Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Adler Ariel Moreno
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Medrado, Andrea Meyer Landulpho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47284
Resumo: In the contemporary context, games no longer represent a hobby adopted by children only. In fact, the gaming practice has become popular amongst people from different age groups and economic classes. This article analyses sexism and the symbolic violence aimed at women gamers in the game League of Legends. We have conducted interviews with five gamers who play League of Legends in order to explore the relationships between sexism and the motivations for the consumption of virtual goods by women gamers. We also address the possession of skins as a tool for establishing identity representations for women as they seek acceptance in a group and/or attempt to escape from the sexism that characterises such gaming environments.
id UFC-7_65ad2bd57d3bbf20a7393b97882511c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47284
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamersMore than just a game: the consumption of virtual goods by female gamersFeminismoConsumoBensIn the contemporary context, games no longer represent a hobby adopted by children only. In fact, the gaming practice has become popular amongst people from different age groups and economic classes. This article analyses sexism and the symbolic violence aimed at women gamers in the game League of Legends. We have conducted interviews with five gamers who play League of Legends in order to explore the relationships between sexism and the motivations for the consumption of virtual goods by women gamers. We also address the possession of skins as a tool for establishing identity representations for women as they seek acceptance in a group and/or attempt to escape from the sexism that characterises such gaming environments.Os games, na lógica contemporânea, abandonaram o tom de passatempo infantil, sendo praticados por todos os gêneros de diversas faixas etárias e camadas sociais. O machismo e a violência simbólica exercida contra mulheres gamers no jogo League of Legends será o objeto do presente artigo. Observaremos, através de entrevistas com cinco jogadoras de League of Legends, a relação entre o machismo e as motivações de consumo de bens virtuais entre jogadoras mulheres, explorando de que maneiras possuir skins é uma busca por status, uma busca pela autorrepresentação identitária, uma busca para se inserir dentro do grupo ou busca para fugir desse machismo.Revista Passagens2019-10-30T18:52:22Z2019-10-30T18:52:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMENDES, Adler Ariel Moreno; MEDRADO, Andrea Meyer Landulpho. Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.109-119, 2019.2179 9938http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47284Mendes, Adler Ariel MorenoMedrado, Andrea Meyer Landulphoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-30T18:52:22Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47284Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-10-30T18:52:22Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
More than just a game: the consumption of virtual goods by female gamers
title Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
spellingShingle Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
Mendes, Adler Ariel Moreno
Feminismo
Consumo
Bens
title_short Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
title_full Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
title_fullStr Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
title_full_unstemmed Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
title_sort Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers
author Mendes, Adler Ariel Moreno
author_facet Mendes, Adler Ariel Moreno
Medrado, Andrea Meyer Landulpho
author_role author
author2 Medrado, Andrea Meyer Landulpho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Adler Ariel Moreno
Medrado, Andrea Meyer Landulpho
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismo
Consumo
Bens
topic Feminismo
Consumo
Bens
description In the contemporary context, games no longer represent a hobby adopted by children only. In fact, the gaming practice has become popular amongst people from different age groups and economic classes. This article analyses sexism and the symbolic violence aimed at women gamers in the game League of Legends. We have conducted interviews with five gamers who play League of Legends in order to explore the relationships between sexism and the motivations for the consumption of virtual goods by women gamers. We also address the possession of skins as a tool for establishing identity representations for women as they seek acceptance in a group and/or attempt to escape from the sexism that characterises such gaming environments.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30T18:52:22Z
2019-10-30T18:52:22Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MENDES, Adler Ariel Moreno; MEDRADO, Andrea Meyer Landulpho. Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.109-119, 2019.
2179 9938
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47284
identifier_str_mv MENDES, Adler Ariel Moreno; MEDRADO, Andrea Meyer Landulpho. Mais que um jogo: o consumo de bens virtuais por mulheres gamers. Revista Passagens, Fortaleza, v. 10, n. 1, p.109-119, 2019.
2179 9938
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Passagens
publisher.none.fl_str_mv Revista Passagens
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806530394259456