Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa, Francisca Geny
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ribeiro, Disneylândia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568
Resumo: O texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção.
id UFC-7_a5bee8e8f0973dc239538a67194c523d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54568
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentesEducação inclusivaAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoInclusão socioeducacionalEducação especialFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeEnsino SuperiorO texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação2020-10-10T01:48:53Z2020-10-10T01:48:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020.1982-5587https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568Lustosa, Francisca GenyRibeiro, Disneylândia Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-10T01:48:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54568Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-10-10T01:48:54Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
title Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
spellingShingle Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
Lustosa, Francisca Geny
Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Ensino Superior
title_short Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
title_full Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
title_fullStr Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
title_full_unstemmed Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
title_sort Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
author Lustosa, Francisca Geny
author_facet Lustosa, Francisca Geny
Ribeiro, Disneylândia Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Disneylândia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa, Francisca Geny
Ribeiro, Disneylândia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Ensino Superior
topic Educação inclusiva
Alfabetização
Acompanhamento educacional especializado
Inclusão socioeducacional
Educação especial
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Pedagogia - acessibilidade
Ensino Superior
description O texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-10T01:48:53Z
2020-10-10T01:48:53Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020.
1982-5587
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568
identifier_str_mv LUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020.
1982-5587
url https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806635798167552