Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568 |
Resumo: | O texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção. |
id |
UFC-7_a5bee8e8f0973dc239538a67194c523d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54568 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentesEducação inclusivaAlfabetizaçãoAcompanhamento educacional especializadoInclusão socioeducacionalEducação especialFormação de professoresPráticas pedagógicasPedagogia - acessibilidadeEnsino SuperiorO texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção.Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação2020-10-10T01:48:53Z2020-10-10T01:48:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020.1982-5587https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568Lustosa, Francisca GenyRibeiro, Disneylândia Mariaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-10T01:48:54Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54568Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2020-10-10T01:48:54Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
title |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
spellingShingle |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes Lustosa, Francisca Geny Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Ensino Superior |
title_short |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
title_full |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
title_fullStr |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
title_full_unstemmed |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
title_sort |
Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes |
author |
Lustosa, Francisca Geny |
author_facet |
Lustosa, Francisca Geny Ribeiro, Disneylândia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Disneylândia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lustosa, Francisca Geny Ribeiro, Disneylândia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Ensino Superior |
topic |
Educação inclusiva Alfabetização Acompanhamento educacional especializado Inclusão socioeducacional Educação especial Formação de professores Práticas pedagógicas Pedagogia - acessibilidade Ensino Superior |
description |
O texto reflete sobre o desafio da inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, tendo como eixos discussões sobre as políticas de acesso, a percepção discente sobre acessibilidade, a identificação de barreiras e os desafios postos à Universidade e à docência. A pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa do tipo exploratória. O corpus da pesquisa se constitui de relatos de sujeitos da UFC, da UECE e da UERN, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, em apreciação, sobre a permanência e o cotidiano vivenciado. As evidências apontam para a superação de concepções padronizadoras de desenvolvimento e aprendizagem, o fortalecimento do princípio do reconhecimento da diferença, a necessidade de instauração de uma nova racionalidade na Educação Superior e da superação de distintas barreiras à participação e à aprendizagem; indica também a necessidade de políticas institucionais intencionais para inclusão, barreiras arquitetônicas como empecilho notório a todos e, ainda, que já existem práticas pedagógicas de professores aliadas nessa construção. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-10T01:48:53Z 2020-10-10T01:48:53Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020. 1982-5587 https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568 |
identifier_str_mv |
LUSTOSA, Francisca Geny; RIBEIRO, Disneylândia Maria. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: exigências de reconfiguração de saberes, concepções e práticas docentes. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp. 2, p. 1523-1537, ago. 2020. 1982-5587 |
url |
https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13825 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806635798167552 |