54727Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:26:21.522088Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
title |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
spellingShingle |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas Lustosa, Francisca Geny Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Acessibilidade Pessoa com deficiência Análise fílmica |
title_short |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
title_full |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
title_fullStr |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
title_full_unstemmed |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
title_sort |
Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas |
author |
Lustosa, Francisca Geny |
author_facet |
Lustosa, Francisca Geny Mariana, Fernando Bomfim |
author_role |
author |
author2 |
Mariana, Fernando Bomfim |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lustosa, Francisca Geny Mariana, Fernando Bomfim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Acessibilidade Pessoa com deficiência Análise fílmica |
topic |
Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Acessibilidade Pessoa com deficiência Análise fílmica |
description |
PARTE 1: ANÁLISE HISTÓRICA - Diferenciar para Incluir ou para Excluir? Por uma Pedagogia da Diferença (Maria Teresa Eglér Mantoan); As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil (Heulália Charalo Rafante e Roseli Esquerdo Lopes); O Ato Pedagógico como Coreografia: Metaforizando as Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (Giovana Rodrigues Oliveira Pires). PARTE 2: NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS - Lugares do Outro: Ideias para Discutir o Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Atilio Bergamini); A Pedagogia e a Educação da Criança entre a Homogeneidade Idealizada e a Heterogeneidade Real: uma Análise à Luz do Filme 300 (Carlos Bonfim e Claudiana Melo); No Tatear da Afetividade (Karla Patrícia Martins Ferreira e Henrique Sérgio Beltrão de Castro); A Sinfonia da Cidade da Luz (Maria do Céu de Lima, Alexandre Ferraz Greco e Laurence Bisol); Estrelas... Amai para Entendê-las: a Educação Sensível e a Importância do Cinema na Formação Docente (Bernadete Porto e Sérgio Farias); Por uma Escola do Sensível: a Arte de Fabricar Imagens com Sons ou sobre o Filme Vermelho como o Céu (Claudicélio Rodrigues da Silva); Filosofia da Diferença e Educação Inclusiva: Considerações a Partir do Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Dorgival Gonçalves Fernandes); Análise do Filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: Pressupostos Teóricos para o Debate na Formação de Professores Inclusivos (Francisca Geny Lustosa e Marcia Gardenia Lustosa Pires); Família, Afetos pelos Meandros do Pensamento do Psicanalista Português João dos Santos: Percepções sobre o Filme Uma Lição de Amor (Patrícia Helena Carvalho Holanda e Pedro Parrot Morato); Janelas da Alma: a Vida a Partir de Outro Olhar (Sádia Castro); Maria Montessori e seu Legado Teórico para a Educação Especial: Uma Vida Dedicada às Crianças (Francisca Geny Lustosa). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2020-10-17T05:03:11Z 2020-10-17T05:03:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 234 p. 978-85-7282-702-7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727 |
identifier_str_mv |
LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 234 p. 978-85-7282-702-7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028804284645376 |