Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000007vkg |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620 |
Resumo: | Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...] |
id |
UFC-7_65fa3bff061eea0d7123ce66bd911f9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/49620 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º anoParâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997)Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)LiteraturaEntender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...]Prefeitura de Fortaleza2020-01-24T11:17:54Z2020-01-24T11:17:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620ark:/83112/0013000007vkgSilva, Daniely Moreira Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:34:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49620Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:52.722795Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
title |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
spellingShingle |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano Silva, Daniely Moreira Coelho da Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) Literatura |
title_short |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
title_full |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
title_fullStr |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
title_full_unstemmed |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
title_sort |
Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano |
author |
Silva, Daniely Moreira Coelho da |
author_facet |
Silva, Daniely Moreira Coelho da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniely Moreira Coelho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) Literatura |
topic |
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) Literatura |
description |
Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...] |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-01-24T11:17:54Z 2020-01-24T11:17:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000007vkg |
identifier_str_mv |
SILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019. ark:/83112/0013000007vkg |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Prefeitura de Fortaleza |
publisher.none.fl_str_mv |
Prefeitura de Fortaleza |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818373728859324416 |