Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665 |
Resumo: | A aceitação e o crescimento da presença cultural dos videogames têm suscitado grandes discussões a respeito de suas narrativas e de seu conteúdo artístico. A partir do argumento, essencialmente narratológico, de que os videogames são uma mídia fundamentalmente narrativa – cuja interação com os jogadores pode ser explicada, em sua maior parte, em termos narrativos –, nós postulamos neste trabalho que o universo do consumo tem influência marcante sobre as narrativas que se estabelecem através da interação entre os jogos e os jogadores. Pretendemos aqui abordar a reconfiguração dos espaços sociais que envolvem os videogames e o reposicionamento dos jogadores em relação à mídia que consomem devido aos processos produtivos vigentes. Com a justificativa da essencialidade da narrativa para a relevância cultural dos videogames e após abordar as alterações sofridas pelos modos de consumo destes, analisamos como os jogos digitais, de fato, se relacionam com os jogadores, formando identidades e novos significados e símbolos. |
id |
UFPE_f9b84c93cd4d70e9957d4f1282fa0521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/16665 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
PIMENTEL, Erick VasconcelosBRONZTEIN, Macena Pereira Patriota2016-04-18T17:35:51Z2016-04-18T17:35:51Z2015-09-19https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665A aceitação e o crescimento da presença cultural dos videogames têm suscitado grandes discussões a respeito de suas narrativas e de seu conteúdo artístico. A partir do argumento, essencialmente narratológico, de que os videogames são uma mídia fundamentalmente narrativa – cuja interação com os jogadores pode ser explicada, em sua maior parte, em termos narrativos –, nós postulamos neste trabalho que o universo do consumo tem influência marcante sobre as narrativas que se estabelecem através da interação entre os jogos e os jogadores. Pretendemos aqui abordar a reconfiguração dos espaços sociais que envolvem os videogames e o reposicionamento dos jogadores em relação à mídia que consomem devido aos processos produtivos vigentes. Com a justificativa da essencialidade da narrativa para a relevância cultural dos videogames e após abordar as alterações sofridas pelos modos de consumo destes, analisamos como os jogos digitais, de fato, se relacionam com os jogadores, formando identidades e novos significados e símbolos.CAPESThe acceptance and growth of the cultural presence of videogames has incited many debates on their narratives and artistry. From the justification of the essentially narratological argument that videogames are an fundamentally narrative media – whose interaction with players can be explained mostly in narrative terms –, we postulate in this work that the universe of consumption has a marked influence over the narratives that are established through the interaction between games and players. We intend to explore the reconfiguration of social spaces that involve videogames and the repositioning of players relative to the media they consume given current productive processes. After justifying the importance of the narrative for the cultural relevance of videogames and examining the changes videogames’ consumption models have undergone, we analyze how digital games actually relate to players, forming identities and new meanings and symbols.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessjogos eletrônicos – bens de consumovídeo gamesarte narrativacommunicationelectronic – consumption goodsnarrative art.Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogamesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILErick Vasconcelos - Dissertação.pdf.jpgErick Vasconcelos - Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/5/Erick%20Vasconcelos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgf6fed0c9f5ef226107692646824c6283MD55ORIGINALErick Vasconcelos - Dissertação.pdfErick Vasconcelos - Dissertação.pdfapplication/pdf2145766https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/1/Erick%20Vasconcelos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdfa1e464dd66d206add992a1bd854549daMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTErick Vasconcelos - Dissertação.pdf.txtErick Vasconcelos - Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain284029https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/4/Erick%20Vasconcelos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt927911697f3855e4d6608a6e4e0e7235MD54123456789/166652019-10-25 05:26:26.037oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:26:26Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
title |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
spellingShingle |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames PIMENTEL, Erick Vasconcelos jogos eletrônicos – bens de consumo vídeo games arte narrativa communication electronic – consumption goods narrative art. |
title_short |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
title_full |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
title_fullStr |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
title_full_unstemmed |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
title_sort |
Espaços sociais e novas identidades gamers: a influência do consumo na produção das narrativas do videogames |
author |
PIMENTEL, Erick Vasconcelos |
author_facet |
PIMENTEL, Erick Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIMENTEL, Erick Vasconcelos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
BRONZTEIN, Macena Pereira Patriota |
contributor_str_mv |
BRONZTEIN, Macena Pereira Patriota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jogos eletrônicos – bens de consumo vídeo games arte narrativa communication electronic – consumption goods narrative art. |
topic |
jogos eletrônicos – bens de consumo vídeo games arte narrativa communication electronic – consumption goods narrative art. |
description |
A aceitação e o crescimento da presença cultural dos videogames têm suscitado grandes discussões a respeito de suas narrativas e de seu conteúdo artístico. A partir do argumento, essencialmente narratológico, de que os videogames são uma mídia fundamentalmente narrativa – cuja interação com os jogadores pode ser explicada, em sua maior parte, em termos narrativos –, nós postulamos neste trabalho que o universo do consumo tem influência marcante sobre as narrativas que se estabelecem através da interação entre os jogos e os jogadores. Pretendemos aqui abordar a reconfiguração dos espaços sociais que envolvem os videogames e o reposicionamento dos jogadores em relação à mídia que consomem devido aos processos produtivos vigentes. Com a justificativa da essencialidade da narrativa para a relevância cultural dos videogames e após abordar as alterações sofridas pelos modos de consumo destes, analisamos como os jogos digitais, de fato, se relacionam com os jogadores, formando identidades e novos significados e símbolos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-09-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-18T17:35:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-04-18T17:35:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16665 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/5/Erick%20Vasconcelos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/1/Erick%20Vasconcelos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/16665/4/Erick%20Vasconcelos%20-%20Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f6fed0c9f5ef226107692646824c6283 a1e464dd66d206add992a1bd854549da 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 927911697f3855e4d6608a6e4e0e7235 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310696349728768 |