Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniely Moreira Coelho da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000007vkg
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620
Resumo: Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...]
id UFC-7_65fa3bff061eea0d7123ce66bd911f9a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49620
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º anoParâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997)Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)LiteraturaEntender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...]Prefeitura de Fortaleza2020-01-24T11:17:54Z2020-01-24T11:17:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620ark:/83112/0013000007vkgSilva, Daniely Moreira Coelho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T14:34:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49620Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:33:52.722795Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
title Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
spellingShingle Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
Silva, Daniely Moreira Coelho da
Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997)
Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)
Literatura
title_short Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
title_full Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
title_fullStr Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
title_full_unstemmed Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
title_sort Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha , menino de rua em uma turma de 7º ano
author Silva, Daniely Moreira Coelho da
author_facet Silva, Daniely Moreira Coelho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniely Moreira Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997)
Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)
Literatura
topic Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997)
Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017)
Literatura
description Entender o letramento literário como necessário para a formação do sujeito ainda não é, infelizmente, uma realidade em grande parte das escolas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – PCNLP (1997) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) revelam que o ensino da língua portuguesa deve favorecer ao aluno a sua formação literária e apontam que a atividade com o texto literário, na escola, deve ser frequente e contínua. Para Lajolo (2007) uma das funções da escola é a progressiva familiarização dos alunos com os textos, proporcionando-lhes várias fontes de enriquecimento cultural. Ressalta que um aspecto intrínseco à literatura é o seu caráter social, conduzindo o aprendiz para as práticas em sociedade na construção de sua identidade e da sua formação cidadã.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-01-24T11:17:54Z
2020-01-24T11:17:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000007vkg
identifier_str_mv SILVA, Daniely Moreira Coelho da. Práticas de letramento literário por meio da obra Gralha,menino de rua em uma turma de 7º ano.In: Projeto Professor Autor: Fazendo Histórias... Trocando Figurinhas, 30-31 out. 2019. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE).2019.
ark:/83112/0013000007vkg
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Prefeitura de Fortaleza
publisher.none.fl_str_mv Prefeitura de Fortaleza
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373728859324416